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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Coronel Mursa
Bacaetava-velha
Iperó
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Tronco EFS-1935

IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana (1880-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1905)
E. F. Sorocabana (1905-1928)
BACAETAVA-VELHA
Município de Iperó, SP
Linha-tronco - km 142,535 (1920)   SP-4278
Altitude: -   Inauguração: 01.08.1880
Uso atual: desconhecido (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1880?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: "Em sessão da Directoria de 27 de março (de 1877) resolveu ella encarregar o engenheiro Sr. Luz Bianchi, então empregado no assentamento da linha telegraphica de Ypanema em diante, para que ao mesmo tempo procedesse a exdploração de um traçado mais economico, da estação de Ypanema ao ponto denominado Bacaetava, passando pela fabrica de Ypanema junto às officinas; este encargo o Sr. Bianchi está desempenhando. (...) O ponto denominado 'Bacaetava' dista das cidades de Porto Feliz 30 kilometros, de Tatuhy 22 e de Tietê 33. Por estes dados podeis facilmente julgar a importancia que devemos dar áquelle ponto para o prolongamento da linha, sem perda de tempo, visto que nella se reunirão as produções desse tres importantes municipíos (...)" (Relatório da E. F. Sorocabana datado de 9/9/1877).

Uma das estações mais antigas da linha, Bacaetava foi inaugurada três anos depois, como ponta de linha, em 1880.

Por reportagem do jornal A Provincia de S. Paulo, em 6/4/1884, sabe-se que o chefe desta estação era então o Sr. Joaquim de Paula Arruda.

Em 1928, uma nova estação foi construída, devido à retificação e duplicação da linha e aparentemente, como diversas outras da linha, em local diferente da estação original, que foi desativada e ficou fora da linha nova.

A estação velha - não dá para saber se foi aquela construída nos seus primórdios, ou se foi alguma construção que a teria sucedido mais tarde - ficou fora dos trilhos, mas em pé por muito tempo. Chegou a ser utilizada como casa de turma.

Não sei como está hoje, se ainda está de pé. (Veja também BACAETAVA-NOVA)

1878
À ESQUERDA: Decidido o inicio das obras do trecho de Ypanema até Bacaetava - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO NA INTEGRA (A Provincia de S. Paulo, 22/11/1878).

1878
À ESQUERDA: Os trilhos para o novo trecho chegam ao porto de Santos (A Provincia de S. Paulo, 11/09/1879).

1882
À ESQUERDA: Acidente em Bacaetava (A Provincia de S. Paulo, 21/10/1882).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1926 - Extensão dos desvios para 302 m


ACIMA: Na estação de Bacaetava-velha, o chefe da estação rodeado de outras pessoas, talvez família (Acervo Familia Guazelli - sem data).

ACIMA: Os limites do mapa são os limites da Fazenda Ipanema no ano de 1928 (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR). Nesse mesmo ano, desativou-se a estação velha e inaugurou-se a nova. Aparentemente, elas eram muito proximas, de forma que a estação está colocada após a junção das linhas nova (a atual) e velha (desativada na época) (Serviço Geographico Militar, 1928).

(Fontes: Hugo Augusto Rodrigues; Luís Gustavo Lopes; acervo Olavo Guazelli; acervo Erci Zovaro; Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1969; IGC-SP; IBGE, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Bacaetava-velha ainda em atividade, anos 1920. Acervo Erci Zovaro.

A estação, perto, mas já fora da linha. Data desconhecida. Acervo Luís Gustavo Lopes

A estação de Bacaetava-velha, já desativada. Data desconhecida. Acervo Olavo Guazelli
     
Atualização: 25.08.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.