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Cia. Carris de Ferro
de Santo Amaro (1886-1900)
Light and Power (1900-1947)
CMTC (1947-1968) |
SANTO
AMARO (TRAMWAY)
Município de São Paulo, SP |
Tronco - km 18,5 (1890) |
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SP-3886 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1886 |
Uso atual: demolida em 1966 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: década de 1910? |
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HISTORICO DA LINHA: |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santo Amaro foi inaugurada em 1886, mas não com o prédio mostrado nesta página. Este parece ter sido construído já pela Light (embora haja quem diga que ele foi construído em 1886, pouco provável devido ao estilo do prédio - ver caixa abaixo).
Alguns horarios do Tramway publicados nos jornais colocam duas estações em Santo Amaro: a estação com esta nome e uma posterior, "Ponto da Vila" (ver caixa abaixo, de 1886), que seria a terminal. Durou algum tempo, mas não consegui ter mais informações sobre esta estação (ou parada).
Na época da compra pela Light (1900), já existia um prédio na estação, mas deveria ser outro. A confirmar.
A
estação de passageiros ficava onde atualmente
se situa o colégio Lineu Prestes e a Praça Santa Cruz, ambas na avenida
Adolfo Pinheiro. Foi demolida em 1966 (ver relato à
esquerda). Exatamente à sua frente existia o armazém
de cargas.
Uma nota interessante sobre a Estação Santo Amaro da Companhia
Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro. A Estação de passageiros
do tramway a vapor de Santo Amaro (existia outra estação só
para cargas), foi construída em 1885 e demolida em 1966. Eu
cheguei a ver a estação abandonada na Av. Adolfo Pinheiro. A
demolição desta Estação foi polêmica: o povo era contra
a demolição, inclusive o engenheiro da demolidora. Poucos perceberam
que a estação não foi demolida, foi desmontada. E todo material,
tijolos, portas, janelas, foi levado para um depósito
no Brooklyn, de propriedade do engenheiro. Em 2001 tive oportunidade
de ver o material. Impressionante os tijolos importados de 50
x 30 centímetros, as portas e janelas enormes. Recentemente
o engenheiro faleceu e a primeira providencia dos herdeiros
foi uma limpeza para vender o depósito. E jogaram tudo
fora
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1885-1966
AO LADO: Histórias. Werner V
ana, 5/3/2010. |
ACIMA: No segundo ano de opoeração da ferrovia, havia duas estações em Santo Amaro: a que tinha o nome do bairro e a que se chamava "ponto da vila" - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (A Provincia de S. Paulo,
9/5/1886).
1891
AO LADO: Por que havia trilhos além da estação terminal? Por que queriam retirá-los? (O Estado de S. Paulo, 22/10/1891). |
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1893
AO LADO: A chuva e o transporte em Santo Amaro (O Estado de S. Paulo, 31/1/1893). |
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ACIMA: O prédio da estação de Santo Amaro, bem como o das outras quatro estações existentes na época e a ferrovia inteira, estavam à venda em 1900 em leilão. Foram adquiridos pela Light no mesmo ano (O Estado de S. Paulo,
14/3/1900).
ACIMA: último bonde a vapor correu em 7 de julho de 1913.
O primeiro elétrico, em 8 de julho (Correio Paulistano, 5 e
8/7/1913).
1920
AO LADO: Aumento da estação. Terá sido realmente feita? (O Estado de S. Paulo, 27/2/1920). |
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1934
AO LADO: Ajardinamento da praça da estação (O Estado de S. Paulo, 1/6/1934). |
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1934
AO LADO: Ajardinamento da praça da estação (O Estado de S. Paulo, 1/6/1934). |
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Werner Vana; acervo
Julio Abe; Correio Paulistano, 1913; Carlos Fatorelli: Novos Trilhos
nas Velhas Trilhas: Santo Amaro e Jardim São Luiz, 2009) |
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Acima, a estação de Santo Amaro, na avenida Adolfo
Pinheiro, provavelmente anos 1920...
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...onde
o bonde mostra que a linha ali já era a eletrificada
da Light. Nesse ponto a linha eletrificada passava no mesmo
ponto da original. Notar que não há desvios para
descer em sua plataforma, o que... |
...pode
significar que ela já estivesse desativada ou com funções
diferentes. Ela, de qualquer forma, sobreviveu à velha
linha a vapor do Tramway por bastante tempo. |
A estação, em 1930. Acervo Julio Abe |
Estação de cargas, em frente à de passageiros.
Foto sem data. Acervo Werner Vana |
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Atualização:
04.02.2021
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