|
|
São Paulo
Railway (1933-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA/CBTU (1975-1992)
CPTM (1992-) |
UTINGA
Município de Santo André, SP |
Linha-tronco - km 62,870 (1935) |
|
SP-2081 |
Altitude: 739 m |
|
Inauguração: 01.08.1933 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1976 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira
estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862
e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus
maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 1930, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Utinga foi aberta em 1933. Antes, ali já havia um posto telegráfico, sem data de inauguração conhecida.
Foi substituída por um prédio novo em 1960 e reformada
em 1976. Na época já atendia aos trens metropolitanos.
|
1932
AO LADO: A SPR anuncia a construção da estação onde já havia um posto telegráfico em Utinga (O Estado de S. Paulo, 19/3/1932).
|
|
1933
AO LADO: A SPR anuncia que vai inaugurar a estação em 1 de agosto próximo (O Estado de S. Paulo, 8/7/1933).
|
ACIMA: "Certidão de nascimento" da estação
em 1933 (O Estado de S. Paulo, 23/7/1933 - gentileza Jorge
A. Ferreira).
|
1933
AO LADO: A estação foi aberta numasegunda-feira(O Estado de S. Paulo, 5/8/1933).
|
|
1933
AO LADO: Ninguém fica contente com nada... (O Estado de S. Paulo, 18/8/1933).
|
ACIMA:
Pátio ferroviário de Utinga, sem data (Autor desconhecido).
|
1955
AO LADO: Dificuldades com os horários
dos trens de subúrbio em Utinga em 1955 (Folha
da Manhã, 20/12/1955).
|
(Fontes: Paulo Mendes; Rafael Asquini; Jorge
A. Ferreira; Luis Rafael de Souza; William Gimenez; Wilson de Santis
Jr.; Folha da Manhã, 1955; O Estado de S. Paulo, 1933 e 12/5/1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação original de Utinga, nos anos 1940. Foto
cedida por Luis Rafael de Souza |
Utinga em 1967. Acervo Paulo Mendes |
A estação de Utinga nos anos 1980. Foto William
Gimenez |
A plataforma da estação em 06/11/2004. Foto Wilson
de Santis Jr. |
A plataforma da estação em 06/11/2004. Foto Wilson
de Santis Jr. |
Estação de Utinga em 2009. Foto Rafael Asquini |
|
|
|
|
Atualização:
15.05.2018
|
|