A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1883-1964)
Buenópolis
Bonfim Paulista
Santa Tereza
...

Tronco CM - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1892-1964)
BONFIM PAULISTA
(antiga VIADUCTO, VILLA BONFIM e GATURAMO)

Município de Ribeirão Preto, SP
Linha-tronco original - km 300,466   SP-1046
Altitude: 564 m   Inauguração: 28.07.1892
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A ESTAÇÃO: O relatório da Mogiana de 1891 dizia que "em terreno cedido gratuitamente, está sendo construída uma estação que além de beneficiar a zona, vai também aliviar a afluência das duas estações próximas, Cravinhos e Ribeirão Preto".

Essa estação foi inaugurada em 1892 (veja caixa abaixo, de 1892), com o nome de Viaducto, porque na linha original havia um grande viaduto, ali perto, na Serra do Cantagalo. Há divergência de datas (15 de junho e meados de julho). O viaduto de Cantagalo foi inaugurado em 1883,; em setembro deste ano passou por ele a primeira locomotiva da Mogiana (ver caixa abaixo, de 1883).

Em 1894, o nome foi mudado para Villa Bomfim (escrita de época), núcleo do bairro do mesmo nome (ver caixas abaixo, de 1894), devido a um tal Audério Bonfim, dono da fazenda Bonfim. Este teria morrido assassinado por volta de 1920, dizendo o povo que ele não teve um bom fim, apesar do nome.

Outras fontes citam a doação de terras para a construção da estação por parte de Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim, fazendeiro e proprietário das fazendas Limoeiro, Bonfim, Sapecado, Tardeiro e outras.

Em 1945, por determinação do Conselho Nacional de Geografia, teve o nome outra vez alterado, desta vez para Gaturamo, nome que pouco perdurou, mudando por volta de 1950 para Bonfim Paulista.

A estação foi fechada em 01/05/1964, com a desativação do trecho, e transformada, por algum tempo, em agência rodo-ferroviária pela Mogiana
(*relatório da Cia. Mogiana, 1964).

Walter Alves Neves
, historiador local, afirma que o último trem de passageiros
passou em Bonfim, no sentido de Campinas, em 15/08/1963, mas essa informação é diferente da do relatório oficial da Mogiana.

A estação teria sido demolida nos anos 1970 (informações de moradores do local). O velho viaduto que deu o nome original à estação, depois chamado de viaduto de Cantagalo, foi desmontado logo depois, em 1965; era uma obra de 13 vigas metálicas apoiadas em cavaletes metálicos. O material foi recolhido em Guanabara (Campinas).

Somente sobrou em Bonfim Paulista, atualmente bastante desfigurado, o armazém. O local da antiga estação é hoje uma praça.

1883
AO LADO:
Passa a primeira locomotiva pelo viaduto do Cantagalo. Na verdade, ele está hoje desativado entre as estações de Cravinhos e de Bonfim Paulista (A Provincia de S. Paulo, 22/09/1883).

1892
AO LADO:
Anuncio da inauguração das estações de Tibiriçá e de Viaduto (esta, depois, Vila Bonfim e Bonfim) (O Estado de S. Paulo, 24/7/1892).
1894
AO LADO:
Mudança de nome de Viaducto para Vila Bomfim (O Estado de S. Paulo, 8/2/1894).
1894
AO LADO:
Mudança de nome gera satisfação no bairro (O Estado de S. Paulo, 11/2/1894).
1894
AO LADO:
Acidente em Villa Bomfim (O Estado de S. Paulo, 14/8/1894).
1896
AO LADO:
Acidente entreVilla Bomfim e Ribeirão Preto (O Estado de S. Paulo, 24/01/1896).
1897
AO LADO:
Explosão na estação - a primeira reportagem (O Estado de S. Paulo, 19/2/1897).
1897
AO LADO:
Explosão na estação - a segunda reportagem, 3 dias depois (O Estado de S. Paulo, 22/2/1897).
1901
AO LADO:
Caiu do trem e morreu na estação (O Estado de S. Paulo, 02/08/1901 3 02/08/2001).
1903
AO LADO:
Aumento de passageiros na estação. Afinal, a cidade-sede estava com eoidemia de febre amarela (O Estado de S. Paulo, 22/8/1903 e 22/8/2003).

1934
AO LADO: Desastre em Bonfim Paulista (O Estado de S. Paulo, 29/1/1934).













1964
AO LADO:
O que teriam achado os usuários destas estações ao saberem que o trem desapareceria dali e iria para tão longe?) Folha de S. Paulo, 21/4/1964)
(Fontes: Folha de S. Paulo, 1964; Relatórios da Cia. Mogiana; O Estado de S. Paulo, 29/1/2015; Walter Alves Neves: Cravinhos - Histórico, Geographico Commercial Agricola, 1922, de F. Gomes; Jornal Bonfim Notícias: "Bonfim Paulista - Edição Histórica", 1999).
     

A estação de Villa Bonfim, c. 1910. Álbum da Mogiana

A estação no fim dos anos 1940, com o nome de Gaturamo no dístico. Foto do livro Bonfim Paulista - Edição Histórica", de Walter Alves Neves/Jornal Bonfim Notícias

A estação, provavelmente anos 1960. Foto enviada por Dimas L. Ornellas

Em 23/01/2000, anos depois da demolição da estação, sobrou apenas o velho armazém desfigurado. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 29.07.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.