|
|
Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
LAJES
Município de LaJes, SC |
Tronco Principal Sul - km 551,977 (1989) |
|
SC-1400 |
Altitude: 885 m |
|
Inauguração: 01.05.1965 |
Uso atual: ALL |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1963 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi
entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades
de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída
pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros
até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os
trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte
de passageiros. O trecho entre as estações de General
Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como
continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram
trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo
assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam
os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas
do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de
Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira
metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco
Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai
da RVPSC acabou por ser desativada. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Lajes foi inaugurada um ano e meio depois de a linha ter
lá chegado (foi em 28/12/1963), em 1965. Houve festas em 1963
também, mas o que lá chegou foi uma locomotiva a vapor
que trafegava apenas para as festas. Somente em maio de 1965 a operação
comercial dos trens da RVPSC atingiria a cidade, que, afinal, era
a única da serra catarinense que tinha valor significativo
na economia da região. Era então a estação
terminal. No final dos anos 1960, a linha foi esticada até
Vacaria e General Luz, no Rio Grande do Sul, mas o transporte de passageiros
nunca passou de Lajes, e foi extinto por volta de 1983, depois
de muitas interrupções entre 1978 e a época da
enchente em Santa Catarina, nesse ano, que, embora não tenha
afetado Lajes, serviu conservada e é operativa, mantida pela ALL. O silêncio impera
pela plataforma vazia. Se prestar bem atenção e ignorar o vento frio
que sopra pela planície, você poderá ouvir os ecos dos passageiros
que no passado transitavam por alí. Fantasmas de uma época distante,
quando os trens tínham a função social de transportar pessoas"
(Carlos Latuff, 04/2004). http://htpps//www.uol.com
ACIMA:
Dia da inauguração da estação de Lages em 1965.
Gente sobre o pátio, sobre os vagões e gôndolas.
Carros de passageiros que provavelmente trouxeram autoridades ou as
levariam, ou ambos (Acervo Nilson Rodrigues).
ACIMA: O trem misto
está parado em frente à estação. O carro
de passageiros era da Santa Matilde, havia ainda o bagageiro e os
de 1ª e 2ª classe, que o compunham para correr de Mafra a Lajes diariamente.
No primeiro plano à esquerda, está o barracão que era o depósito
de materiais da via permanente. Mais ao fundo, em cima do barranco,
os escritórios do 1º Batalhão Ferroviário, e junto aos trilhos o rancho
(cozinha) do 1º Batalhão, que posteriormente foi desmanchado
e com o material foi construído o Posto de Revisão. Esta foto é anterior
a 1970, pois não existia ainda o Posto de Abastecimento de diesel
(Acervo Paulo R. Stradiotto).
Uma descrição da estação de Lages: "Olhando
para a estação de Lages, da esquerda para direita,
temos a 1ª sala, onde era o bar e restaurante do Sr. Urbano,
a sala do meio era a sala de espera e venda de passagens e a
parte da direita era destinada à administração, sendo
o agente o Sr. Alceu Custodio dos Santos e o depósito
de mercadorias. Existia um outro grande depósito de mercadorias,
junto à 4ª linha, onde montei o posto de revisão provisório,
o qual também foi desmanchado" (Luiz Carlos
Buchmann de Araujo, 26/5/2011). |
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2006; Luiz Carlos Buchmann de Araujo, 2011; Alcides
Goularti Filho, 2008; Paulo Roberto Stradiotto; Nilson Rodrigues; Carlos
Latuff, 2004; Edmar Cesar Alves: Batalhão Mauá, 2003; Correio
dos Ferroviários, 1965; RFFSA: Relação de estações,
1989; Guias Levi, 1960-79). |
|
|
|
A estação na sua inauguração, em
1965. Foto revista Correio dos Ferroviários |
Plataforma vazia da estação de Lages, em 04/2004.
Foto Carlos Latuff |
Plataforma vazia da estação de Lages, em 04/2004.
Foto Carlos Latuff |
Trem da ALL junto à estação de Lages, em
04/2004. Foto Carlos Latuff
|
Estação de Lages, em 04/2004. Foto Carlos Latuff
|
A estação em 2008. Foto Alcides Goularti Filho
|
|
|
|
|
Atualização:
27.04.2023
|
|