A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Chave Queluz
Tibúrcio
Capivari
...

seção Ituana - 1935
...
 
E. F. Sorocabana (1905-1971)
FEPASA (1971-c. 1991)
TIBÚRCIO
Município de Elias Fausto, SP
Ramal de Piracicaba - km 180,021   SP-2925
Altitude: 531 m   Inauguração: 1907
Uso atual: demolida c. 1998   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1925 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980. Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa Pinto. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 80. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.
 
A ESTAÇÃO: Nos relatórios da Sorocabana, referentes aos anos de 1906 e 1907, aparecem notas sobre a construção do edifício do posto telegráfico de Tibúrcio, que a partir de 1907 passaria a aparecer na relação das estações. Há fontes citando sua inauguração muito antes, em 1873, o que parece absurdo, pelos dados dos relatórios.

Em 1920, as condições da estação eram péssimas, pois a estação era "um pardieiro", de acordo com o relatório do Estado, novo dono da Sorocabana a partir daquele ano.

Em 1/10/1925, foi elevada a estação.

A estação foi demolida em 1998, de acordo com moradores da colônia do mesmo nome, que sobreviveu junto com sua capelinha, e que me deram um depoimento rápido no local em 02/04/1998.

O lugar da estação era então indistinto (embora estivesse situado não muito longe da colônia), visto que se plantou cana por toda a área.

1918
AO LADO: O fraco movimento de Tiburcio obriga moradores da estação a irem até Capivari (O Estado de S. Paulo, 13/01/191833).

1933
AO LADO: Tiburcio Pacheco, que deu o nome à estação morre em Capivari (O Estado de S. Paulo, 25/1/1933).

     

Estação de Tibúrcio, totalmente abandonada em 1979, quando a linha ainda estava ativa e os trens de passageiros haviam deixado de passar apenas três anos antes. Foto José Pinto Siqueira Jr.

Estação de Tibúrcio em 1979. Foto José Pinto Siqueira Jr.

Casas da Sorocabana em frente à estação de Tibúrcio em 1979. Foto José Pinto Siqueira Jr.
     
     
Atualização: 14.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.