|
...
João Pessoa
Joinville
Araquari
...
IBGE - 1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
...
|
|
|
|
|
C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1906-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JOINVILLE
Município de Joinville, SC |
Linha de S. Francisco - km 40,358 (1936) |
|
SC-1292 |
Altitude: 6 m |
|
Inauguração: 08.08.1906 |
Uso atual: centro cultural (2013) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1906 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela
E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São
Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada
até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras,
e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Joinville foi construída
junto à cidade, segundo contam, por exigência da própria
cidade. Por isso a linha faz uma grande curva para o norte e depois
retorma o sul no sentido de São Francisco do Sul.
A
inauguração da estação ocorreu em 1906,
(uns dão a data de 29 de julho, outros de 8 de agosto) quando
o trecho Joinville-São Francisco do Sul foi terminado,
tendo sido posto em operação apenas em 1909, quando
o trecho foi prolongado até Hansa (hoje Corupá).
A RVPSC dava como data oficial de inauguração o dia
01.06.1910.
Em 1917, o prédio foi ampliado.
Depois de mais
de noventa anos de serviços à cidade,
até 1996, quando foi fechada pela RFFSA, a estação,
em estilo enxaimel alemão, foi abandonada, com as composições
da ALL, atual concessionária que utiliza a linha, passando
de/para o porto de São Francisco do Sul.
Em 1999, a estação foi
comprada pela prefeitura municipal e transformada em "ícone
turístico". Depois disto, o prédio da estação foi totalmente
abandonado, servindo como moradia de mendigos, traficantes, pombos
e cupins por muito anos, mas no final de 2003 começou a ser
finalmente restaurado. Ao seu lado, o armazém de cargas, construído
em 1947, abrigava o Museu da Bicicleta.
O antigo armazém de
1910 era de madeira e não existe mais. No pátio ainda
existiam outros prédios e casas, com diversos usos, muitos
irregulares (Informações de Nivaldo Klein em 2003/4).
No final de 2004 a restauração continuava em andamento
e o prédio da estação estava cercado com tapumes.
No armazém de cargas, parte do teto de madeira havia desabado.
Um jornal da cidade, de 08/02/2006, entretanto, mostrava que as obras
estavam paradas: "Quem passa pela frente da Estação Ferroviária
de Joinville, que completa seu centenário de inauguração este ano,
constata um cenário de abandono. Paredes estão pichadas e o mato toma
conta do entorno do antigo prédio. Placas indicam investimentos
de recursos municipais e federais. Os dizeres informam que o local
será de lazer, com muita música, gastronomia e entretenimento, salas
para oficinas, auditório, midiateca e café-bistrô e, assim, tornar-se
um novo ponto de encontro de músicos e da população. No entanto, a
Prefeitura informa que as obras no local continuam". Em abril
de 2008, a Prefeitura enviou para este site o seguinte e-mail: "Informamos
que a Estação Ferroviária de Joinville acaba de ser reformada pela
Prefeitura Municipal de Joinville por intermédio da Fundação Cultural
de Joinville e do BNDES, sendo entregue à comunidade nesta data. Jeferson
S. Damasio - Gabinete do Prefeito - Prefeitura Municipal de Joinville".
Em 2013 o aspecto do prédio era bom e funcionava da mesma forma
que em 2008.
ACIMA: A primitiva estação ainda sem
as ampliações seguintes (Autor e data desconhecidos)
ACIMA: A estação em 1918 (autor desconhecido).
.
ACIMA: A estação, provavcelmente anos 1930 (Foto Arthur Wischral).
ACIMA: O moinho do bairro Bucarein com o desvio da Santista, visto
no mapa acima e não mais existente (nem o moinho nem o desvio)
(Autor e data desconhecidos).
ACIMA: A estação e o pátio em 1982 (Foto Frank Stenvall).
ACIMA: Mapa (parcial) da cidade de Joinville, da
parte sul, por onde passa a linha de São Francisco, de oeste
a sudeste. A estação está à esquerda,
entre a avenida Getúlio Vargas e rua São Paulo. Notar
que logo dali sai um desvio industrial para o norte. Este alimentava
a fábrica da Moinhos Santista e o porto fluvial de Joinville.
Hoje, um pouco ao norte do que o mapa abarnge, um estádio de
futebol ocupa o terreno por onde passava o desvio, já desativado
há anos (Listel/Publicar, Joinville e Região, 2009-2010).
ACIMA: Mapa (parcial) da cidade e posição da estação e desvios da linha em 2023 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR ( Fonte: ipatrimônio).
Joinville é a terra natal de minha avó, Rosina
Klein (1902-1994). Em 30 de dezembro de 1856, ali chegou o imigrante
Wilhelm Klein, bisavô de Rosina, nascido na Renânia
alemã, procedente do porto de Hamburg. Rosina casou-se
em 1920 com o paulista de Jaguariúna, Hugo Giesbrecht,
e mudou-se para Ponta Grossa, no Paraná, de onde, em
janeiro de 1934, mudaram-se para a cidade de São Paulo,
onde viveram até o fim de suas vidas. Suas irmãs
continuaram morando em Joinville até falecerem. (do
autor do site) |
ACIMA: Bilheteria da estação
ferroviária de Joinville, hoje desativada, mas que
foi mantida no local. De madeira, é uma peça
belíssima (Foto Edivaldo em 1/2011). |
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1906 a 1991. Ao lado,
litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco do Sul.
Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens.
Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Nivaldo
Klein; Hermes Y. Hinuy; Milton Ribeiro; Prefeitura Municipal de Joinville; Listel/Publicar, Joinville e Região, 2009-10;
RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Guia, 1936; IBGE,
1960; Mapa - R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em construção, em 1906...
|
...e na inauguração, a 08/08 desse ano. Fotos
cedidas por Nivaldo Klein |
A estação em 1907. Foto de cartão postal,
cedida por Nivaldo Klein |
A estação, sem data. Foto de cartão postal,
cedida por Nivaldo Klein |
Pátio da estação, em 1995. Autor desconhecido |
Fachada da estação de Joinville em 24/04/2002.
Foto Hermes Y. Hinuy |
Plataforma da estação de Joinville em 24/04/2002.
Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação, depois da reforma. Foto Milton Ribeiro,
em 8/6/2008 |
A estação em 2013. Foto Ralph M. Giesbrecht |
|
|
|
|
Atualização:
27.04.2023
|
|