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RFFSA (1981-1992)
CPTM (1992-) |
TATUAPÉ
Município de São Paulo, SP |
Ramal de São Paulo - km |
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SP-2910 |
Altitude: - |
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Inauguração: 05.11.1981 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1981 |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1869,
foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte
(ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha
da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877,
chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se
com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia
ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do
tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no
terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração
oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com
festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas
e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação
em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da
decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a
queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central
do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte,
com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro
trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho
todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho
entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980,
pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos
provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte
de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do
Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária
da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal,
continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro
II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação Tatuapé
foi inaugurada pelo ministro dos Transportes, Eliseu Resende,
em 5/11/1981, e substituiu a estação Clemente Falcão, fechada
no mesmo dia por estar a menos de 900 metros da nova estação
(Revista Ferrovia, no. 81, de 1981) (veja também caixa abaixo, de 3/11/1981).
Por sua
vez, a estação Tatuapé foi colocada aproximadamente onde um dia foi a Quinta
Parada da antiga Central do Brasil. Fica
no mesmo prédio da estação Tatuapé do metrô. Na época, estudava-se
a implantação de uma estação, praticamente no mesmo local, de nome
Tuiuti, mas o o projeto foi abandonado com a abertura
da de Tatuapé.
Houve inúmeras reclamações contra a desativação da estação de Clemente Falcão (veja caixa abaixo, de 3/11/1981).
Ela faz integração com a estação do metrô, do outro lado do enorme
prédio em que ambas se situam. Ali as linhas correm paralelas.
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1918
AO LADO: Notícia
publicada no jornal vendendo uma chácara "na 5a
parada". ou seja, na região junto a ela (Diário
Popular, 22/2/1918).
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ACIMA: A estação de Tatuapé será inaugurada no dia 5 de novembro de 1981 e provoca reclamações dos usuários - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 3/11/1981).
ACIMA: Ainda com o símbolo
da RFFSA, a foto deve ter sido tomada quando a RFFSA ainda tinha a
posse da estação: teoricamente, entre 1981 e 1983, ano
em que foi criada a CBTU. No entanto, estas modificações
não ocorrem imediatamente... vamos dizer que a foto seja dos anos 1980 (Foto Caio Cesar Ortega).
ACIMA: Estação do Tatuapé da
CPTM em 25/7/2014 (Foto Carlos Almeida).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Caio
Cesar Ortega; William Gimenez; Carlos R. Almeida; Diario Popular,
1918; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Mapa - R. M. Giesbrecht) |
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Plataforma de embarque, anos 1990. Foto William Gimenez |
A estação do Tatuapé em 28/05/2000. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
22.09.2021
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