|
|
C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1913-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CANIVETE
Município de Mafra, SC (veja
o local) |
Linha de S. Francisco - km 277,369
(1936) |
|
SC-2052 |
Altitude: 771,000 m |
|
Inauguração: 01.04.1913 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA:
A linha do São Francisco teve o primeiro
trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando
o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910,
a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até
Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Canivete foi inaugurada em 1913.
Do outro lado do rio Iguaçu em relação à
estação, em 1924, existia um posto fiscal da Coletoria
Paranaense, de nome "Posto Fiscal de Vera Cruz".
Trens de passageiros passaram por ali até 1983.
Em 2004, a estação que era de madeira já havia
sido demolida. Perdida no meio do nada, restam dela apenas a plataforma
e trilhos e antigos desvios.
"Foi uma jornada dura (chegar a ela)... o problema é
que muitas estações nesse trecho estão com acesso
muito difícil, pois com a erradicação da ferrovia,
o pessoal se mudou, tudo foi demolido, e para complicar, essa região
possui enormes áreas de reflorestamento, para servir à
fábrica de papel da Rigesa, em Tres Barras. Formam-se extensas
áreas, com muitas picadas entrecortando, e isso dificulta achar
os caminhos. Só consegui chegar até General Osório
com a ajuda de um funcionário do setor florestal da Rigesa.
Canivete ainda possui plataforma, mas Osório e também
Bugre sumiram do mapa. Nenhum vestígio, nem as sapatas de sustentação.
O ataque de famintos borrachudos não permitiu continuarmos
a difícil empreitada. Ali não volto mais..."
(Nilson Rodrigues, 11/2004).
Em 2017, o mato cobria totalmente os trilhos. Ainda existiam por ali
uma escola pública de madeira totalmente abandonada: não
há alunos há anos. A seu lado, mais dois prédios
em madeira, um deles pintado de azul.
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1913 a 1991.
AO LADO: Bilhete desse trem na época da RFFSA.
Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens.
Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
ACIMA: O posto fiscal de Vera Cruz, no PR, bastante próximo
à estação do Canivete, em SC - CLIQUE SOBRE
A FIGURA PARA VÊ-LA EM MAIS EXTENSÃO (Inspecção
Geral das Rendas, Paraná, 1923).
ACIMA: Pontilhão na linha, não muito distante da estação
de Canivete: totalmente abandonado em março de 2017 (Foto Ivan Rocha).
ACIMA:
Como está o leito da linha de São Francisco, abandonado
ao lado da estação há anos (Foto Renato Fernandes
em abril de 2017).
ACIMA: Escola Isolada Estadual
Estação de Canivete - ao lado da estsação
já derrubada (Foto Renato Fernandes em abril de 2017).
(Fontes:
Renato Fernandes; Ivan Rocha; Nilson Rodrigues; Jean Carlos Kuester;
João Paulo_, 2003; RVPSC: Horário dos Trens e Passageiros
e Cargas, 1936; Secretaria Geral do Estado do Paraná: Relatório,
1923-24; Inspecção Geral das Rendas, Paraná,
1923; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1960) |
|
|
|
A estação em 1952. Acervo Marcos Schwartz |
A estação em 1955. Acervo Marcos Schwartz |
Entrada do pátio da estação de Canivete,
em 06/2003. Fotos João Paulo e Roberto, de Mafra, SC
|
Antigo pátio da estação de Canivete, em
06/2003. Fotos João Paulo e Roberto, de Mafra, SC |
Plataforma da estação de Canivete, em 06/2003.
Fotos João Paulo e Roberto, de Mafra, SC |
Plataforma da estação de Canivete, em 06/2003.
Fotos João Paulo e Roberto, de Mafra, SC |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
23.06.2020
|
|