|
|
...
Carapicuíba
Santa Terezinha
Antonio João
...
Tronco EFS-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(anos 1940-1971)
FEPASA (1971-1994)
CPTM (1994-) |
SANTA
TEREZINHA
Município de Carapicuíba, SP |
Linha-tronco - km 24 |
|
SP-2888 |
Altitude: - |
|
Inauguração: anos
1940 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1979 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada como "Parada do Asilo Santa Teresinha" e aparece
na relação oficial da Sorocabana a partir de 1951, mas
na verdade já se vê referências a paradas do trem
no Asilo pelo menos desde 1940 (Guias Levi e anúncios do
jornal, como mostrado abaixo).
Por sua vez, o Asilo existe desde 1926. Seu nome deve-se ao Asilo,
depois Educandário, Santa Terezinha, que fica em frente à estação.
A estação atual de Santa Terezinha, entregue em 25/1/1979,
serve aos aos trens urbanos da CPTM, e para se chegar a ele se toma
a passarela na avenida, no meio de uma favela.
"O acesso à antiga estação de Santa Terezinha era em outro
local. A ponta das plataformas começavam alguns metros à esquerda.
Toda a área ocupada que hoje se vê no sentido da estação Antonio João
foi ocupada por residências e pequenas empresas. A ocupação se deteve
na divisa de municípios, a cerca de 200 metros dessa estação. Outro
detalhe: o acesso à atual estação é feito através de uma passarela.
O projeto da nova estação previu que ela ficaria distante da avenida
e do acesso original. Isso dificultou a vida do pessoal que construiu
suas casas na vila. Do acesso original ao atual são cerca de 200 metros"
(Carlos Almeida, 19/5/2011).
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
ACIMA: A pequena parada é uma plataforma
com cobertura em 1940, quando esta foto foi tirada: veja-a no canto
direito inferior. A atual larga avenida que liga Carapicuíba
a Barueri e que fica hoje entre o educandário Santa Teresinha
(este no centro da foto) e a linha da EFS (abaixo), não existia;
a estrada tortuosa que está atrás do educandário
é a atual avenida Rui Barbosa. Nessa época toda a área
vista na foto pertencia ao município de Parnahyba - hoje Santana
de Parnaíba (Autor desconhecido). ABAIXO: A estação
atual (à direita) e o local da antiga estação,
mostrado pela seta vermelha em 2012 (Cortesia Carlos R. Almeida -
Google Maps).
ACIMA:
No ano de 1946, já exstia a estação de Santa
Teresinha. Tanto que o anúcio acima falava dela e de lotes
à venda no seu entorno. Hoje tudo é favelizado em volta
(Folha de S. Paulo, 3/11/1946). ABAIXO: No dia 30 de abril
de 2010, o trem Toshiba da CPTM passa pela estação,
vindo de São Paulo, para a última viagem na linha Itapevi-Amador
Bueno, que deverá ser reformada durante os meses seguintes,
com o fechamento proviaório do trecho (Foto Carlos Roberto
de Almeida).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Carlos R. Almeida; Ricardo Koracsony; Google Maps; E. F. Sorocabana
- relatórios oficiais, 1950-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
Trem da FEPASA na plataforma da antiga estação,
pouco antes de sua demolição, em 1977. Foto cedida
por Ricardo Koracsony, extraída da revista "Nossa
Estrada". |
Em 21/05/1998, no meio da favela, a estação de
Santa Terezinha. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht
|
A estação em 27/9/2017. Foto Carlos Roberto de
Almeida |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
29.09.2017
|
|