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Betel
Santa Terezinha
Paulínia
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Ramal de P. Salles - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Carril Funilense
(1899-1921)
E. F. Sorocabana (1921-1960) |
SANTA
TEREZINHA
(antiga ESTIVA e DESERTO)
Município de Paulínia, SP |
Ramal de Pádua Salles - km 15,000 |
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SP-2887 |
Altitude: 582 m |
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Inauguração: 18/09/1899 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A Cia. Carril
Funilense foi inaugurada em 18/09/1899 pela Cia. Agrícola Funilense,
de Funil (hoje Cosmópolis), com bitola de 60 cm, saindo do centro
de Campinas e chegando até a atual Cosmópolis, na época chamada de
Barão Geraldo de Rezende. Em 1904, por parte de um empréstimo não
honrado, o Governo do Estado ficou com a ferrovia. Em 1906, a bitola
foi ampliada para a métrica; em 1913, a ferrovia já chegava ao seu
ponto máximo, em Pádua Salles, margem do rio Mogi-Guaçu. Em 01/09/1921,
a Sorocabana incorporou a linha, que em 1924 passou a sair da nova
estação da EFS em Campinas, e com o nome de Ramal de Pádua Salles,
com 93 quilômetros. A linha foi fechada no início de 1960, tendo os
trilhos arrancados pouco tempo depois. Hoje são bem poucos os resquícios
da velha Funilense. |
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A ESTAÇÃO: Aberta como "chave"
em 1899, com o nome de Deserto. Segundo Marcelo Teodoro
de Oliveira, foi inicialmente denominada Estiva, nome alterado
para Deserto pelo Decreto nº 522, de 03/02/1898 (ver caixa abaixo). Porém,
a ferrovia foi aberta somente um ano e meio depois (em setembro de 1899) naquele trecho.
Em 1921, a Sorocabana
encampou a linha e tencionava fechar o posto. De fato, durante os
anos de 1926 e 1927 o posto esteve fechado; em 1928, porém, foi reaberto.
Em 1930, a estação passou a se chamar Santa Terezinha. Em 1934,
foi classificada como posto telegráfico de categoria C
(*).
Foi fechada com a linha, em 1960. Já foi demolida.
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1898
AO LADO: A estação de Estiva nem havia sido inaugurada e já mudava de nome. Em 1930 mudaria de novo (O Estado de S. Paulo, 4/2/1898). |
ACIMA:
Veja a localização da estação de Santa
Teresinha, ainda com o nome de Deserto neste mapa, sabe-se lá
por que. Paulinia ainda era um bairro a noroeste de Campinas quando
este mapa, traçado em 1958, mostrava as linhas do ramal de
Pádua Salles, ex-Funilense, entre Campinas e Cosmópolis
(IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria B ficaram pertencendo as
"chaves", isto é, os postos onde havia "desvios"
e a Estrada não mantinha empregados, mas onde, por
antiga concessão, ainda se fazia o despacho de mercadorias
com frete calculado pela propria distancia".
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(Fontes: Paulo Castagnet; Marcelo Teodoro de Oliveira;
E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1920-62; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Deserto em 10/12/1922. Autor desconhecido.
Cessão Paulo Castagnet |
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Atualização:
06.11.2019
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