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Visconde de Soutelo
Barão de Ibitinga
Socorro
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ramal de Socorro-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1909-1954) |
BARÃO
DE IBITINGA
Município de Socorro, SP |
Ramal de Socorro - km 22,556 (1937) |
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SP-0977 |
Altitude: - |
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Inauguração: 21.04.1909 |
Uso atual: moradia (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1909 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Socorro foi inaugurado pela Mogiana em 1908 até Visconde Soutelo,
e em 1909 até Socorro, com quatro estações. Saía de Reversão,
uma pequena estação um pouco antes de Monte Alegre, no ramal
de Amparo, estação esta que servia para o trem fazer a volta depois
de avançar até Monte Alegre e voltar de ré para seguir para Socorro.
Foi assim até 16/09/1966, data em que o ramal foi suprimido definitivamente,
e os trilhos retirados pouco tempo depois. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barão de Ibitinga foi aberta em 1909. O nome homenageava
um Diretor da Mogiana na época. "A Mogiana foi obrigada
a construir a estação em um local um pouco mais acima do que estava
projetado, por problemas técnicos, e, para isso, fez uma troca com
um morador do local, de nome João Manso, no terreno do qual construiu
a estação, e depois construiu uma casa para ele. Tal casa, entretanto,
nunca pertenceu à companhia... Ela foi mais tarde herdada por seu
filho, João Mosca, que era meu avô". O depoimento é da moradora
dessa casa, que ainda existe.
A estação foi desativada em 1954 (*RM-1954), bem antes da supressão
do ramal, doze anos depois.
Em 2016 e já havia muitos anos, era habitada por duas famílias,
e tinha dois anexos construídos após a desativação
da linha, um de cada lado do prédio.
"Aqui já foi uma escolinha da Prefeitura, antes de nós virmos para
cá, há nove anos. Na parte que tem a porta grande (o depósito), não
há ninguém morando, está fechada, dentro ainda estão os móveis que
foram da escola. Há uns anos, durante uma tempestade, caiu um enorme
pinheiro que tinha atrás da estação, e sobre a parte do depósito,
que já não tinha ninguém na época" (relato de um dos moradores
da estação, em 14/10/1999).
"Velhos tempos, belos dias. Lá pelos idos de 1964 mais ou
menos, havia uma tradição no Ramal de Socorro, da Companhia Mogiana.
Era o Presépio de Barão de Ibitinga, na verdade, próximo da estação.
O presépio era uma obra-prima de arte, criatividade e fantasia. Ele
era montado na sala de uma casa simples, à beira-linha pouco acima
de Barão de Ibitinga, no sentido Socorro.O presépio era movido a água
e através de um conjunto de polias e correias que ficavam embaixo
do presépio e que movimentava dezenas de personagens populares: trabalhadores
campestres serrando tábuas, mulher abanando café na peneira, animais
se movimentando aqui e ali, personagens bíblicos etc., com a apoteose
que era o velhinho que, ao fim do presépio, agradecia com um gesto
ao receber uma moedinha. Simples, engenhoso, bonito era a alegria
da criançada. Para nós, crianças de Monte Alegre do Sul (o mesmo deve
valer para todos os outros do ramal), ir de trem a Barão de Ibitinga
visitar o presépio era uma festa: Natal e Presépio coincidem com férias
escolares e nada melhor que tomar a vaporosa que passava por Monte
Alegre às 9:30 da manhã e desembarcar em Barão de Ibitinga lá pelas
10:30-11:00 acompanhados de um belo lanche para o piquenique que acontecia
após a visita ao presépio. Ao desembarcar, seguíamos a pé pela linha
no sentido Socorro para chegar à casinha e logo éramos alcançados
pela Maria Fumaça que resfolegava a todo vapor na subida para Socorro.
A visita e o lanche se estendiam por longas horas, pois o trem só
descia de Socorro às 15:30 e chegava a Monte Alegre às 16:30 rumo
a Amparo. Foi-se o ramal e não sei o que aconteceu com o presépio,
já que as pessoas que o montavam devem estar bem idosas, se vivas
estiverem. Natal e trens dão muitas histórias e histórias e causos
verdadeiros como este" (Ubirajara Inácio, 12/2005).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1909 a 1966. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
possivelmente próximo a Pedreira. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
ACIMA: Não são muitas as estações
que têm junto a ela uma paisagem como esta. A estação
está à direita, ao fundo, e os trilhos corriam pela
elevação também à direita da foto, que
foi tirada no sentido Monte Alegre do Sul (Foto Adriano Martins, 19/4/2009).
ABAIXO: A supressão de duas partes de dois ramais e de um ramal
inteiro acabou com o tráfego de trens de passageiros e cargueiros
ao mesmo tempo em 16/9/1966 em diversas estações, mas
não incluindo Barão de Ibitinga, que já havia
sido fechada em 1954 (O Estado de S. Paulo, 31/8/1966).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Odilio Pereira de Queiroz Neto; Adriano Martins; Ubirajara
Inácio; Museu da Cia. Paulista de Jundiaí; O Estado de S. Paulo,
1966; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1890-1969; Cia. Mogiana:
Relação oficial de estações, 1937; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação nos seus primeiros tempos, c. 1910.
Foto Album da Mogiana |
Estação de Barão de Ibitinga, em 14/10/1999.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Estação de Barão de Ibitinga, em 14/10/1999.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Estação de Barão de Ibitinga, em 14/10/1999.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Estação de Barão de Ibitinga, em 14/10/1999.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Os moradores posam com na plataforma, com a estação
ao fundo, em 19/4/2009. Foto Adriano Martins |
Estação de Barão de Ibitinga em 23/11/2016.
Foto Odilio Pereira de Queiroz Neto |
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Atualização:
04.12.2016
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