|
|
Viação
Férrea do Rio Grande do Sul (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTA
TEREZA
Município
de |
Tronco
Principal Sul - km |
|
RS-2998 |
|
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: oficina
mecânica |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
|
|
HISTORICO
DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina
e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963
e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha
Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário.
Esse trecho transportou passageiros até 1978. Por volta de
1970, foi entregue o trecho ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas
este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações
de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos
1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também
passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz,
e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha
trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária
as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que
vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues
na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida
como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha
Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada. |
|
A ESTAÇÃO:
"A estação de SantaTeresa atualmente )janeiro de 2007) se
encontra desativada: as casas da estação estão ocupadas,e até há
poucos dias a estação era usada por uma oficina de lanternagem (chapeação)"
(Jonas Chanan Vichinheski, 01/2007).Fica entre os km 119 e
120 (atuais). (Fontes: Marcelo Ferrari, 2007; Jonas Chanan Vichinheski,
2007) |
|
|
|
A estação de Santa Teresa em 2006. Foto Jonas
Chanan Vichinheski
|
Estação de Santa Teresa em 2007. Foto Marcelo
Ferrari |
Estação de Santa Teresa em 2007. Foto Marcelo
Ferrari |
Estação de Santa Teresa em 2007. Foto Marcelo
Ferrari |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
03.05.2007
|
|