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VXY Mogiana em MG
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(1883-1964)
Bonfim Paulista
Santa Tereza
Ribeirão Preto
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Tronco CM - 1935
Mapa de localização:

Star Guia-1998
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1896-1964)
SANTA TEREZA
Município de Ribeirão Preto, SP
Linha-tronco original - km 306,863 (1938)   SP-2047
Altitude: 542 m   Inauguração: 15.11.1896
Uso atual: escritório de condomínio   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1911
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Tereza foi inaugurada em 1896, na fazenda do mesmo nome. Em 1911, foi construído um pequeno

Em 1944, um descarrilamento junto a esta estação fez os trens de passageiros da linha-tronco usarem o ramal de Jataí: "O noturno do dia 17 do corrente seguiu via ramal de Jataí, dando uma enorme volta para entrar no tronco em São Simão, em virtude do descarrilamento de um trem de carga nas proximidades da estação de Santa Tereza. O rápido estacionou naquela estação, tendo os passageiros que andar 1.500 metros para apanhar a nova composição. O noturno do dia 18 do corrente, que deveria chegar às 6 e 40, veio com 3 horas de atraso" (Folha da Manhã, SP, 24/3/1944). Pergunto: a que estação se dirigiram eles para pegar o novo trem? Silveira do Val, no ramal? Ou foram pelos trilhos até a estação de Ribeirão Preto - supondo aqui que o descarrilamento fosse após Santa Tereza?

ramal, saindo desta estação, para as terras da sua proprietária, Sra. Francisca Silveira do Val, com 3,487 km e bitola de 60 cm, ramal que permaneceu particular e que teria funcionado até os anos 1950. A estação foi fechada em 01/05/1964, com a desativação do trecho (*RM-1964). Está hoje dentro de um condomínio fechado ("Estação Primavera"), ao lado do contorno sul de Ribeirão Preto,

e pode ser facilmente visto da estrada. O prédio está meio desfigurado, com portas




AO LADO: O que acharam os usuários destas estações ao saber que o trem desapareceria e iria para longe? )Folha de S. Paulo, 21/4/1964)
ABAIXO: Venda do pátio ferroviário em 1968 pela Mogiana (O Estado de S. Paulo, 1/8/1968).

e janelas novas e sem o dístico original. CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Marcelo Tomaz; Folha da Manhã, 1944; Mogiana: relatórios anuais, 1875-1969; Mogiana: listagem oficial de estações, 1937; Folha de S. Paulo, 1964; Mogiana: álbum, c. 1910; StarGuia, Ribeirão Preto, 1998; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Santa Tereza, c. 1910. Foto do Álbum da Mogiana

A estação, em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A antiga estação em 4/2012. Foto Marcelo Tomaz
   
     
Atualização: 21.12.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.