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RFFSA (1979-1996) |
MUÇUM
Município de Muçum, RS |
Linha Roca Salles-Passo Fundo - km 143,40
(placa) |
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RS-2217 |
Altitude: 81,92 m (placa) |
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Inauguração: 7.12.1979 |
Uso atual: totalmente restaurada (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1982? |
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HISTORICO DA LINHA: A chamada
Ferrovia do Trigo, ligando Passo Fundo a Roca Salles, foi construída
pelo Primeiro Batalhão Ferroviário, inaugurada em dezembro
de 1979 e entregue à administração da RFFSA em
1981. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Muçum foi inaugurada em 1979.
Fica situada na linha Roca Salles-Paço Fundo, inaugurada
nessa época.
Na cidade de Muçum fica uma das pontes ferroviárias
mais altas do mundo - o viaduto 13 - com 143 m de altura e 509 m de
extensão. Seria este o maior viaduto da América Latina
e o segundo do mundo. A estação localiza-se fora da
cidade e em 2017 estava abandonada.
"A EF-491, ligando Roca Sales a Passo Fundo, que passa pelo
território de Muçum, tem uma longa e interessante história. Já em
1890, o Governo Federal, através do Eng. Antão Gonçalves de Farias,
superintendente das obras públicas, nomeava o Eng. João Luiz F. Santos,
para organizar o plano de viação, do Estado do Rio Grande do Sul,
especialmente com ferrovias na região colonial italiana.
Em 1908, o Intendente de Lajeado, João Batista de Mello, informava
em memorial enviado à Viação do Estado, em 02 de dezembro: "A construção
da Estrada de Ferro da Concessão, à Cia Internacional Berbau Industrie
de Erkelens, na Alemanha, cujo ponto inicial será Lajeado, segundo
pensa o Eng. da dita Companhia, atualmente em estudos"...
Em outro relatório, de 15 de outubro de 1910, o Intendente Mello informava:
"A Estrada de Ferro Taquari-Passo Fundo, cujo traçado foi projetado
pelo Eng. Jans Meyer, passa por Vila Fão (Lajeado)".
O plano inicial para a construção da Estrada de Ferro, foi aprovado
em 19 de abril de 1909, em que era prevista a ligação ferroviária
entre Taquari e Passo Fundo, passando por Soledade.
Outro estudo teve início em 1910 e paralisado por ocasião da I Guerra
Mundial (1914/1918). Entrementes, o Sr. André Zilio, residente em
Muçum, enviava ao Presidente do Estado, o seguinte ofício: "General
Osório, 03 de fevereiro de 1913" Exmº Sr. Dr. Antônio Augusto Borges
de Medeiros. MD Presidente do Estado do Rio Grande do Sul. O fim desta
minha carta é para provar dificuldades. Há 13 anos, que estou neste
lugar e quase o único exportador, lutando todo o ano, para o progresso
desta zona em poder servir o povo e o comércio daqui e de outros municípios,
tanto em mercadorias da capital, como também da produção desta zona
para a nossa capital. Animo-me com uma coragem tal, que chego a V
Exª para pedir a construção de uma estrada de ferro, na margem do
rio Taquari, desde a Volta dos Freitas, por ser porto franco, seguindo
para General Osório e depois para o passo de Alfredo Chaves. Sendo
possível esta construção, espero sua solução, para poder tratar do
assunto, assim terei o prazer de poder ter a resposta de V Exa. Com
isso me assino, seu criado - (André Zilio)".
No início do ano seguinte, 1914, André Zílio encaminhava um novo pedido
para a construção da estrada de ferro, com os seguintes dizeres: "Em
três de fevereiro do ano passado, enviei a V.Exª um pedido para a
construção de uma estrada de ferro, partindo da Volta dos Freitas,
passando por Estrela, Corvo, Roca Sales e General Osório, do que,
em vista de não tê-la obtido, torno novamente a V Exª, crendo que
fará todos os estudos da conveniência desta estrada. Foram decretados
2.500 Contos de réis, para barragens e melhoramentos no rio Taquari,
onde mais conveniente será fazer-se diretamente a estrada de ferro,
seguindo depois para Passo Fundo".
Um novo tratado foi então projetado, passando a estrada de ferro,
por Encantado, subindo pela várzea do rio Guaporé, até Passo Fundo.
Em 1945, foram iniciados novos estudos do trajeto, quando ficou definido
que a estrada de ferro passaria por Roca Sales, Muçum, até Passo Fundo.
A obra, já iniciada pelo Ministério de Viação e Obras Públicas, sofreu
várias paralisações, até 1971.
Neste ínterim, surgiu um novo projeto parcial, feito pelo 1° Batalhão
Ferroviário, no trecho Barra do Jacaré-Rio das Antas, que previa o
entroncamento ferroviário na margem esquerda do rio Taquari, em frente
a Barra do Jacaré, que serviria de junção dos dois eixos ferroviários,
Barra do Jacaré-Passo Fundo e o outro com o Tronco Principal Sul da
Rede Ferroviária Federal. Este estudo não se concretizou totalmente,
de vez que o entroncamento foi construído nas proximidades da cidade
de Roca Sales, de onde partem dois ramais em direção a Muçum-Passo
Fundo e o outro, que vai fazer a junção com o Tronco Principal Sul,
ao Nordeste do Estado.
O ramal que vai de Roca Sales-Muçum-Passo Fundo, com 158 km de extensão,
atravessa uma região de relevo extremamente acidentado, o que acarretou
a construção de importantes obras de engenharia, como túneis, viadutos,
pontes e aterros, de grandes proporções.
Em 1971, os trabalhos de construção da importante obra foram reiniciados,
no trecho Roca Sales-Passo Fundo, pelo 1º BF. Denominada primeiramente
L-35, a "Ferrovia do Trigo", esta ligação diminuiu em 24 horas o tempo
de percurso entre Porto Alegre-Passo Fundo, passando por Santa Maria.
No município de Muçum, a ferrovia passa por diversas obras de engenharia
de grande vulto, onde se destacam a Ponte Brochado da Rocha, os viadutos
nº 11, 12 e 13, este o maior de todos, interligados por vários túneis.
A Ferrovia EF-491 foi inaugurada em 07 de dezembro de 1978, com a
presença do Presidente da República e demais autoridades, em um trem
especial, onde a caravana presidencial partindo de P. Fundo prosseguiu
até Porto Alegre, e onde parava, era saudada pelas autoridades locais,
povo e alunos dos educandários locais" (Gino Ferri,
Muçum, Princesa das Pontes).
Flavio Michellini informa em setembro de 2021 que a estação foi totalmente restaurada.
(Fontes: Foto Alfredo Rodrigues; Vitor Hugo Langaro;
Milton Amaral; Jonas Chanan Vichinheski; Gino Ferri: Muçum, Princesa
das Pontes) |
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Estação de Muçum, provavelmente anos 1980.
Acervo Milton Amaral |
Ponte ferroviária de Brochado da Rocha. Abaixo, a cidade
de Muçum. Foto Alfredo Rodrigues em 09/2006 |
A estação em 01/2007. Foto Jonas Chanan Vichinheski |
A estação em 10/2/2010. Foto Alfredo Rodrigues |
A estação em 3/3/2015. Foto Vitor Hugo Langaro |
A estação de Muçum já restaurada em 29/8/2021. Foto Flavio Michellini |
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Atualização:
03.09.2021
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