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... Encontro
Volta Redonda Santo Amaro
... ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2010
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Cia.
Carris de Ferro de Santo Amaro (1886-1900)
Light and Power (1900-1914?) |
VOLTA
REDONDA Município
de São Paulo, SP |
Tronco - km 13,1 (1890) |
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SP-3887 |
Altitude: - |
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Inauguração: 14.03.1886 |
Uso atual: demolida |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1886? |
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HISTORICO
DA LINHA: |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Volta Redonda foi inaugurada em
1886. Nas histórias sobre a Cia. de Carris de Santo Amaro,
geralmente não se fala nesta estação, mas ela
existiu: o Almanach da Provincia de São Paulo
para 1887, de Jorge Seckler, na página 161, que mostra
a lista de estações da ferrovia, relaciona Volta
Redonda, dando até o nome do chefe da estação: Avelino
da Silva Dantas. Realmente, era uma estação e não
apenas uma parada: tinha chefe e prédio.
Ali o trem fazia uma
volta apertada, passando próximo do leito anterior, daí o nome.
A estação era igual à do Encontro e também era equipada
com caixa de água e depósito de lenha; tinha também telefone. Estava
localizada na margem esquerda do ribeirão das Águas Espraiadas, no
cruzamento das atuais Rua Vicente Leporace e Avenida Roberto Marinho - ruas que surgiram muito depois.
Vale a ressalva de que a estação foi construída no leito do antigo
Caminho do Carro de Santo Amaro, o que causou o protesto dos tropeiros
e carreiros.
A estação tinha 2,24 m de frente por 2,50 m de fundo,
e uma plataforma de 7,30 m de comprimento. Foi edificada em tijolos
e coberta com telhas de zinco; ocupava uma área de 90 m², incluído
o terreno cercado com mourões torneados em peroba e arame farpado.
O terreno confrontava com as terras do Banco União e Indústria
de São Paulo.
Quando a Light comprou a ferrovia, em 1900, teria mantido
a estação? É possível, pois quando houve
a retificação da linha, com a construção
da linha nova eletrificada, com bondes, para Santo Amaro, em
1914, foi estabelecida uma parada (em ponto diferente, mas não
muito longe da estação original) na avenida Conselheiro
Rodrigues Alves, hoje Vereador José Diniz, no atual bairro
do Campo Belo, com o mesmo nome: Volta Redonda.
Até
quando a estação terá sido mantida funcionando? Terá
sido demolida imediatamente pela Light, em 1914? Nada encontrei
sobre o assunto.
Aliás, com a queda de uma ponte sobre o córrego
das Águas Espraiadas, por onde o bonde passava, em 1966, o
bonde passou a circular até a parada de bondes do mesmo
nome,
com os passageiros descendo ali e o bonde voltando: do outro lado
do córrego, outro bonde ficava fazendo o percurso até
Santo Amaro.
Em março de 1968, a linha foi fechada,
os trilhos retirados, a parada desapareceu. Ficou somente uma rua
com o nome de Volta Redonda, ali no Campo Belo, passando
pelo local onde existiu a estação original - não
a parada.
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1886
À ESQUERDA: Poucos passageiros no Encontro e em Volta Redonda?-(A Provincia de S. Paulo, 6/4/1886). |
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1887
À ESQUERDA: Poucos passageiros no Encontro e em Volta Redonda?- CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (A Provincia de S. Paulo, 27/12/1887). |
ACIMA: O prédio da estação de Volta Redonda, bem como o das outras quatro estações existentes na época e a ferrovia inteira, estavam à venda em 1900 em leilão. Foram adquiridos pela Light no mesmo ano - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO INTEIRO COM MAIS DETALHES (O Estado de S. Paulo,
14/3/1900).
(Fontes: Jorge Seckler: Almanach da Provincia de São
Paulo para 1887, 1886; Acervo Light; Pedro Domingos Masarolo: O Bairro
da Vila Mariana, Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria
de Educação e Cultura, Departamento de Cultura, 1971) |
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Atualização:
23.07.2020
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