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Rio Negrinho
Serra Alta
Rio Vermelho
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1913-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
SERRA ALTA (antiga SÃO BENTO)
Município de São Bento do Sul, SC
Linha de S. Francisco - km 138,530 (1936)   SC-2470
Altitude: 806 m   Inauguração: 01.04.1913
Uso atual: parada do trem turístico da ABPF (2022)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1913, com o nome de São Bento, pois era a mais próxima da sede do município de São Bento, hoje São Bento do Sul. Todo o trecho entre Hansa (Corupá) e Três Barras foi aberto em 01/04, mas há fontes (ver foto abaixo) que citam a data de 12/04 (ver caixa abaixo, de 1910).

A estação ficava fora da cidade, a cerca de 4 km do o centro urbano da cidade. Porém, sabe-se que a linha deveria passar junto a ele - existem ainda vestígios de cortes e terraplanagem feitos na época da construção da ferrovia - mas interesses políticos teriam feito a ferrovia passar mais ao sul.

O trecho escolhido, porém, foi certamente o mais acertado, com menos cortes e aterros.

Na época da sua construção, ela ainda estava distante. Até mais ou menos a metade da década de 1920, o trransporte de passageiros para e da estação era feito por troles puxados a cavalo. Quem quisesse viajar, tinha de procurar antes um dos três concessionários do transporte, e pedir para levá-lo no horário estabelecido para alcançar o trem.

Por volta de 1943, a cidade e a estação tiveram o nome alterado para Serra Alta, sob imposição do Governo; em 1948, depois de muitas discussões, pois a população não se conformava com o novo nome, a cidade recuperou o antigo nome, com o sufixo "do Sul", mas a estação conservou o seu, pois já havia um bairro populoso à sua volta que, este sim, havia adotado o nome de Serra Alta.

A estação em 2004 estava abandonada e depredada e a Prefeitura havia comprado recentemente o prédio para restaurá-lo e transformá-lo em museu ferroviário. Em 2013, estive na estação, então abandonada, mas não pude tirar fotos, por causa de problemas com a câmera.

Em 2022, o dístico, voltou a aparecer com o antigo nome, São Bento (seg. Renan I. Becker, 26 de Outubro de 2021). O nome "Serra Alta" foi abandonado para a estação.

"A título de informação, atualmente trabalho aqui no prédio da estação de trem desde março de 2022. Dez anos antes, em 2011/12 a prefeitura entrara com o pedido de restauração e cessão de uso do espaço junto ao IPHAN/setor ferrovias. Com a burocracia resolvida, no ano de 2012 iniciou-se o processo de restauro do prédio. Em 30 de setembro de 2018 finalmente o prédio foi entregue à comunidade, sendo inaugurado também o Museu da Música Maestro Pedro Machado de Bitencourt. o museu está em atividade desde esta data, sendo suspenso durante o período da pandemia da Covid-19 (março de 2020 a março de 2022). O Museu da Musica traz a história da Centenária Banda Treml, fundada em 1913 e que ainda está em plena atividade e guarda ainda os registro da Associação de Cítaras do Brasil, fundada aqui na cidade na década de 1990, que teve relevante atividade nacional e internacional. Com a passagem dos passeios da Maria Fumaça organizado pela ABPF, a estação e o museu voltaram a ficar abertos aos turistas e comunidade em geral. Geralmente esses passeios ocorriam apenas um final de semana por mês, mas a partir deste ano (2022) eles tem ocorrido em dois fins de semana, chegando até três em algumas épocas. Com isso, a estação e o museu ficam abertos no sábado, das 8h às 12h, quando o passeio da Maria Fumaça sai da cidade de Rio Negrinho/SC e vai até Corupá/SC e no domingo das 13h às 17h, quando o passeio da Maria Fumaça vem de Corupá/SC até Rio Negrinho/SC. Durante a semana a Estação fica aberta em horário comercial, sendo que o Museu é aberto mediante agendamento" (José Tadeu de Santana Júnior, 14/11/2022).

1910
AO LADO: Ainda discussões sobre o local da estação de São Bento do Sul no ramal de São Francisco - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO INTEIRO (O Paiz, RJ, 25/5/1910).
1926
AO LADO: Ainda discussões sobre o local da estação de São Bento do Sul no ramal de São Francisco - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO INTEIRO (O Estsdo de S. Paulo, -/-/1926).

ACIMA: A estação de Serra Alta, nestas duas fotografias já renomeada como São Bento, voltando a seu nome anterior pelo menos no dístico da estação já restaurada em 2022 (Fotos ABPF: Boletim 233, p.16, setembro de 2022).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1913 a 1983. Ao lado, litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco do Sul. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: José Tadeu de Oliveira Santana, 2022; Nivaldo Klein, 2001; Rafael Kalinowski, 2001; Jean C. Kuester, 2005; Vitor Hugo Langaro, 2016; Anthar C. Hartmann, 2018; Renan I. Becker, 2021; Osny Vasconcellos e Alexandre Pfeiffer: São Bento - Cousas do Nosso Tempo, 1991; ABPF: Boletim 233, p.16, setembro de 2022; IBGE, 1960).
     

O primeiro trem chega a São Bento em 13/04/1913. Foto extraída do livro São Bento: Cousas do Nosso Tempo, de Osny Vasconcellos e Alexandre Pfeiffer, 1991

Estação de São Bento, sem data. Foto extraída do livro São Bento: Cousas do Nosso Tempo, de Osny Vasconcellos e Alexandre Pfeiffer, 1991

Estação de São Bento, sem data. São Bento: Cousas do Nosso Tempo, de Osny Vasconcellos e Alexandre Pfeiffer, 1991

A estação, provavelmente, anos 1920. Autor desconhecido

Fachada da estação em 05/2001. Foto Nivaldo Klein

A estação de Serra Alta em outubro de 2001. Foto Rafael Kalinowski

A estação, com a fachada à beira da estrada, em 08/2005. Foto J. C. Kuester

A estação em 13/11/2016. Foto Vitor Hugo Langaro

A estação em 6/5/2018. Foto Anthar C. Hartmann
     
     
Atualização: 14.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.