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E. F. Sorocabana
(1905-1971)
FEPASA (1971-c. 1991) |
TIBÚRCIO
Município de Elias Fausto, SP |
Ramal de Piracicaba - km 180,021 |
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SP-2925 |
Altitude: 531 m |
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Inauguração: 1907 |
Uso atual: demolida c. 1998 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1925 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo
da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e
Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União
Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto
terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877.
A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905,
com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal
- algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve
o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para
trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980.
Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa
Pinto. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em
1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos
até meados dos anos 80. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados,
foram retirados pela agora FEPASA. |
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A ESTAÇÃO: Nos relatórios
da Sorocabana, referentes aos anos de 1906 e 1907, aparecem notas
sobre a construção do edifício do posto telegráfico de Tibúrcio,
que a partir de 1907 passaria a aparecer na relação das estações. Há
fontes citando sua inauguração muito antes, em 1873, o que parece absurdo, pelos
dados dos relatórios.
Em 1920, as condições da estação eram péssimas,
pois a estação era "um pardieiro", de acordo com o relatório
do Estado, novo dono da Sorocabana a partir daquele ano.
Em 1/10/1925,
foi elevada a estação.
A estação foi demolida em 1998,
de acordo com moradores da colônia do mesmo nome, que sobreviveu
junto com sua capelinha, e que me deram um depoimento rápido no local em 02/04/1998.
O lugar da estação era então indistinto (embora estivesse situado não
muito longe da colônia), visto que se plantou cana por toda a área.
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1918
AO LADO: O fraco movimento de Tiburcio obriga moradores da estação a irem até Capivari
(O Estado de S. Paulo, 13/01/191833). |
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1933
AO LADO: Tiburcio Pacheco, que deu o nome à estação morre em Capivari
(O Estado de S. Paulo, 25/1/1933). |
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Estação de Tibúrcio, totalmente abandonada
em 1979, quando a linha ainda estava ativa e os trens de passageiros
haviam deixado de passar apenas três anos antes. Foto
José Pinto Siqueira Jr. |
Estação de Tibúrcio em 1979. Foto José
Pinto Siqueira Jr. |
Casas da Sorocabana em frente à estação
de Tibúrcio em 1979. Foto José Pinto Siqueira
Jr. |
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Atualização:
14.12.2021
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