|
|
...
Elias Fausto
Chave Queluz
Tibúrcio
...
seção Ituana - 1935
,,,
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2008
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1950-1971)
FEPASA (1971-c. 1988) |
CHAVE QUELUZ
Município de Elias Fausto, SP |
Ramal de Piracicaba - km |
|
SP-1153 |
Altitude: - |
|
Inauguração: c.
1950 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo
da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e
Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União
Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto
terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877.
A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905,
com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal
- algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve
o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido em
1966 e seus trilhos foram retirados em 1969. O tráfego de passageiros
entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga
continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 80. Por
volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora
FEPASA. |
|
A ESTAÇÃO: A Chave Queluz
foi aberta provavelmente por volta de 1950.
Demolida, dela não
encontrei vestígios. Assim como no caso da Chave Stein,
os relatórios da ferrovia, embora citando por algum período a Chave
Leopoldina (um pouco mais à frente), não citam em nenhum momento
esta parada.
Ela ficava perto da colônia da Fazenda Queluz,
que ainda existiria hoje, junto a uma represa no rio do mesmo nome. O depoimento rápido me foi dado em 02/04/1998,
em visita ao local.
|
1892
AO LADO: A Fazenda Queluz estava à venda neste ano e é descrita no anuncio (O Estado de S. Paulo, 1/3/1892). |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
12.04.2020
|
|