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Linha do São Francisco:
Canivete
General Brito
Barracas
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1913-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GENERAL
BRITO (antiga TURVO)
Município de Mafra, SC |
Linha de S. Francisco - km 254,722 (1936) |
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SC-1556 |
Altitude: |
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Inauguração: 01.04.1913 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA:
A linha do São Francisco teve o primeiro trecho
entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o
porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910,
a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até
Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foz do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de General Brito foi inaugurada em 1913, com o nome de Turvo.
Do outro lado do rio Iguaçu em relação à
estação, em 1924, existia um posto fiscal da Coletoria
Paranaense, de nome "Posto Fiscal de Butiá".
Atualmente, segundo informações de João
Paulo, de Mafra, a estação já foi
demolida, somente restando no local o que teria sido a antiga casa do telegrafista da estação. A linha em volta está
em total abandono, tendo alguns dormentes sido retirados em alguns
pontos, e há árvores de até 6 metros de altura
que cresceram entre os trilhos.
ACIMA: O desvio da serraria Butiá, no km
259,310 da linha do São Francisco, 5 quilômetros após
a estação de Turvo, mais tarde General Brito, sentido
Porto União da Vitória. O ramal pertencia a Mauricio
Caillet e estava próximo ao rio Butiá, daí
o nome da serraria. Note-se a quantidade de madeira serrada, o que
juntamente com outras madeireiras, causou o rápido desmatamento
da região (Foto de autor desconhecido, 1924).
ACIMA: A localização
do desvio (chamado de Desvio Gaillet), em mapa de cerca de 1956.
A estação ainda se chamava Turvo (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XI, 1960).
(Fontes: João Paulo__; Nilson Rodrigues, 2006;
Jean Carlos Kuester; www.portaldecanoinhas.com.br; RVPSC: Relatórios
oficiais, 1920-56; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros
e Cargas, 1936; Guias Levi, 1932-80; Secretaria Geral do Estado
do Paraná: Relatório, 1923-24; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1960)
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Na plataforma da estação ainda chamada de Turvo,
em 30/03/1946. Na placa, nota-se já uma quilometragem
um pouco diferente da de 1936. Foto cedida por Jean Carlos Kuester,
de Jaraguá do Sul, SC |
Antiga casa do telegrafista, tudo o que resta no antigo pátio
da estação. Foto João Paulo, de Mafra,
SC, em 2003 |
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Atualização:
24.06.2020
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