|
|
...
(1883-1964)
Buenópolis
Bonfim Paulista
Santa Tereza
...
Tronco CM - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1892-1964) |
BONFIM
PAULISTA
(antiga VIADUCTO, VILLA BONFIM e GATURAMO)
Município de Ribeirão Preto,
SP |
Linha-tronco original - km 300,466 |
|
SP-1046 |
Altitude: 564 m |
|
Inauguração: 28.07.1892 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado
até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento,
que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas
desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original
em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964,
1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
|
A ESTAÇÃO: O relatório
da Mogiana de 1891 dizia que "em terreno cedido gratuitamente,
está sendo construída uma estação que além de beneficiar a zona, vai
também aliviar a afluência das duas estações próximas, Cravinhos e
Ribeirão Preto".
Essa estação foi inaugurada em 1892 (veja caixa abaixo, de 1892), com o nome
de Viaducto, porque na linha original havia um grande viaduto,
ali perto, na Serra do Cantagalo. Há divergência de datas (15 de junho e meados de julho). O viaduto de Cantagalo foi inaugurado em 1883,; em setembro deste ano passou por ele a primeira locomotiva da Mogiana (ver caixa abaixo, de 1883).
Em 1894, o nome foi mudado
para Villa Bomfim (escrita de época), núcleo do bairro do mesmo nome (ver caixas abaixo, de 1894), devido a um tal Audério Bonfim, dono da fazenda Bonfim.
Este teria morrido assassinado por volta de 1920, dizendo o povo que
ele não teve um bom fim, apesar do nome.
Outras fontes citam
a doação de terras para a construção da
estação por parte de Francisco Rodrigues dos Santos
Bonfim, fazendeiro e proprietário das fazendas Limoeiro,
Bonfim, Sapecado, Tardeiro e outras.
Em 1945,
por determinação do Conselho Nacional de Geografia, teve o nome outra
vez alterado, desta vez para Gaturamo,
nome que pouco perdurou, mudando por volta de 1950 para Bonfim
Paulista.
A estação foi fechada
em 01/05/1964, com a desativação do trecho, e transformada,
por algum tempo, em agência rodo-ferroviária pela Mogiana (*relatório da
Cia. Mogiana, 1964).
Walter Alves Neves, historiador
local, afirma que o último trem de passageiros passou em Bonfim, no sentido de Campinas, em 15/08/1963,
mas essa informação é diferente da do relatório
oficial da Mogiana.
A estação teria sido demolida nos
anos 1970 (informações de moradores do local). O velho viaduto
que deu o nome original à estação, depois chamado
de viaduto de Cantagalo, foi desmontado logo depois, em 1965; era
uma obra de 13 vigas metálicas apoiadas em cavaletes metálicos.
O material foi recolhido em Guanabara (Campinas).
Somente sobrou em Bonfim Paulista,
atualmente bastante desfigurado, o armazém. O local da antiga estação é hoje
uma praça.
|
1883
AO LADO: Passa a primeira locomotiva pelo viaduto do Cantagalo. Na verdade, ele está hoje desativado entre as estações de Cravinhos e de Bonfim Paulista (A Provincia de S. Paulo, 22/09/1883). |
|
1892
AO LADO: Anuncio da inauguração das estações de Tibiriçá e de Viaduto (esta, depois, Vila Bonfim e Bonfim) (O Estado de S. Paulo, 24/7/1892). |
|
1894
AO LADO: Mudança de nome de Viaducto para Vila Bomfim (O Estado de
S. Paulo, 8/2/1894). |
|
1894
AO LADO: Mudança de nome gera satisfação no bairro (O Estado de
S. Paulo, 11/2/1894). |
|
1894
AO LADO: Acidente em Villa Bomfim (O Estado de
S. Paulo, 14/8/1894). |
|
1896
AO LADO: Acidente entreVilla Bomfim e Ribeirão Preto (O Estado de
S. Paulo, 24/01/1896). |
|
1897
AO LADO: Explosão na estação - a primeira reportagem (O Estado de
S. Paulo, 19/2/1897). |
|
1897
AO LADO: Explosão na estação - a segunda reportagem, 3 dias depois (O Estado de
S. Paulo, 22/2/1897). |
|
1901
AO LADO: Caiu do trem e morreu na estação (O Estado de
S. Paulo, 02/08/1901 3 02/08/2001). |
|
1903
AO LADO: Aumento de passageiros na estação. Afinal, a cidade-sede estava com eoidemia de febre amarela (O Estado de
S. Paulo, 22/8/1903 e 22/8/2003). |
|
1934
AO LADO: Desastre em Bonfim Paulista
(O Estado de S. Paulo,
29/1/1934).
|
|
1964
AO LADO: O que teriam achado os usuários destas estações
ao saberem que o trem desapareceria dali e iria para tão
longe?) Folha de S. Paulo, 21/4/1964)
|
(Fontes: Folha de S. Paulo, 1964; Relatórios
da Cia. Mogiana; O Estado de S. Paulo, 29/1/2015; Walter
Alves Neves: Cravinhos - Histórico, Geographico Commercial
Agricola, 1922, de F. Gomes; Jornal Bonfim Notícias: "Bonfim
Paulista - Edição Histórica", 1999). |
|
|
|
A estação de Villa Bonfim, c. 1910. Álbum
da Mogiana |
A estação no fim dos anos 1940, com o nome de
Gaturamo no dístico. Foto do livro Bonfim Paulista
- Edição Histórica", de Walter
Alves Neves/Jornal Bonfim Notícias |
A estação, provavelmente anos 1960. Foto enviada
por Dimas L. Ornellas |
Em 23/01/2000, anos depois da demolição da estação,
sobrou apenas o velho armazém desfigurado. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
29.07.2022
|
|