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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1928-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TAUNAY
Município de Canoinhas, SC (veja
o bairro) |
Linha de S. Francisco - km 339,470 (1936) |
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SC-2468 |
Altitude: 765,555 m |
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Inauguração: 24.12.1928 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela
E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São
Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada
até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras,
e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Taunay foi inaugurada em 1928.
Parece
ter havido duas estações, a original, em alvenaria,
e uma segunda, menor, de madeira e também já demolida.
Antes de sua desativação, já havia sido rebaixada a posto
telegráfico.
"A visita a Taunay foi gratificante. Embora
a estação em si não mais exista, o local me pareceu cheio de vida
e fui muito bem atendido por duas senhoras que me mostraram algumas
fotos que, embora de qualidade sofrível, ajudaram a entender o processo
de destruição da estação. Deu para ver que a estação era bem grande,
até fora dos padrões das estações desse tipo. Olhando-se o que restou
da plataforma, que é bastante larga, e observando-se o comprimento
da mesma, dá para ter uma idéia do tamanho dessa estação. Eu vi os
alicerces que ainda estão por lá. Acho que ela era uma estação de
tamanho equivalente a Caçador, mais ou menos. Note também que pelas
enormes árvores que cresceram onde teria sido a plataforma, dá para
calcular o tamanho. É interessante notar que essa estação original
foi demolida há muito tempo - talvez no início dos anos 1970
-, e ficou no lugar uma estaçãozinha pequena, que aparece na foto
abaixo, de má qualidade. Mas pela foto é possivel constatar que a
estação que restou era diminuta perto da plataforma" (Nilson
Rodrigues, 11/2006).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1928 a 1983. Ao lado,
passagem do trem na época da RFFSA. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Nilson Rodrigues; ABPF-Paraná; RVPSC:
Relatórios anuais, 1920-56; RVPSC: Horário dos Trens
de Passageiros e Cargas, 1936; Fernando Tokarski: Cronografia do Contestado,
sem data; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1960; Guias Levi, 1932-80) |
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A última estação de Taunay, provavelmente
cerca de 1980. Acervo Nilson Rodrigues |
Plataforma da estação, em 11/2006. Foto Nilson
Rodrigues |
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Atualização:
23.06.2020
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