|
|
Viação
Férrea do Rio Grande do Sul (1969-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALL (1996-2010) |
ROCA
SALLES
Município de Roca Salles, RS |
Tronco Principal Sul - km 157,30 (placa) |
|
RS-0269 |
Altitude: 53 m (placa) |
|
Inauguração: 16.02.1968 |
Uso atual: deposito da ALL (2020) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1968 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi
entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades
de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída
pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros
até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os
trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte
de passageiros. O trecho entre as estações de General
Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como
continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram
trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo
assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam
os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas
do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de
Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira
metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco
Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai
da RVPSC acabou por ser desativada. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Roca Salles foi inaugurada em 1968, com viagem inaugural e tudo.
Durante os estudos para construção do TPS, a estação
era chamada de Barra do Jacaré.
A cidade onde está hoje a estação chamava-se Conventos Vermelhos e teve o nome alterado em 1902 para Roca Salles em homenagem
aos presidentes argentino (Julio Roca) e brasileiro (Campos
Salles), que haviam trocado visitas dois anos antes. Tornou-se
município em 1955.
Já a ferrovia do Trigo
foi inaugurada em 1978, quando Roca Salles passou a ser o entroncamento entre a linha Mafra-Lages-General Luz (Tronco Principal Sul) e essa linha
que ligava esta à estação
de Passo Fundo, na linha Santa Maria-Marcelino Ramos.
A estação fica hoje a quatro quilômetros
da cidade.
Numa publicação da extinta Fepasa, "A
Ferrovia Paulista", de junho de 1994, um texto descreve uma viagem
feita em carros de passageiros atrelados a um trem cargueiro desta
ferrovia que percorreu, em 1994, para uma reportagem da TV Globo,
toda a ferrovia entre a estação de Amador Bueno,
nos limites da Grande São Paulo, e Mendoza, na
Argentina, passando pelas linhas da antiga Sorocabana e pelo Tronco
Principal Sul até General Luz, depois pela velha Porto
Alegre-Uruguaiana, onde atingiu e entrou nas ferrovias argentinas, seguindo até Mendoza.
Eram 23 pessoas em seis carros de passageiros, dois leitos,
um restaurante, um carro panorâmico, um gerador e um bagageiro, além dos vagões de carga.
À medida em que o trem avançava, mais vagões
cargueiros eram colocados.
"Em Roca Sales embarcaram o prefeito
da cidade e o escritor Assis Brasil. A conversa entre os dois mostrou,
além da integração comercial, a cultural"
(da reportagem do jornal citado). A citação mostra que
a estação mantinha condições para o embarque
naquela época.
"Quando iniciei minha vida profissional
(1982) trabalhei por um ano como veterinário sediado em Roca Sales.
É uma cidadezinha que se encaixaria muito bem em um maquete ferroviária:
a via férrea vindo de Corvo beirando o rio Taquari corta a cidade
em um nível mais alto, sobre um talude, e cruza as ruas por sobre
viadutos (são 3 se não me engano) e devido ao desnível do terreno
a 4a. rua é que passa por sobre a ferrovia (mais ou menos atrás da
igreja). Logo após, os trilhos desaparecem dentro de um túnel. A estação
fica depois do túnel, longe da cidade. Lembro que no início eu acordava
toda vez que passava o trem, depois a gente acostuma. Faz mais de
10 anos desde a última vez que lá estive" (Kieling Franco,
09/2006).
Em 2018 era utilizada como depósito pela ALL.
É visivel a graça da arquitetura, com as letras sobre o telhado “flutuando”. Tambem era possível notar as placas que indicavam a distancia até a próxima estaçao, sendo 2 ja que ali é onde se inicia a ferrovia do trigo/ramal de Passo Fundo. Foto por Augusto Taschetto em 04/06/2022
ACIMA: O trem Minuano em Rocca Salles em 1968. Foi a única
vez em que um trem de passageiros passou por aí, já
que a linha jamais teve trens de passageiros. Era a inauguração
da linha (http://sevfrgs.blogspot.com.br).
ACIMA: A estação de Rocca Salles em 11/2017 (Foto Joaquim Machado).
|
TRENS - Jamais houve tráfego regular de trens de passageiros
no trecho do Tronco Sul entre Lajes, SC e Montenegro, RS. |
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Kieling Franco; Gelson Gomes; Vitor Hugo Langaro; Guilherme Citolin; http://sevfrgs.blogspot.com.br;
Emanuel Marcos Cruz e Prado: Primeiro Batalhão Ferroviário
Benjamin Constant - 142 anos de História; A Ferrovia Paulista,
nro. 6, 1994) |
|
|
|
A estação em 2000. Foto Guilherme Citolin |
A estação em 2000. Foto Guilherme Citolin |
Pátio da estação em 08/2006. Foto Gelson
Gomes |
Locomotiva da ALL no pátio da estação em
08/2006. Foto Gelson Gomes |
A estação em 08/2006. Foto Gelson Gomes |
A estação em 08/2006. Foto Gelson Gomes |
A estação em 10/2/2010. Foto Alfredo Rodrigues |
A estação em 3/3/2015. Foto Vitor Hugo Langaro |
A estação de Roca Salles em 4/1/2022. Foto Augusto Taschetto |
|
|
|
|
Atualização:
26.06.2022
|
|