|
...
Corupá
Nereu Ramos
Jaraguá do Sul
...
IBGE - 1960
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1910-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
NEREU
RAMOS (antiga RETORCIDA)
Município de Jaraguá do Sul,
SC |
Linha de S. Francisco - km 86,800 (1936) |
|
SC-0724 |
Altitude: 43 m |
|
Inauguração: 01.06.1910 |
Uso atual: associação de moradores
e sede da polícia (2009) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
anos 1980 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela
E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São
Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada
até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras,
e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
|
ESTAÇÃO:
Inaugurada com o nome de Retorcida em 1910, o nome da estação
foi alterado para Nereu Ramos anos depois.
A velha estação
de madeira foi substituída por um prédio de alvenaria
nos anos 1980. Está hoje em excelente estado, pelo menos externamente,
com uso não identificado.
O prédio que aparece na foto
de 1937 teria sido o segundo prédio, inaugurado nesse ano por
Nereu Ramos: "O nome "Retorcida" veio com
a colonização de Corupá, na época Hansa
Humboldt e o Rio Itapocu era usado como via de transporte e comunicação.
Seu ponto final situava-se próximo à barra do Ribeirão
do Cavalo. E visto o rio ali fazer muitas voltas, o lugar ficou conhecido
por "Final Retorcida" ou simplesmente "Retorcida".
Em agosto de 1937, a localidade recebeu uma nova estação
ferroviária, inaugurada pelo ex-Governador e então Interventor
Federal no Estado, Nereu Ramos, recebendo em homenagem o nome do mesmo.
Daí em diante, este nome tornou-se cada vez mais conhecido
e usado, enquanto que o nome "Retorcida" caiu no esquecimento.
Ninguém mais sabia onde ficava "Retorcida". O próprio
correio devolvia as cartas, alegando desconhecer a localidade. Somente
em 5/7/1968 o nome foi oficialmente mudado para Nereu Ramos, por lei. A atual
estação em alvenaria foi construída em fins da
década de 1980 e já serviu como Posto Policial, Posto
dos Correios e Consultório Odontológico. Recentemente
foi comprado pela prefeitura municipal de Jaraguá do Sul, mas
no momento não está sendo utilizado" (Jean
Carlos Kuester, 12/2004).
"A estação já começa
a ser depredada, com pichações e quebra de vidros" (Jean
Carlos Kuester, 08/2006).
"Em frente à estação,
um belo prédio de época: "Nessa casa funcionava
um comércio e também, se não me engano, um bar e também
um pernoite nos tempos áureos da Linha do São Francisco. Eu, quando
pequeno, cheguei a entrar nesse estabelecimento, mas não consigo me
lembrar o que era na verdade. Hoje, esse prédio é usado como
moradia, tendo sido um pouco modificado internamente" (Jean
Carlos Kuester, 08/2006).
Em 2009, a estação foi
repintada e transformada em sede da polícia local e associação
de moradores.
ACIMA:
A estação de Nereu Ramos, provavelmente anos 1930 (Foto
Arthur Wischral).
ACIMA:
A estação de Nereu Ramos, em 1937 (Foto
Arthur Wischral).
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1910 a 1991. Ao lado,
litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco do Sul.
Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens.
Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Jean Carlos Kuester; Arthur Wischral; Charles
E. Boller; Evaldo Boller; Nilson Rodrigues; RVPSC: Horário
dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; Correio dos Ferroviários,
1967; Guias Levi, 1932-1980; IBGE, 1960) |
|
|
|
Inauguração do novo prédio da estação,
já com o nome de Nereu Ramos, em 1937. Foto da revista
Correio dos Ferroviários, de 05/1967 |
Ainda o prédio antigo, em 1971. Foto Evaldo Boller, cedida
por Charles E. Boller |
A estação atual de Nereu Ramos, em 06/2004. Foto
Nilson Rodrigues |
A estação vista de frente. Foto J. C. Kuester,
em 12/2004
|
A estação reformada e repintada, em 5/2009. Foto
J. C. Kuester |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
12.12.2021
|
|