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VXY Mogiana em MG
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Pimenta Bueno-nova
Santana da Ponte Pensa
Três Fronteiras
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Tronco EFA-1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Araraquara (c.1964-1971)
FEPASA (1971-1998)
SANTANA DA PONTE PENSA
Município de Santana da Ponte Pensa, SP
Linha-tronco - km 403 (1986)   SP-2831
Altitude: -   Inauguração: c.1964
Uso atual: nenhum (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: desconhecido
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A cidade de Santana da Ponte Pensa foi fundada em 1951, mas a estação - que nunca passou apenas de uma plataforma com cobertura - somente foi aberta anos depois (não há registros de data). Apesar disso, tinha um movimento grande de passageiros.

A cidade se tornou município em 1964, e hoje a parada está ali, abandonada. Há ali uma quantidade imensa de quero-queros, pássaros que atacam quem deles se aproxima.

Um ex-vereador da cidade de Santana da Ponte Pensa conta a história:

"Pimenta Bueno era o nome da estação de embarque de passageiros da cidade de Santana da Ponte Pensa. Ela estava localizada dentro de uma propriedade conhecida como "Fazenda dos Ingleses" e distava três km da cidade, em virtude de uma lenharia que ali existia. A referida propriedade estava em fase de desmatamento e a Estrada de Ferro Araraquarense preferiu construir a estação naquele local. Não fosse assim, haveria de construir ali um posto de captação de madeira, para suprir as necessidades das locomotivas, que eram movidas a vapor, as conhecidas 'Maria Fumaça', assim como uma estação de passageiros, proxima à cidade de Santana da Ponte Pensa.

Até 1953, Santana da Ponte Pensa era conhecida por Sant'Ana do Sul, nome que o Grupo Escolar levou até o início dos anos 1960. Neste ano, foi elevado à categoria de distrito, quando se tomou conhecimento do verdadeiro nome da cidade. No final dos anos 1950, início dos anos 1960, houve um movimento de moradores da cidade, visando pressionar a administração da Estrada de Ferro Araraquarense para conseguirem com que o trem de passageiros efetuasse parada nas proximidades da cidade; foram vários contatos. A administração da E. F. A., resolveu atender a justa reinvindicação daquele povo.

Após a emancipação a Município, ocorrido em 1964, a Prefeitura em acordo com a referida empresa ferroviária, construiu uma plataforma coberta, para embarque de passageiros, com projeto para que futuramente fosse ali construida uma estação; o que acabou não acontecento em virtude do sucateamento das ferrovias. Sou filho de José Dias, um dos acima mencionados. Meu pai nos trouxe no ano de 1951 para o Brasil.

Moramos em Meridiano, SP até 1953, quando fomos para Sant'Ana do Sul, como era chamada na época, tomamos um trem para Pimenta Bueno e de lá, de charrete até a cidade. José Dias foi comerciante e residiu em Santana da Ponte Pensa deste 1953 até o ano de 2001, quando veio a falecer e lá se encontra sepultado
" (Antonio Fouto Dias, 04/2007).

Estive em julho de 2023 na estação (ver caixa de 2023 mais
abaixo
).

Veja também as estações de Santana da Ponte Pensa e de Pimenta Bueno e de Pimenta Bueno-nova.


ACIMA: A parada de Santana de Ponte Pensa no meio do mato, literalmente, em 2009. Os trens da ALL ainda passam por ali, mas, com o mato alto, é difícil imaginar que haja trilhos ali (Foto Rafael Correa, março de 2009).

ACIMA: A parada de Santana da Ponte Pensa em julho de 2023 (Foto Ralph M. Giesbrecht).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2023; Silvio Rizzo, 2015; Rafael Correa, 2009; Antonio Fouto Dias, 2007; Rodrigo Cabredo, 2001; Hermes Y. Hinuy, 2001; EFA: Relatórios anuais, 1940-69; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, Fepasa, 1986; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, em 1986. Foto do relatório da FEPASA desse ano

A estação, em 1986. Foto do relatório da FEPASA desse ano

A estação em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo

A estação em 20/11/2001. Foto Hermes Y. Hinuy

A parada em 2015. Foto Silvio Rizzo
 
     
Atualização: 05.08.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.