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Guaramirim
João Pessoa
Joinville
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1925-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JOÃO
PESSOA
Município de Guaramirim, SC |
Linha de S. Francisco - km 54,092 (1936) |
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SC-1294 |
Altitude: 11 m |
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Inauguração: 22.12.1925 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela
E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São
Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada
até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras,
e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
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A ESTAÇÃO:
A estação foi aberta em 1925 com nome ignorado; em 1927,
já se chamava Presidente Washington, uma homenagem ao então
Presidente da República, Washington Luiz Pereira de Souza.
Com a revolução de outubro de 1930, o nome do presidente
deposto foi retirado e foi dado um nome para homenagear o líder
paraibano João Pessoa, morto no início daquele
ano e um dos estopins da própria Revolução. Dela
só existe hoje parte da plataforma e a caixa dágua que foi construída
mais recentemente em concreto. O local não é de difícil acesso. É
apenas meio distante, e talvez confuso porque três estradas a partir
da Rodovia do Arroz confluem para a região. É fácil sair de novo na
rodovia em vez de atingir a estação. Em 2004 existiam algumas casas,
inclusive a que era do agente da estação, conservada e pertencente
a uma fazenda lá instalada. A estação que ainda existia
em janeiro de 1991, quando por ali passou a última litorina
que ainda fazia o transporte de passageiros
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1925 a 1991. Ao lado,
litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco do Sul.
Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens.
Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(no dia 12/01/1991) entre Corupá e São Francisco
do Sul era uma vergonha: uma plataforma coberta de madeira com
um banquinho, caindo aos pedaços. A estação,
mesmo, já havia sido demolida e dá a impressão,
pelas fotos de 2004, de ser mais afastada em relação
à plataforma de madeira. "Da estação
original não resta mais nada, nem mesmo algum vestígio
da plataforma. Isso eu constatei vasculhando o mato a beira da linha.
O que existe mesmo é a caixa d'água, a casa que seria
do agente, pertencente a uma fazenda, e diga-se de passagem muito
bem conservada e alguns escombros de alicerces que seriam das casas
dos ferroviários, conforme me contou a moradora."
(J. C. Kuester, 01/2005) O mesmo Kuester esteve lá em
2007: "Como bairro mesmo, é considerado como sendo onde estão
as casas mais à margem da rodovia, e como a estação está (estava)
afastada da mesma, ficou o nome de estrada da Serenata para a estrada
que liga a ferrovia à rodovia do Arroz. Os poucos moradores de lá,
falam que moram na "estrada da Serenata". Essa estrada fica
no bairro João Pessoa, nome que não é mais usado. Esse nome está
caindo no esquecimento, porque em Jaraguá do Sul há um outro
bairro com esse nome, e bem populoso, mas onde não passa a ferrovia.
E quando se referem aos lados de Guaramirim, onde ficava a estação,
falam somente na estrada Brüdental hoje a tal Rodovia do Arroz.
Só mesmo as pessoas de mais idade se lembram do nome João Pessoa".
O nome 'forte' do local é Dedo Grosso. De fato os antigos
conhecem também por João Pessoa, o que dá confusão com o outro
local de Jaraguá do Sul mas Dedo Grosso é inequívoco.
(Fontes: J. C. Kuester; Elvis Pfutzenreuter; A
Notícia, de Joinville, 1991; RVPSC: Relatórios anuais,
1920-55; RVPSC: Horário de Trens de Passageiros e Cargas, 1936;
IBGE, 1960; Mapa - R. M. Giesbrecht) |
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Em janeiro de 1991, o aspecto da "estação"
de João Pessoa era esse ao lado. Foto do jornal A Notícia,
de Joinville, 01/01/1991. |
Em 2007, a mesma posição - sem a "estação"
de madeira de 1991. Notar ao fundo a igreja, como na foto à
esquerda. Foto Jean C. Kuester |
A escadaria de uma das casas da vila, em 12/2004. A que distância
estaria da parada de madeira usada pela litorina em 1991? Foto
J. C. Kuester |
A caixa d'água da estação demolida, em
12/2004. Foto J. C. Kuester |
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Atualização:
19.07.2019
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