A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Prefeito Saladino
Utinga
São Caetano
...

SPR-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
...

 
São Paulo Railway (1933-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA/CBTU (1975-1992)
CPTM (1992-)
UTINGA
Município de Santo André, SP
Linha-tronco - km 62,870 (1935)   SP-2081
Altitude: 739 m   Inauguração: 01.08.1933
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1976
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 1930, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Utinga foi aberta em 1933. Antes, ali já havia um posto telegráfico, sem data de inauguração conhecida.

Foi substituída por um prédio novo em 1960 e reformada em 1976. Na época já atendia aos trens metropolitanos.









1932
AO LADO: A SPR anuncia a construção da estação onde já havia um posto telegráfico em Utinga (O Estado de S. Paulo, 19/3/1932).








1933
AO LADO: A SPR anuncia que vai inaugurar a estação em 1 de agosto próximo (O Estado de S. Paulo, 8/7/1933).

ACIMA: "Certidão de nascimento" da estação em 1933 (O Estado de S. Paulo, 23/7/1933 - gentileza Jorge A. Ferreira).








1933
AO LADO: A estação foi aberta numasegunda-feira(O Estado de S. Paulo, 5/8/1933).








1933
AO LADO: Ninguém fica contente com nada... (O Estado de S. Paulo, 18/8/1933).
ACIMA: Pátio ferroviário de Utinga, sem data (Autor desconhecido).








1955
AO LADO: Dificuldades com os horários dos trens de subúrbio em Utinga em 1955 (Folha da Manhã, 20/12/1955).
(Fontes: Paulo Mendes; Rafael Asquini; Jorge A. Ferreira; Luis Rafael de Souza; William Gimenez; Wilson de Santis Jr.; Folha da Manhã, 1955; O Estado de S. Paulo, 1933 e 12/5/1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação original de Utinga, nos anos 1940. Foto cedida por Luis Rafael de Souza

Utinga em 1967. Acervo Paulo Mendes

A estação de Utinga nos anos 1980. Foto William Gimenez

A plataforma da estação em 06/11/2004. Foto Wilson de Santis Jr.

A plataforma da estação em 06/11/2004. Foto Wilson de Santis Jr.

Estação de Utinga em 2009. Foto Rafael Asquini
     
Atualização: 15.05.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.