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E. F. Araraquara
(1955-1960)
FEPASA (1971-1998) |
JURUPEMA-NOVA
Município de Taquaritinga, SP |
Tronco novo (bitola larga) - km
83,300 |
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SP-2184 |
Altitude: 550 m |
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Inauguração: c.1955 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1959 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido
o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas
financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente
em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada
até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando
a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná.
Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m,
totalmente pronta no início dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada
pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente
até São José do Rio Preto, circularam até março
de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1959 (*R-EFA,1962), na linha nova, retificada
e com bitola larga, e substituía a estação antiga,
desativada na linha velha. Ficava fora do bairro de Jurupema,
a cerca de dois quilômetros do núcleo.
Porém, já em 1960, a E. F. Araraquara anunciava o seu
fechamento, publicado no jornal O Estado de S. Paulo no dia
4 de março desse ano e sem dar maiores explicações.
Os habitantes da localidade protestaram ante o anúncio, mandando
carta ao governador Carvalho Pinto. Ela acabou sendo fechada
três meses depois, em 15 de junho (ver caixas abaixo). Estava claro
que a estação era algo que não gerava mais benefício
algum para a ferrovia.
De qualquer forma, em 1986, já havia sido demolida.
VEJA TAMBÉM JURUPEMA-VELHA
1960
AO LADO: Comunicação de abertura da estação (O Estado
de S. Paulo, 04/03/1960). |
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ACIMA: Fechamento da estação
de Jurupema a partir de 15/6/1960 (O Estado de S. Paulo, 7/6/1960).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; O Estado de S. Paulo, 1960; E. F. Araraquara: relatórios
anuais, 1940-69; O Estado de S. Paulo, 7/6/1960; Mapa - acervo Ralph
M. Giesbrecht) |
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Atualização:
02.12.2021
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