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(1883-1964)
Bonfim Paulista
Santa Tereza
Ribeirão Preto
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Tronco CM - 1935
Mapa de localização:
Star Guia-1998
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1896-1964) |
SANTA
TEREZA
Município de Ribeirão Preto,
SP |
Linha-tronco original - km 306,863 (1938) |
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SP-2047 |
Altitude: 542 m |
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Inauguração: 15.11.1896 |
Uso atual: escritório de condomínio |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1911 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado
até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento,
que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas
desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original
em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964,
1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Tereza foi inaugurada em 1896, na fazenda do mesmo
nome. Em 1911, foi construído um pequeno
Em 1944, um descarrilamento
junto a esta estação fez os trens de passageiros
da linha-tronco usarem o ramal de Jataí: "O noturno
do dia 17 do corrente seguiu via ramal de Jataí, dando
uma enorme volta para entrar no tronco em São Simão,
em virtude do descarrilamento de um trem de carga nas proximidades
da estação de Santa Tereza. O rápido
estacionou naquela estação, tendo os passageiros
que andar 1.500 metros para apanhar a nova composição.
O noturno do dia 18 do corrente, que deveria chegar às
6 e 40, veio com 3 horas de atraso" (Folha da Manhã,
SP, 24/3/1944). Pergunto: a que estação
se dirigiram eles para pegar o novo trem? Silveira do Val,
no ramal? Ou foram pelos trilhos até a estação
de Ribeirão Preto - supondo aqui que o descarrilamento
fosse após Santa Tereza?
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ramal, saindo desta estação,
para as terras da sua proprietária, Sra. Francisca Silveira
do Val, com 3,487 km e bitola de 60 cm, ramal que permaneceu
particular e que teria funcionado até os anos 1950. A estação
foi fechada em 01/05/1964, com a desativação do trecho (*RM-1964).
Está hoje dentro de um condomínio fechado ("Estação Primavera"),
ao lado do contorno sul de Ribeirão Preto,
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e pode ser facilmente visto
da estrada. O prédio está meio desfigurado, com portas
AO LADO: O que acharam os usuários destas estações
ao saber que o trem desapareceria e iria para longe? )Folha
de S. Paulo, 21/4/1964)
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ABAIXO: Venda do pátio ferroviário
em 1968 pela Mogiana (O Estado de S. Paulo, 1/8/1968).
e janelas novas e sem o dístico original.
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Marcelo
Tomaz; Folha da Manhã, 1944; Mogiana: relatórios anuais,
1875-1969; Mogiana: listagem oficial de estações, 1937;
Folha de S. Paulo, 1964; Mogiana: álbum, c. 1910; StarGuia,
Ribeirão Preto, 1998; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Estação de Santa Tereza, c. 1910. Foto do Álbum
da Mogiana |
A estação, em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 18/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A antiga estação em 4/2012. Foto Marcelo Tomaz |
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Atualização:
21.12.2014
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