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Birigüi
Araçatuba
Engenheiro Taveira
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1994
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E. F. Noroeste do
Brasil (1908-1922) |
ARAÇATUBA
(primeira estação)
Município de Araçatuba, SP |
Linha-tronco - km 280,225 (1937) |
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SP-0932 |
Altitude: - |
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Inauguração: 02.12.1908 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1908 (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Araçatuba, região de muitos araçás e origem da cidade de
hoje, foi inaugurada no final de 1908 e sujeita, durante os sete anos
seguintes, a sucessivos ataques dos índios caingangues, que
matavam e expulsavam os desbravadores.
A primeira, mesmo, chamou-se Machado de Melo e era provisória:
um vagão de madeira fixado com uma plataforma à sua
frente ao lado dos trilhos. O nome Araçatuba veio depois,
mas exatamente quando? Logo depois (quando?) construiu-se a estação
de alvenaria. Não consegui descobrir.
Somente em 1916 é que os índios foram apaziguados na região.
A partir de Araçatuba, a linha da Noroeste seguia para o nordeste,
passando a costear o rio Tietê até Itapura, onde aí
descia para cruzar o rio em Jupiá. Como essa região era altamente
insalubre, foi iniciada a construção de uma variante pelo espigão
do rio Aguapeí a partir dos anos 1920, e quando encontrou Jupiá,
esta foi transformada no real prolongamento da linha-tronco, no final
dos anos 1930.
A estação de Araçatuba teve quatro prédios
que a abrigaram: o primeiro deles existiu até 1922 e nesse
ano foi substituído, segundo J. H. Bellorio, por outro
mais novo e maior em local diferente do original. Mais três
viriam até 1992.
(Ver também: Araçatuba (segunda
estação), Araçatuba
(terceira estação) e Araçatuba
(quarta estação) )
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1917
AO LADO: Chegam a Araçatuba os primeiros trens diários (O Estado de S. Paulo,
5/1/1917). |
ACIMA: A estação provisória
e original de Araçatuba, substituída (quando?) pela
primeira estação de alvenaria: era um vagão de
madeira com uma plataforma, também de madeira (Câmara
Municipal de Araçatuba - data desconhecida).
(Fontes: José H. Bellorio; Folha da Manhã,
11/1/1948; E. F. Noroeste: Relação oficial de estações,
1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Araçatuba em 1912, Postal
cedido por José H. Bellorio |
Estação de Araçatuba em 1915. Foto cedida
por José H. Bellorio |
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Atualização:
30.06.2023
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