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RFFSA (1992-1996) |
ARAÇATUBA
(quarta estação)
Município de Araçatuba, SP |
Linha-tronco - km 237 (1992) |
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SP-0931 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1992 |
Uso atual: abandonada (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1992 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: Em 1992,
a RFFSA retirou os trilhos da área central da cidade de Araçatuba,
transferindo a linha para fora dela, contruindo uma quarta estação,
cedendo a pressões da região que afirmavam ser a estação
da época (a terceira de Araçatuba) causadora
de problemas no trânsito, por cortar a cidade ao meio.
Na época, a freqüência de passageiros nos trens
já era baixa, o que causava baixo uso por eles para embarque
ou desembarque na estação, tanto que, em 1995, esse
transporte acabou sendo extinto. É claro que, com uma estação
construída a cerca de 15 km fora da área urbana, como
esta que seria a quarta estação, o movimento de passageiros
nela tornou-se praticamente nulo.
Sua construção, entretanto, era projeto dos anos 1980
e (veja foto abaixo) em 1986 já estava tudo terraplanado e
demarcado, mas somente seis anos depois as obras foram completadas,
seguindo a passo de tartaruga. Para que coberturas de plataformas
tão compridas se a estação serviu a passageiros
por pouquíssimo tempo?
A estação desativada serviu por algum tempo como depósito
de vagões danificados e em sua maior parte esteve vazia e abandonada.
Mesmo assim ainda mantinha dois funcionários da Novoeste em
2002.
Segundo Ismael Gobbo, esta estação fica tão
próxima da estação de Ferdinando Laboriau
(que sempre foi a seguinte em relação à estação
de Araçatuba) que "quase dá para ver
uma da outra".
Estava em julho de 2017 totalmente abandonada, destelhada, suja, com
todo o material elétrico que nela existia roubado (há
anos), etc, etc, etc...
(Ver também: Araçatuba
(primeira estação), Araçatuba
(segunda estação) e Araçatuba
(terceira estação))
ACIMA: Pátio e plataformas da estação
de Araçatuba em data desconhecida - provavelmente anos 1990
(Foto Angelo Cardoso).
ACIMA: Como diversos pátios maiores
do interior paulista, a estação de Araçatuba
era um depósito de material rodante abandonado. Carros de passageiros
ainda com o logotipo da RFFSA estão apodrecendo em seus desvios,
como pode ser visto nesta foto de 3/2006 (Foto Luciano Lustosa).
ACIMA: Esquema da velha e da nova linha (e
do ramal de Lussanvira) em Araçatuba feito em 2011 (CLIQUE
SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR) (Diagrama: Roberto
Garcia).
(Fontes: Silvio Rizzo; Odilio Pereira de Queiroz
Neto; Angelo Cardoso; J. H. Bellorio; Roberto Garcia; Luciano Lustosa;
Ismael Gobbo; O Estado de S. Paulo, 1992; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A terraplanagem e demarcação da futura estação,
em 1986. Foto J. H. Bellorio |
A estação em fase final de acabamento. Foto O
Estado de S. Paulo, 28/4/1992 |
A estação, em 15/05/2001. Foto J. H. Bellorio
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A estação, em 15/05/2001. Foto J. H. Bellorio |
A estação, em 15/05/2001. Foto J. H. Bellorio
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A estação, em 15/05/2001. Foto J. H. Bellorio
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A estação em 3/2006. Foto Luciano Lustosa |
A estação em 1/11/2013. Foto Odilio Pereira de
Queiroz Neto |
A estação em 8/5/2017. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
04.02.2018
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