|
|
...
Parada Jaguaré
Universidade
Sears
...
ramal Jurubatuba - 1970
Guia Levi, 1976
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2011
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1957-1971)
FEPASA (1971-1979) |
UNIVERSIDADE
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Jurubatuba - km 13,116 (1960) |
|
SP-3314 |
Altitude: 717 m |
|
Inauguração: 25.01.1957 |
Uso atual: nunca houve prédio |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância
entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz
Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na
Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto.
Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957,
o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital.
Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e
a colocação da bitola mista, o que levou à demolição,
por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas
linhas, de todas as estações originais que estavam no
trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção
desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue,
agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes,
mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas
para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos
da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se
resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha,
na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi
suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha
hoje está desativada até para cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Universidade foi inaugurada em 1957, juntamente com o ramal.
Era considerada inicialmente um posto, apenas, ejamais teve um prédio.
Era uma plataforma apenas, com terra batida e 15 metros de comprimento,
que podia abrigar no máximo umas 50 pessoas (descrição
feita em 1974). Durante o projeto, ela se chamava Jaguaré,
mas já na inauguração levou o novo nome, por causa da instalação da
Cidade Universitária, do outro lado do rio. Foi demolida
em 1979, com a entrada em operação das estações do Ceasa
e do Jaguaré, maiores, mais modernas e ambas próximas
ao antigo pátio. Até aí, e desde 1976, ela ainda era atendida
por um trem puxado por uma LEW que parava somente em Universidade,
Pinheiros, Monark e Jurubatuba. Não encontrei
fotos da antiga estação; ela ficava na verdade em algum
ponto entre as duas estações da atual CPTM citadas acima,
onde há um pátio ferroviário grande, entre a
Marginal do Pinheiros e os terrenos do CEAGESP. Dali saíam
os desvios que entravam no CEASA, no Jaguaré, hoje
abandonados. "Eu me lembro de que, em 1978, quando estavam
construindo o trecho da Marginal do rio Pinheiros entre a ponte
do Jaguaré e o Cebolão, este também em construção,
tínhamos de pegar um desvio para chegar a uma parte já
pronta da Marginal. Numa dessas vezes, saí pela rua Xavier
Kraus, vindo da avenida Gastão Vidigal, e saí por uma
passagem de nível sobre um dos desvios e também da própria
linha da então Fepasa, onde havia um semáforo. Por ali,
entrávamos na nova Marginal e atingíamos não
o Cebolão, ainda incompleto, mas a ponte dos Remédios,
de forma a atravessar o rio e seguirmos para onde hoje é o
Alphaville. Tudo isso devia ser bem próximo à antiga
estação Universidade" (relato do autor,
Ralph M. Giesbrecht, em 2007). "Quando o trem ia da Júlio
Prestes para a Cidade Dutra, como todas as estações do ramal do rio
Pinheiros ficavam à esquerda da linha, o chefe da estação tinha de
entrar no trem para entregar o staff para o maquinista. Na volta a
troca era feita pela janela do maquinista" (Carlos Alberto
Leite Pereira, 11/2007). A estação ficava no km
14 (lembrar que a estação de Imperatriz Leopoldina,
no tronco, fica no km 11).
ACIMA: desvios do Ceasa, no Jaguaré,
saindo da linha da SOrocabana, hoje utilzada pela CPTM. Estão
hoje cobertos pelo asfalto, e suas porteiras fechadas - quando não
muradas (Guia SP, 1978). ABAIXO: "Uma parada onde será
a futura estação Universidade", no trem inaugural
da linha, em 25 de janeiro de 1957 (Foto revista Nossa Estrada, nro
223, janeiro de 1957).
|
AO LADO: Acidente com morte no trem da EFS, próximo
à estação de Universidade, em 1957 (Folha
da Manhã, 20/12/1957).
|
ACIMA: Pátio da estação Universidade,
em foto tomada da altura da avenida Imperatriz Leopoldina em 1969.
Ele pode ser vista ao fundo, do centro para a direita da fotografia,
antes do rio Pinheiros - há um trem cargueiro passando por
ele (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AMPLIAR). Dez anos depois, a linha
foi afastada do rio para que se construísse a Marginal do rio
Pinheiros nesse ponto (Governo Abreu Sodré: São Paulo,
Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, 1969). ABAIXO: Pátio
da estação de Universidade, provavelmente final dos
anos 1960. À esquerda, onde hoje está o CEAGESP (CEASA).
Ao fundo (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR), entre os
dois primeiros postes da direita, lá atrás se vê
a ponte velhs do Jaguaré em arco sobre o rio Pinheiros (Autor
desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Coaraci Camargo; Carlos Alberto Leite Pereira; Folha da Manhã,
1957; Governo Abreu Sodré: São Paulo, Secretaria de
Cultura, Esportes e Turismo, 1969; Guia SP, 1978; Nossa Estrada, 1957;
O Estado de S. Paulo, 18/1/1974; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1950-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A plataforma da estação de Universidade em construção,
com a linha já funcionando, em 1957. Foto da revista
Nossa Estrada, nro 223, janeiro de 1957 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.04.2016
|
|