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E. F. Araraquara
(c.1964-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SANTANA
DA PONTE PENSA
Município de Santana da Ponte Pensa,
SP |
Linha-tronco - km 403 (1986) |
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SP-2831 |
Altitude: - |
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Inauguração: c.1964 |
Uso atual: nenhum (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: desconhecido |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido
o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas
financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente
em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada
até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando
a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná.
Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m,
totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada
pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente
até São José do Rio Preto, circularam até março
de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A cidade
de Santana da Ponte Pensa foi fundada em 1951, mas a estação
- que nunca passou apenas de uma plataforma com cobertura - somente
foi aberta anos depois (não há registros de data). Apesar
disso, tinha um movimento grande de passageiros.
A cidade se tornou município em 1964, e hoje a parada está
ali, abandonada. Há ali uma quantidade imensa de quero-queros,
pássaros que atacam quem deles se aproxima.
Um ex-vereador da cidade de Santana da Ponte Pensa conta a
história:
"Pimenta Bueno era o nome da estação de embarque
de passageiros da cidade de Santana da Ponte Pensa. Ela estava localizada
dentro de uma propriedade conhecida como "Fazenda dos Ingleses" e
distava três km da cidade, em virtude de uma lenharia que ali existia.
A referida propriedade estava em fase de desmatamento e a Estrada
de Ferro Araraquarense preferiu construir a estação naquele local.
Não fosse assim, haveria de construir ali um posto de captação de
madeira, para suprir as necessidades das locomotivas, que eram movidas
a vapor, as conhecidas 'Maria Fumaça', assim como uma estação de passageiros,
proxima à cidade de Santana da Ponte Pensa.
Até 1953, Santana da Ponte Pensa era conhecida por Sant'Ana do Sul,
nome que o Grupo Escolar levou até o início dos anos 1960. Neste ano,
foi elevado à categoria de distrito, quando se tomou conhecimento
do verdadeiro nome da cidade. No final dos anos 1950, início dos anos
1960, houve um movimento de moradores da cidade, visando pressionar
a administração da Estrada de Ferro Araraquarense para conseguirem
com que o trem de passageiros efetuasse parada nas proximidades da
cidade; foram vários contatos. A administração da E. F. A., resolveu
atender a justa reinvindicação daquele povo.
Após a emancipação a Município, ocorrido em 1964, a Prefeitura em
acordo com a referida empresa ferroviária, construiu uma plataforma
coberta, para embarque de passageiros, com projeto para que futuramente
fosse ali construida uma estação; o que acabou não acontecento em
virtude do sucateamento das ferrovias. Sou filho de José Dias, um
dos acima mencionados. Meu pai nos trouxe no ano de 1951 para o Brasil.
Moramos em Meridiano, SP até 1953, quando fomos para Sant'Ana do Sul,
como era chamada na época, tomamos um trem para Pimenta Bueno e de
lá, de charrete até a cidade. José Dias foi comerciante e residiu
em Santana da Ponte Pensa deste 1953 até o ano de 2001, quando veio
a falecer e lá se encontra sepultado" (Antonio Fouto Dias,
04/2007).
Estive em julho de 2023 na estação (ver caixa de 2023 mais
abaixo).
Veja também as estações de Santana da Ponte Pensa e de Pimenta Bueno e de Pimenta Bueno-nova.
ACIMA: A parada de Santana de Ponte Pensa no
meio do mato, literalmente, em 2009. Os trens da ALL ainda passam
por ali, mas, com o mato alto, é difícil imaginar que
haja trilhos ali (Foto Rafael Correa, março de 2009).
ACIMA: A parada de Santana da Ponte Pensa em julho de 2023 (Foto Ralph M. Giesbrecht).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2023; Silvio Rizzo, 2015; Rafael Correa, 2009; Antonio
Fouto Dias, 2007; Rodrigo Cabredo, 2001; Hermes Y. Hinuy, 2001; EFA: Relatórios
anuais, 1940-69; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, Fepasa, 1986; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, em 1986. Foto do relatório da
FEPASA desse ano |
A estação, em 1986. Foto do relatório da
FEPASA desse ano |
A estação em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo |
A estação em 20/11/2001. Foto Hermes Y. Hinuy |
A parada em 2015. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
05.08.2023
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