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Rede
de Viação Paraná-Santa Catarina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
INVERNADINHA Município
de Lages, SC |
Tronco
Principal Sul - km |
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SC-3588 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.05.1965 |
Uso atual: demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa
Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os
anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí
o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão
Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978.
Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes
a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O
trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles
foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação
do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros
entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até
por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL,
que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do
Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP,
via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos
1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e
com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da
RVPSC acabou por ser desativada. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Invernadinha foi inaugurada em 1965.
Estive buscando a estação em junho de 2006 com minha
esposa, quando estive em visita a Lages. No bairro de Invernadinha,
nos limites da zona urbana da cidade, ficaria a estação.
Nada encontramos. A ferrovia passava ali perto dos escritórios
e de um pátio da Celesc, companhia de eletricidade catarinense,
e a linha seguia num aterro que somente podia ser ultrapassado de carro
na rua que desce da entrada da Celesc. Havia algumas casas, um
bairro, mesmo. Próximo à ferrovia, nada. Ninguém
se lembrava de estação alguma ali. E ela deveria ter ficado
próxima à passagem de nível, pois ali seria o
único local para se manter algum desvio ou mesmo uma plataforma.
Para além, mata fechada. Para o lado da cidade, o aterro.
Mas as ruínas da estação ainda existiam em 2018: eu é que não tive tempo para continuar minha busca. Vejam fotos abaixo.
ACIMA: Vila ferroviária de Invernadinha. Talvez jamais tenha sido utilizada pela ferrovia (Foto Allison Melo da Silva em 2018).
(Fontes:
o próprio autor) |
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A estação em ruínas em 29/8/2018. Foto Alisson Melo da Silva
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A estação em ruínas em 29/8/2018. Foto Alisson Melo da Silva |
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Atualização:
31.08.2018
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