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Nereu Ramos
Jaraguá do Sul
Guaramirim
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1910-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JARAGUÁ
DO SUL
Município de Jaraguá do Sul,
SC |
Linha de S. Francisco - km 77,139
(1936) |
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SC-0725 |
Altitude: 30 m |
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Inauguração: 01.06.1910 |
Uso atual: museu (2017) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1943 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela
E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São
Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada
até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras,
e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Jaraguá foi inaugurada em 1910.
Em 1943, ganhou um prédio maior e mais moderno. O prédio
mais antigo, no entanto, estava de pé em 2020
e foi restaurado em 2008.
Logo depois passou a se chamar Jaraguá do Sul.
A estação em 2005 estava ocupada por uma academia de
boxe, mesmo no estado deplorável em que se encontrava o prédio,
já bastante depredado. "Realmente existe uma academia
de boxe instalada na estação, mesmo no estado em que
ela se encontra. O piso da plataforma totalmente rachado e com buracos
devido a passagem constante de um automóvel! Inflitrações
de água, forro caindo, vidros e portas quebradas, pichações,
muito mato e lixo. Isso sem falar dos mendigos e andarilhos. É
uma vergonha! Já o galpão de cargas está ocupado
hoje as duas extremidades do prédio. Uma é floricultura
e na outra uma loja de de vestuário. A plataforma do galpão
também serve como "garagem" do automóvel que
passa e danifica a plataforma da estação. No local onde
dormiam os mendigos e andarilhos, foi queimado uma boa parte do forro
e paredes existe também muito mato e lixo no local. Outra vergonha!
Entretanto, existe uma proposta para a recuperação dos
dois prédios, que seriam reformados completamente e ocupados
pela Biblioteca Pública Municipal, Arquivo Histórico
e Museu do Expedicionário" (J. C. Kuester, 03/2005).
A estação foi restaurada em 2008 pela Prefeitura e efetivamente
tornou-se o Museu do Expedicionário. o qual ali se mantinha
em 2017.
ACIMA: Na estação de Jaraguá do Sul - provavelmente anos 1910 (Autor desconhecido).
ACIMA:
A bilheteria da estação de Jaraguá do Sul - sem
data (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação de Jaraguá do Sul provavelmente nos anos 1950 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação de Jaraguá
do Sul em 1962 (Acervo Ergon Arno Krepsky).
ACIMA: Automotriz que funcionou ligando Jaraguá
do Sul a São Francisco até janeiro de 1991, sendo desativada
nessa data (Foto Carlos Roberto de Almeida em setembro de 1984).
ACIMA: Aguardando o trem em Jaragua do Sul (anos 1970, provavelmente - Autor desconhecido).
ACIMA: Os trilhos entram entre os prédios para chegar
ao pátio da estação, que está ao fundo,
sem aparecer (Foto Marília - , Rio Grande, RS, em março
de 2009).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1910 a 1983.
Ao lado, litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco
do Sul. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Rafael Szychowski; Carlos Roberto de Almeida;
Ergon Arno Krepsky; Nilson Rodrigues; J. C. Kuester; Marília
-; Acervo Arthur Wischral; revista Panorama, 1956; O Motor Elétrico,
2004; RVPSC: Relatórios anuais , 1918-55; RVPSC: Horário
de Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960) |
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A estação antiga, provavelmente nos anos 1910.
Foto do livro O Motor Elétrico, 2004 |
A antiga estação durante a revolução
de 1930. Foto de 12/10/1930, cedida por Jean Carlos Kuester |
A estação antiga em 1935. Foto Arthur Wischral |
A fachada da estação de Jaraguá do Sul,
em 1956. Foto da revista Panorama, de 1956. |
A estação, cerca de 1960 (IBGE) |
Plataforma da estação em 1982. Foto cedida por
Nilson Rodrigues |
A estação em 03/2005. Foto J. C. Kuester |
A estação em 03/2005. Foto J. C. Kuester |
A estação antiga, ainda de pé e restaurada
em 2008. Foto Marilia -, 2009 |
A estação em 01/2009. Foto Jean C. Kuester |
Fachada da estação em 15/1/2017. Foto Rafael Szychowski |
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Atualização:
14.06.2020
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