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Viação
Férrea do Rio Grande do Sul (1969-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CAPITÃO
RITTER
Município de Vacaria, RS |
Tronco Principal Sul - km 309,384 (1989) |
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RS-3294 |
Altitude: 937 m |
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Inauguração: 24.03.1969 |
Uso atual: abandonada (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1969? |
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HISTORICO DA LINHA: O
Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi
entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades
de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída
pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros
até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os
trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte
de passageiros. O trecho entre as estações de General
Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como
continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram
trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo
assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam
os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas
do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de
Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira
metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco
Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai
da RVPSC acabou por ser desativada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Capitão Ritter foi (supostamente) inaugurada em 1969.
Isto porque a viagem inaugural foi feita com uma comitiva num trem
Minuano - como quando se inaugurou a estação de Vacaria,
dois anos antes - o que aconteceu em 24 de
ACIMA: A quilometragem mostra 388 km (e diferente
da quilometragem de 1989). Provavelmente, a partir de General Luz,
no Rio Grande do Sul, linha Porto Alegre-Uruguaiana. O nome da estação
é Capitão Ritter, mas no dístico (ver foto abaixo,
a segunda da esquerda para a direita, aparece "Capitão
Erwino Ritter" (Foto Marcelo Boff, 2/10/2008).
março de 1969. Os trilhos, porém, já
haviam entroncado 45 km ao sul de Lajes, no vale do rio Pelotas,
trecho Vacaria-Lajes, em 28/12/1968. Notar as diferenças
de quilometragem na relação da RFFSA de 1987 (e colocada
no topo da página) e a da plataforma, certamente colocada bem
antes. "E referente à quilometragem, já que Vacaria é
no km 280, Cap. Ritter é no km 300, mas a inscrição de Cap.
Ritter consta como km 388. Fazendo a contagem e pesquisando percebi
que a quilometragem que aponta Ritter como km 388 vem a partir
de Mafra e a que aponta Ritter como km 280 vem a partir
de General Luz, daí a confusão. Ou seja, foram realizadas duas
contagens uma de General Luz a Lages e outra de Mafra
a Lages, fazendo os dois trajetos o cálculo de quilômetros
fecha e essa diferença de 90 quilômetros, mais ou menos, é explicada.
Como a ferrovia foi idealizada inicialmente de Rio Negro a
Caxias do Sul, suponho que a contagem da época do batalhão
e da construção seja a que parte de Mafra passa por Lages
e chega a General Luz, e essa contagem que é usada atualmente
a partir de
General Luz a Lages"
(Anderson Ferreira Pereira, 2015).
Isso é apenas uma prova de que os marcos quilométricos
podem mudar de
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TRENS
- Jamais houve tráfego regular de trens de passageiros
no trecho do Tronco Sul entre Lajes, SC e Montenegro, RS. |
acordo com a época e os motivos nem
sempre são claros. No ano de 1987, o 1o Batalhão Ferroviário
de Lages construiu ali os conjuntos residenciais para a estação.
São provavelmente as casas que se podem ver na foto abaixo,
a terceira da esquerda para a direita. Em 2014 estava abandonada.
(Fontes: Marcelo Boff; Vitor Hugo Langaro; Anderson Ferreira Pereira;
Emanuel Marcos Cruz e Prado: Primeiro Batalhão Ferroviário
Benjamin Constant - 142 anos de História, p. 161; RFFSA: Relação
de estações, 1989) |
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A estação em 2008. Foto Marcelo Boff
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A estação em 2008. Foto Marcelo Boff |
A estação em 2008. Foto Marcelo Boff |
A estação em 2014. Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
28.03.2015
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