|
...
Lingüado
São Francisco do Sul
...
IBGE - 1957
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
|
|
|
|
|
C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1906-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SÃO
FRANCISCO DO SUL
Município de São Francisco do
Sul, SC |
Linha de S. Francisco - km 0 (1936) |
|
SC-2469 |
Altitude: 0 |
|
Inauguração: 1906 |
Uso atual: estação da ALL (2016) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1910 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela
E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São
Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada
até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras,
e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
|
A ESTAÇÃO:
Uma das cidades mais antigas do sul do País, fundada na primeira
metade do século XVII, São Francisco teve sua
estação inaugurada em 1906 km 0 da linha de São
Francisco da E. F. São Paulo-Rio Grande.
A estação, que juntamente com a cidade tiveram o nome
alterado para São Francisco do Sul
nos anos 1940, até hoje recebe os trens de grãos que
vêm do interior do Paraná e de Santa Catarina para embarqueno
porto da cidade.
A última litorina que transportava passageiros regularmente
na linha, fazendo o percurso Corupá-São Francisco,
foi desativada em janeiro de 1991.
Em 2005, foi construído ao lado da estação um
gigantesco terminal da empresa Terlogs Terminal
Marítimo Ltda., o qual pode armazenar 2,6 milhões de toneladas
de produtos agrícolas a granel. A empresa firmou um contrato com a
ALL, dando a ela exclusividade no transporte de toda a carga do terminal
por um período de 23 anos, a partir de 2005, partindo de um milhão
de toneladas/ano, o que deverá gerar um faturamento de 60 milhões
de reais anuais para a empresa (Revista Tecnologística,
02/2005).
ACIMA: A estação de São
Francisco isolada de quase tudo, lá ao fundo na foto, um ano
após sua inauguração, 1907 (Autor desconhecido).
ACIMA: Trem cargueiro em São Francisco do Sul (Autor desconhecido, foto sem data).
ACIMA: Porto de São Francisco em 1925. Locomotivas da Sorocabana desembarcaram nesse porto nesse ano (Acervo Paulo da Figaro).
|
1926
AO LADO: Acidente a 1 km da estação (O Estado
de S. Paulo, 1/7/1926).
|
ACIMA: Algum trem especial (pelo fato de ser uma locomotiva a vapor, em desuso no ramal na época) e pelas bandeiras de enfeite (Data atribuída: 1980. Autor desconhecido).
ACIMA: Desvios no pátio da estação
de São Francisco do Sul, junto ao porto (Foto Luiz Bassetti
em 17/1/2008).
A estação e o porto de São Francisco
tiveram no passado grande importância para a Estrada de
Ferro Sorocabana, como conta Coaraci Camargo: "Na
época em que a Sorocabana recebeu suas locomotivas a vapor 'Montanha',
nos anos 1930, a via Anchieta ainda nem existia e as carretas
também não. As 'Montanhas' eram muito pesadas, inclusive
para o funicular da SPR, e tirando os truques elas ficavam bem
mais leve. Quando as recebeu, se embarcadas em prancha, não
passariam nem pelos túneis da SPR e nem da Central, se desembracadas
neste último caso pelo porto do Rio de Janeiro. A Mairinque-Santos
ainda não estava pronta. O longerão dessas locomotivas era muito
comprido para vir pela Paranaguá-Curitiba, ali elas não fariam
as curvas. A solução foi vir por São Francisco, de onde seguiriam
para Rio Negro, Ponta Grossa e Itararé sem maiores problemas". |
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1906 a 1991.
Ao lado, litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco
do Sul. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
J. C. Kuester; Vanderley Zago; Coaraci Camargo; Allan William; Nivaldo
Klein; Luiz Bassetti; A. A. Gorni; RVPSC: Horário de Trens
de Passageiros e Cargas, 1936; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60;
Revista Ferroviária; Revista Tecnologística, 2005; IBGE,
1959) |
|
|
|
A estação por volta de 1910. Acervo J. C. Kuester |
A estação de São Francisco do Sul nos anos
1980. Foto Revista Ferroviária |
A estação em 1997. Foto Allan William |
A estação, em 2000. Foto Nivaldo Klein |
Plataforma da estação, em 2000. Foto Nivaldo Klein
|
A estação em 02/2005, com o monstruoso terminal
da Terlogs atrás. Foto Revista Tecnologística,
cessão A. A. Gorni |
Estação de São Francisco do Sul em 09/2006.
Foto J. C. Kuester |
A estação em 2016. Foto Vanderley Zago |
|
|
|
|
|
Atualização:
05.04.2021
|
|