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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1963-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MINHOCÃO
Município de Santa Cecília,
SC |
Tronco Principal Sul - km |
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SC-1406 |
Altitude: - |
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Inauguração: 02.02.1963 |
Uso atual: em pé e não conhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi
entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades
de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída
pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros
até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os
trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte
de passageiros. O trecho entre as estações de General
Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como
continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram
trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo
assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam
os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas
do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de
Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira
metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco
Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai
da RVPSC acabou por ser desativada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Minhocão fica próxima ao viaduto do Minhocão,
entregue em 1944 e o maior da linha, com 320 m de comprimento. O nome
da estação e do viaduto vem provavelmente da extensão
do viaduto. "A foto abaixo da estação atual
foi tirada em sentido contrário às outras abaixo, dos anos
1950, donde se conclui que aquela estação de madeira era temporária.
Segundo
ACIMA:
A mesma foto mostrada no pé da página, onde aparece
a antiga estação do Minhocão, talvez ainda em
fase de cosntrução: "Estou enviando a foto anexa
apenas para aclarar algumas dúvidas. Notar na foto anexa, o local
onde foi construída a estação definitiva. Todas as demais construções
que aparecem na foto não existem mais e provavelmente foram usadas
somente durante a construção da ferrovia. O túnel que aparece ao fundo
é no sentido de Mafra, e o viaduto do Minhocão, propriamente dito,
fica do lado oposto, ou seja, à direita da foto. Na foto que enviei
recentemente, o trem já está com parte dele sobre o viaduto"
(Texto: Nilson Rodrigues, 2008). ABAIXO: Trem da ALL estacionado próximo
à estação de Minhocão, em 2008 (Foto Nilson
Rodrigues).
o pessoal da ABPF, é muito difícil chegar ao local se não for por
trem. Há viadutos muito bonitos próximos a essa estação"
(Nilson Rodrigues, 10/2004). "Ela fica no km 117, local
já bastante desabitado pois os últimos (poucos) moradores residem
próximos a Estação de Arigolândia. Daí prá frente, moradores
só no Campo do Areião, próximo à Estação de Coronel
Buarque" (Helio Henkels, 09/2006).
(Fontes: Helio Henkels, 2006; Nilson Rodrigues, 2004-8;
Batalhão Mauá, de Edmar Cesar Alves, 2003; Relação
de estações da RFFSA, 1989) |
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O tpunel e o pátio da estação do Minhocão,
foto sem data (ver foto maior, acima). Foto do livro Batalhão
Mauá, de Edmar Cesar Alves, 2003, pág. 69
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Posto telegráfico de Minhocão, no quilômetro
116 na época. Foto da época da construção
da linha, provavelmente anos 1950, do livro Batalhão
Mauá, de Edmar Cesar Alves, 2003, pág. 83
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A estação atual, em 2004. Foto Everaldo, da ABPF,
cedida por Nilson Rodrigues |
A estação em 2004. Foto Helio Henkels
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A estação em 2008. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 2014. Foto |
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Atualização:
04.10.2014
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