|
|
...
(1955-2001)
Santa Ernestina
Taquaritinga-nova
Jurupema-nova
...
Tronco EFA-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
|
|
|
|
|
E. F. Araraquara
(1955-1971)
FEPASA (1971-1998) |
TAQUARITINGA-NOVA
Município de Taquaritinga, SP |
Linha-tronco nova - km 75,116 (1960) |
|
SP-2912 |
Altitude: 561 m |
|
Inauguração: 22.01.1955 |
Uso atual: "Estação Cidadania"
(2015) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1955 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro
trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros,
a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois
de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol,
e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente
Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se
a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início
dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens
de passageiros, nos últimos anos somente até São
José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando
foram suprimidos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Taquaritinga-nova foi aberta em 1955 na linha nova, retificada
e com bitola larga, para substituir a estação original, deixada fora
da linha, do outro lado da cidade (veja caixa abaixo, de 1955)..
O último trem de passageiros da Ferroban passou por ela em 15 de março
de 2001, sem parar na estação, que já estava desativada, funcionando
como uma espécie de centro comunitário até o fim de 2000.
Depois, a RFFSA ordenou a sua desocupação, e em 2001 a estação
estava abandonada. "Agora no ano de 2007, a estação passou
a ser utilizada pelo projeto "Estação da Cidadania", de autoria da
prefeitura municipal. O espaço é utilizado para cursos de capacitação
profissional como panificação, culinária, corte de cabelo, penteados,
maquiagem, manicure e pedicure. Além disso, abriga também o projeto
Guri, que oferece aulas de instrumentos musicais para as crianças"
(Priscilla Ramos de Moraes, 10/2007).
Em 2015, permanecia da mesma forma e o uso era o mesmo.
(Veja também TAQUARITINGA-VELHA)
1955
AO LADO: Inauguração do trecho de Araraquara a Taquaritinga - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO COMPLETO (O Estado
de S. Paulo, 25/09/1955). |
|
1961
AO LADO: Acidente em Taquaritinga (O Estado
de S. Paulo, 19/02/1961). |
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio
Rizzo; Rafael Corrêa; Priscilla Ramos de Morais; Hermes H. Hinuy;
Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo Ralph
M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 16/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 16/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Fachada da estação em 26/04/2001. Foto Hermes
Y. Hyhuy |
Plataforma da estação em 26/04/2001. Foto Hermes
Y. Hinuy |
A fachada da estação em 2007. Foto Priscilla Ramos
de Morais |
A estação em 2/3/2009. Foto Rafael Corrêa |
A estação em 2/3/2009. Foto Rafael Corrêa
|
Armazém da estação em 2/3/2009. Foto Rafael
Corrêa |
A estação em 22/5/10'5. Foto Silvio Rizzo |
|
|
|
|
Atualização:
02.12.2021
|
|