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Serra Alta
Rio Vermelho
Rio Natal
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1913-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RIO
VERMELHO
Município de São Bento do Sul,
SC |
Linha de S. Francisco - km 132,212
(1936) |
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SC-2465 |
Altitude: 820,000 m |
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Inauguração: 01.04.1913 |
Uso atual: fechada (2021) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela
E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São
Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada
até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras,
e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rio Vermelho foi inaugurada em 1913. Há desde então
4 túneis entre esta estação e a seguinte - Rio
Natal. Serve hoje como estação da ALL.
"Lembro ainda do gosto da sopa servida na estação de Rio Vermelho
, onde havia um restaurante" (Ivan Antonio da Rocha, Corupá,
SC, 2005).
"A ALL mantém em funcionamento a estação de Rio Vermelho,
e aumentou também o seu pátio, para cruzamento de trens e também
manobras" (Jean Carlos Kuester, 04/2006).
Em 2018, a ALL/Rumo já havia deixado de utilizar a estação, que foi entregue à própria sorte.
Em 2021, a estação estava trancada, mas aparentemente tinha ligação de água e energia elétrica (seg. Renan I. Becker em
26/10/2021).
ACIMA: Pátio e estação de Rio Vermelho em 2020 (Foto Foto Rafael Szychowski em 13/9/2020).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1913 a 1983.
Ao lado, litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco
do Sul. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Nivaldo Klein; J. C. Kuester; Ivan
Antonio da Rocha; Bruno Pionkewicsz de Souza; RVPSC: Relatórios
anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e
Cargas, 1936; IBGE, 1960) |
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A estação de Rio Vermelho, em outubro de 2001.
Foto Nivaldo Klein |
Vista da plataforma da estação, a praça
em frente à mesma, em 10/2001. Foto Nivaldo Klein |
A estação em 03/2005. Foto J. C. Kuester |
A estação em 03/2005. Foto J. C. Kuester |
A estação vista da caixa d'água em 2005.
Foto J. C. Kuester |
A estação em 06/2006. Foto J. C. Kuester |
A estação em 15/5/2016. Foto Bruno Pionkewicsz
de Souza |
A estação em 6/5/2018. Foto Anthar C. Hartmann |
A estação em 13/09/2020. Foto Rafael Szychowski |
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Atualização:
20.11.2021
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