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VXY Mogiana em MG
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Santana da Ponte Pensa
Três Fronteiras
Santa Fé do Sul
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Tronco EFA-1970
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ESTIVE NO LOCAL: 2023
ESTIVE NA ESTAÇÃO: 2023
ÚLTIMA VEZ: 2023
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E. F. Araraquara (1952-1971)
FEPASA (1971-1998)
TRÊS FRONTEIRAS
Município de Três Fronteiras, SP
Linha-tronco - km 414,209 (1960)   SP-2939
Altitude: 391 m   Inauguração: 18.10.1952
Uso atual: abandonada (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela FEPASA. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Três Fronteiras foi inaugurada em 1952, quatro anos depois da fundação da cidade. Era um barracão de madeira, substituída mais tarde (quando?) por uma estação de alvenaria.

A vila tornou-se município em 1959.

"Gostaria só de dizer que a ferrovia na história da cidade teve um papel central. Informados na época do traçado da ferrovia, os fundadores de Três Fronteiras implantaram o projeto na forma de dois núcleos urbanos denominados de Marcondes Filhos e São José da Alegria. Após os núcleos foram unificados em Três Fronteiras. Originariamente o projeto previa a instalação da estação ferroviária bem no centro onde foi construído o pontilhão mais antigo. Porém, Santa Fé do Sul que era a cidade da CAIC, também tinha a previsão da estação. Acontece que a distância entre as cidades era pequena e com isso as duas estações tiveram que ser afastadas uma da outra, para que fosse possível o mínimo de distância entre as duas estações. Desta forma as duas estações ficaram afastadas da cidade (Elton Poiatti Olivio, 1/9/2020).

Em 1986, a estação estava bem conservada, e aberta. Dali saía um pequeno ramal de serviço para uma pedreira da FEPASA, que na época já estava desativada, desde 1973 (ver caixa abaixo).

Na verdade, depois de um período de abandono entre o final dos anos 1970 e o início dos anos 1980, a estação passou por uma reforma, em 1983, sendo reaberta, fato que ganhou uma placa comemorativa do governo Montoro. Porém, nos anos 1990, depois de fechada, voltou ao abandono total.

A estação fica longe da cidade e o local, segundo Hermes Hinuy, é assustador, com a vila ferroviária e a estação totalmente abandonadas.

"Parece que esta estação é constantemente esquecida pela cidade. Na sua frente há uma placa de 1986 que indica uma reforma na estação, após anos de abandono. Quinze anos depois a história
se repete, mas parece que não surgirá outro prefeito bondoso. A vila de ferroviários (de onde tirei a foto) fica na parte alta do terreno, mas nela todas as casas estão abandonadas. A estação está desocupada e depredada, e assim já estava quando passei ali em 1993" (Rodrigo Cabredo, 09/2001).

1952
À ESQUERDA: Notícia do jornal Fo
lha da Manhã (atual Folha de S. Paulo) publicada em 17/10/1952 anunciando a abertura das cinco estações entre Jales e a terminal, Presidente Vargas, pela E. F. Araraquara.

ACIMA: A pedreira. Provavelmente anos 1950-60 (Cessão Elton Poiatti Olivio)

1952
À ESQUERDA: Notícia do jornal Fo
lha da Manhã (atual Folha de S. Paulo) publicada em 17/10/1952 anunciando a abertura das cinco estações entre Jales e a terminal, Presidente Vargas, pela E. F. Araraquara.

1959
AO LADO:
Construção da passagem inferior na estação de Tres Fronteiras Ecatu (O Estado de S. Paulo, 6/12/1959)

ACIMA: Chegada de Laudo Natal à estação. Provavelmente anos 1970 (Cessão Elton Poiatti Olivio).

ACIMA: Ramal para a pedreira. Provavelmente anos 1970 (Cessão Elton Poiatti Olivio).
ACIMA: Construção da estação. Provavelmente início dos anos 1970 (Cessão Elton Poiatti Olivio).
ACIMA: A desmontagem da pedreira e de seu ramal em 1973 (Diario Popular, 19/10/1973).

ACIMA: O antigo armazém do pátio ferroviário de Três Fronteiras. Parece ter ainda alguma utilidade para alguém (Foto Rafael Correa, março de 2009).

ACIMA: Na estação abandonada, a plataforma coberta de mato e o sempre presente dístico com o nome da estação na plataforma (Foto Silvio Rizzo em 5/8/2015).

ACIMA: Em Três Fronteiras, o pátio cheio de mato e a comprida plataforma, em foto de Gilson Marques em 23/7/2023. Quem aparece na foto sou eu, autor deste site.

(Fontes: Rodrigo Cabredo; Silvio Rizzo; Rafael Correa; Hermes Y. Hinuy; Folha da Manhã, 1952; EFA: Relatórios anuais, 1940-69; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

De madeira, o que foi a primeira estação da cidade. Local deserto, pode ter sido tomada no dia de sua inauguração em 1952 (Autor desconhecido - Wikipedia)

Estação de Três Fronteiras, em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo

A plataforma da estação, em 20/11/2001. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação, em 20/11/2001. Foto Hermes Y. Hinuy

Placa comemorativa, de 1983, da reforma da estação, em foto de 20/11/2001. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação em 03/2009. Foto Rafael Correa

A estação de Três Fronteiras em 5/8/2015. Foto Silvio Rizzo
   
     
Atualização: 30.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.