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Linha do São Francisco:
Canivete
General Brito
Barracas
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1913-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
GENERAL BRITO (antiga TURVO)
Município de Mafra, SC
Linha de S. Francisco - km 254,722 (1936)   SC-1556
Altitude:   Inauguração: 01.04.1913
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foz do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 

A ESTAÇÃO: A estação de General Brito foi inaugurada em 1913, com o nome de Turvo.

Do outro lado do rio Iguaçu em relação à estação, em 1924, existia um posto fiscal da Coletoria Paranaense, de nome "Posto Fiscal de Butiá". Atualmente, segundo informações de João Paulo, de Mafra, a estação já foi demolida, somente restando no local o que teria sido a antiga casa do telegrafista da estação. A linha em volta está em total abandono, tendo alguns dormentes sido retirados em alguns pontos, e há árvores de até 6 metros de altura que cresceram entre os trilhos.


ACIMA: O desvio da serraria Butiá, no km 259,310 da linha do São Francisco, 5 quilômetros após a estação de Turvo, mais tarde General Brito, sentido Porto União da Vitória. O ramal pertencia a Mauricio Caillet e estava próximo ao rio Butiá, daí o nome da serraria. Note-se a quantidade de madeira serrada, o que juntamente com outras madeireiras, causou o rápido desmatamento da região (Foto de autor desconhecido, 1924).

ACIMA: A localização do desvio (chamado de Desvio Gaillet), em mapa de cerca de 1956. A estação ainda se chamava Turvo (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XI, 1960).

(Fontes: João Paulo__; Nilson Rodrigues, 2006; Jean Carlos Kuester; www.portaldecanoinhas.com.br; RVPSC: Relatórios oficiais, 1920-56; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; Guias Levi, 1932-80; Secretaria Geral do Estado do Paraná: Relatório, 1923-24; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960)

     

Na plataforma da estação ainda chamada de Turvo, em 30/03/1946. Na placa, nota-se já uma quilometragem um pouco diferente da de 1936. Foto cedida por Jean Carlos Kuester, de Jaraguá do Sul, SC

Antiga casa do telegrafista, tudo o que resta no antigo pátio da estação. Foto João Paulo, de Mafra, SC, em 2003
 
     
     
     
Atualização: 24.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.