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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1902-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1988) |
BARRA
FUNDA - SOROCABANA
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 2,790 (1931) |
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SPP-0980 |
Altitude: 721 m |
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Inauguração: 1902 |
Uso atual: demolida em 1978 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1977 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Embora
algumas fontes dêem como inaugurada junto com o primeiro trecho
da linha, o terreno para a estação e o pátio
de armazenamento da Barra Funda da Sorocabana parece ter sido
adquirido somente em 1902, talvez devido ao fato de a região estar
na zona privilegiada da S.P.R. e esta ter posto dificuldades para
a instalação de um pátio de armazenamento.
A Sorocabana, em algumas ocasiões,chegou a se utilizar da estação da SPR. Em 1898, pelo menos, um trem da primeira parou na estação da segunda (ver caixa abaixo).
Em 1904, já embarcava e desembarcava passageiros. O prédio
da estação foi construído naquele ano, mas ainda assim somente recebia
cargas. Era uma pequena edificação, semelhante às antigas
em Presidente Altino ou Osasco. Nessa
época, ficaram estocados os materiais
que partiam para Bauru para a construção
da E. F. Noroeste do Brasil.
Em 1905, os horários divulgados nos jornais para os trens da
Sorocabana já mostravam paradas na estação da
Barra Funda, fato que não acontecia antes.
Quando vieram os trens Toshiba, nos anos 1950, construíram
uma nova, no fim da Av. Pacaembu, que continuou até a demolição, junto
com o pátio, pelo Metrô. Ela ficava embaixo do atual viaduto da avenida
Pacaembu. Nesta estação existia um bar (ver abaixo).
Em 05/11/1988, na abertura da estação
do mesmo nome que passou a congregar a Fepasa, a CBTU e o Metrô,
a estação já havia sido demolida em 1977, quanfo foi substituída por uma estação no mesmo estilo das que foram construídas no trecho que foi totalmente reformado entre esta estação e Carapicuíba.
Em 1978 o novo prédio foi aberto. Supõe-se
que havia uma parada provisória até a entrega do prédio
novo. O novo prédio foi demolido em 1988, tendo durado apenas 10 anos em funcionamento.
SOBRE A DATA EXATA DE FUNCIONAMENTO DOS TRENS DA FEPASA NA ESTAÇÃO
ATUAL DA BARRA FUNDA A PARTIR DE 1988, LEIA AQUI.
(Veja também BARRA FUNDA-FEPASA
e BARRA FUNDA-SPR/EFSJ)
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1887
AO LADO: Agressão na estação - CLIQUE SOBRE A NOTICIA PARA VÊ-LA INTEIRA (A Provincia de S.
Paulo, 6/7/1887) |
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1898
AO LADO: Desordem na estação ds SPR, utilizada pela Sorocabana nesse dia pelo menos (O Estado de S. Paulo, 29/12/1898). |
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1917
AO LADO: O problema das porteiras para automóveis e vsículos em geral na estação da Barra Funda da EFS- CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 02/03/1917). |
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1921
AO LADO: Acidente na estação - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 01/02/1921. |
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1924
AO LADO: Aumento da estação
(O Estado de S. Paulo,
21/3/1924).
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ACIMA: Em 1925, acidente próximo
à estação da Barra Funda da Sorocabana (CLIQUE
SOBRE A FIGURA PARA VER TODA A REPORTAGEM). (O Estado de S. Paulo,
21/8/1925).
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1926
AO LADO: Novo armazem na estação
(O Estado de S. Paulo,
3/3/1926).
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Instalação de girador para locomotivas;
Construção de armazém de baldeação;
aumento de um desvio; construção de dois desvios
para o tráfego; calçamento do pátio;
aumento de luz; construção do depósito;
reforma do piso e plataforma do armazém 1; reforma
de ligações no pátio; construção
de desvio com bitola mista para a carvoeira; iluminação
do pátio do depósito; reforma da casa do mestre
de linha; remodelação da casa do chefe do depósito;
aumento na casa do chefe do depósito de locomotivas;
construção e pintura da privada da casa de turma
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ACIMA: Incendio na estação da Sorocabana em 1937 - CLIQUE SOBRE A MANCHETE PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (Correio de S. Paulo,
24/2/1937).
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1940
AO LADO: Incendio na estação (O Estado de S. Paulo, 17/8/1940). |
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1942
AO LADO: Outro incendio na estação (O Estado de S. Paulo, 7/7/1942). |
ACIMA: (CLIQUE
NA FOTO PARA AMPLIAR) Desastre ferroviário na estação da Barra Funda em 1949 (O Estado de S. Paulo, 29/3/1949).
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1953
AO LADO: Anúncio do bar da estação
de Barra Funda (Guia Oficial da E. F. Sorocabana, 2o semestre
1953)
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ACIMA: Posando na estação da Barra Funda, por volta de 1970 (cessão Sergio dos Santos).
ACIMA: TUE Hitachi e locomotiva Krupp no
pátio da Sorocabana na Barra Funda, em fotografia publicada
em 1972 (Flávio Cavalcanti: São Paulo em dados,
1972).
ACIMA: Plataforma e passarelas do prédio construído em 1978 (Acervo Thomas Correa, anos 1970-1980).
(Fontes:
Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Julio C. Paiva; Folha de S. Paulo,
1962; O Estado de S. Paulo, 1903, 1905, 1924 e 1925; Flávio
Cavalcanti: São Paulo em dados, 1972; Prefeitura
do Município de São Paulo: Leste-Oeste, em busca de
uma solução integrada, Cia. Metrô, 1979;
E. F. Sorocabana: Guia Oficial, 1953; __: The New Brasil-Its Resources
and Attractives, 1906; E. F. Sorocabana: relatórios anuais,
1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A pequenina estação da Sorocabana, em 1906. Foto
do livro "The New Brasil-Its Resources and Attractives",
de c.1906 |
Pátio da Barra Funda, sem data. Autor desconhecidol |
A estação da Barra Funda da SPR. Data e autor
desconhecidos |
Embarque na estação em 1962. Folha de S. Paulo,
25/1/1962 |
Cabine de chaves no pátio da Barra Funda em 1962. Folha
de S. Paulo, 25/1/1962 |
O antigo pátio da Barra Funda, com seus longos desvios,
hoje todos inexistentes. Autor da foto Alberto Del Bianco em 1978 |
Fachada do prédio aberto em 1978 pela FEPASA e que durou até 1988 (Acervo Thomas Correa, anos 1970-80) |
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Atualização:
21.10.2023
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