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VXY Mogiana em MG
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Parada Jaguaré
Universidade
Sears
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ramal Jurubatuba - 1970

Guia Levi, 1976
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2011
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E. F. Sorocabana (1957-1971)
FEPASA (1971-1979)
UNIVERSIDADE
Município de São Paulo, SP
Ramal de Jurubatuba - km 13,116 (1960)   SP-3314
Altitude: 717 m   Inauguração: 25.01.1957
Uso atual: nunca houve prédio   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha hoje está desativada até para cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Universidade foi inaugurada em 1957, juntamente com o ramal. Era considerada inicialmente um posto, apenas, ejamais teve um prédio. Era uma plataforma apenas, com terra batida e 15 metros de comprimento, que podia abrigar no máximo umas 50 pessoas (descrição feita em 1974). Durante o projeto, ela se chamava Jaguaré, mas já na inauguração levou o novo nome, por causa da instalação da Cidade Universitária, do outro lado do rio. Foi demolida em 1979, com a entrada em operação das estações do Ceasa e do Jaguaré, maiores, mais modernas e ambas próximas ao antigo pátio. Até aí, e desde 1976, ela ainda era atendida por um trem puxado por uma LEW que parava somente em Universidade, Pinheiros, Monark e Jurubatuba. Não encontrei fotos da antiga estação; ela ficava na verdade em algum ponto entre as duas estações da atual CPTM citadas acima, onde há um pátio ferroviário grande, entre a Marginal do Pinheiros e os terrenos do CEAGESP. Dali saíam os desvios que entravam no CEASA, no Jaguaré, hoje abandonados. "Eu me lembro de que, em 1978, quando estavam construindo o trecho da Marginal do rio Pinheiros entre a ponte do Jaguaré e o Cebolão, este também em construção, tínhamos de pegar um desvio para chegar a uma parte já pronta da Marginal. Numa dessas vezes, saí pela rua Xavier Kraus, vindo da avenida Gastão Vidigal, e saí por uma passagem de nível sobre um dos desvios e também da própria linha da então Fepasa, onde havia um semáforo. Por ali, entrávamos na nova Marginal e atingíamos não o Cebolão, ainda incompleto, mas a ponte dos Remédios, de forma a atravessar o rio e seguirmos para onde hoje é o Alphaville. Tudo isso devia ser bem próximo à antiga estação Universidade" (relato do autor, Ralph M. Giesbrecht, em 2007). "Quando o trem ia da Júlio Prestes para a Cidade Dutra, como todas as estações do ramal do rio Pinheiros ficavam à esquerda da linha, o chefe da estação tinha de entrar no trem para entregar o staff para o maquinista. Na volta a troca era feita pela janela do maquinista" (Carlos Alberto Leite Pereira, 11/2007). A estação ficava no km 14 (lembrar que a estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, fica no km 11).

ACIMA: desvios do Ceasa, no Jaguaré, saindo da linha da SOrocabana, hoje utilzada pela CPTM. Estão hoje cobertos pelo asfalto, e suas porteiras fechadas - quando não muradas (Guia SP, 1978). ABAIXO: "Uma parada onde será a futura estação Universidade", no trem inaugural da linha, em 25 de janeiro de 1957 (Foto revista Nossa Estrada, nro 223, janeiro de 1957).




AO LADO: Acidente com morte no trem da EFS, próximo à estação de Universidade, em 1957 (Folha da Manhã, 20/12/1957).

ACIMA: Pátio da estação Universidade, em foto tomada da altura da avenida Imperatriz Leopoldina em 1969. Ele pode ser vista ao fundo, do centro para a direita da fotografia, antes do rio Pinheiros - há um trem cargueiro passando por ele (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AMPLIAR). Dez anos depois, a linha foi afastada do rio para que se construísse a Marginal do rio Pinheiros nesse ponto (Governo Abreu Sodré: São Paulo, Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, 1969). ABAIXO: Pátio da estação de Universidade, provavelmente final dos anos 1960. À esquerda, onde hoje está o CEAGESP (CEASA). Ao fundo (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR), entre os dois primeiros postes da direita, lá atrás se vê a ponte velhs do Jaguaré em arco sobre o rio Pinheiros (Autor desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Coaraci Camargo; Carlos Alberto Leite Pereira; Folha da Manhã, 1957; Governo Abreu Sodré: São Paulo, Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, 1969; Guia SP, 1978; Nossa Estrada, 1957; O Estado de S. Paulo, 18/1/1974; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1950-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A plataforma da estação de Universidade em construção, com a linha já funcionando, em 1957. Foto da revista Nossa Estrada, nro 223, janeiro de 1957
   
     
     
Atualização: 25.04.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.