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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1963-1975)
RFFSA (1975-1996) |
FERRADURA
Município de |
Tronco Principal Sul - km |
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SC-1405 |
Altitude: - |
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Inauguração: 02.02.1963 |
Uso atual: abandonada (2013) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1950 |
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HISTORICO DA LINHA: O
Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi
entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades
de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída
pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros
até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os
trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte
de passageiros. O trecho entre as estações de General
Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como
continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram
trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo
assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam
os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas
do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de
Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira
metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco
Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai
da RVPSC acabou por ser desativada. |
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A ESTAÇÃO: Segundo Nilson
Rodrigues, a estação de Ferradura fica no
alto da Serra do Espigão, e não existe estrada de rodagem
para se a alcançar. "Neste fim de semana fizemos a
primeira incursão (tentativa) ao local denominado Ferradura.
Realmente bonito, porém de dificílimo acesso, pois não
há absolutamente nenhuma estrada que sequer chegue perto.
A foto mostra o tunel número 2, com logotipo do Batalhão
Ferroviário do Exercito, e escrito: "Batalhão Ferroviário",
encoberto pelo mato. Espero na próxima, chegar mais perto da
Ferradura em si." (Nilson Rodrigues, 04/2005) Bom, na estação,
Nilson não chegou. "O meu interesse pela estação da
Ferradura em Santa Catarina é porque no ano de 1982 eu servi no batalhão
Ferroviário de Lages, e nós ficamos acampados nesta estação. Eramos
44 militares entre soldados, cabo e sargento e alguns civis.Faziamos
trabalho de manutenção da estrada. Ficamos quase um ano ali instalados.
Havia a estação e mais algumas casas, inclusive um campo de futebol
improvisado. Onde foi tirada a foto no tunel número 2, chegaram
bem perto da estação, pois lembro que trabalhavamos ali, e percorriamos
todo o trecho a pé. Não tenho mais noção exata da distancia, mas é
perto" (Edenir José Gatner, 11/2005). "Por duas vezes
(2003 e 2004) fiz o trecho da Serra do Espigão caminhando pelos trilhos.
A última foram 4 dias de caminhada acampando na beira dos trilhos,
num dos trechos que, creio, ser dos mais bonitos das ferrovias brasileiras.
Saindo do Campo do Areião no alto da serra, próximo à Estação Coronel
Buarque, até a estação do Rio da Serra, são 14 túneis, o maior com
1513 m, e um viaduto, o do Minhocão. Realmente a estação da Ferradura
é muito isolada, só se chegando a ela pelos trilhos pois não há sequer
estradas próximas. Atualmente a estação, como todas do trecho, está
abandonada, sendo usada por caçadores da região, infelizmente"
(Hélio Henkels, 09/2006). |
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A estação em 1982. Foto Edenir José Gatner |
A estação em 2004, vista de cima da caixa d'água.
Foto Hélio Henkels |
A estação em 2004. Foto Hélio Henkels |
A estação em 2013. Foto Decio
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Atualização:
03.11.2014
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