|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1908-1966) |
VISCONDE
DE SOUTELO
Município de Socorro, SP |
Ramal de Socorro - km 14,612 |
|
SP-2970 |
Altitude: 835 m |
|
Inauguração: 01.08.1908 |
Uso atual: moradia (2016) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1908 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Socorro foi inaugurado pela Mogiana em 1908 até Visconde Soutelo,
e em 1909 até Socorro, com quatro estações. Saía de Reversão,
uma pequena estação um pouco antes de Monte Alegre, no ramal
de Amparo, estação esta que servia para o trem fazer a volta depois
de avançar até Monte Alegre e voltar de ré para seguir para Socorro.
Foi assim até 16/09/1966, data em que o ramal foi suprimido definitivamente,
e os trilhos retirados pouco tempo depois. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Visconde de Soutelo foi inaugurada em 1908.
Como as outras duas estações do ramal (menos a de Socorro),
levava também o nome de um diretor da Mogiana. Em 16/9/1966,
foi definitivamente fechada, no mesmo dia que o ramal de Socorro
(*RM-1966-67).
Segundo o Edital da FEPASA de 21/9/1978, a estação e
seu pátio foram postos à venda em três lotes nessa
data.
Em 1998, continuando pelo asfalto em direção
a Pinhalzinho, a um certo ponto, não muito à frente da estação
Dr. Carlos Norberto, havia que sair do asfalto e
dobrar à esquerda numa estrada de terra, onde cerca
de três quilômetros à frente encontrávamos o povoado de Visconde
de Soutelo, onde a estação estava ali, ao lado da rua de terra
batida e cheia de buracos e poças.
Como em 1998, em 2016 ainda servia de moradia para uma família
simpática, mas o prédio estava em mau estado de conservação.
|
1908
AO LADO: Anúncio da inauguração das estações
de Dr. Carlos Norberto e Visconde de Soutelo (O Estado de
S. Paulo, 30/7/1908).
|
|
TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1908 a 1966. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
possivelmente próximo a Pedreira. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
ACIMA: A supressão de duas partes de dois ramais
e de um ramal inteiro acabou com o tráfego de trens de passageiros
e cargueiros ao mesmo tempo em 16/9/1966 em diversas estações,
incluindo Visconde de Soutelo (O Estado de S. Paulo, 31/8/1966).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Odilio Pereira de Queiroz Neto; João Carlos R. Pinto;
O Estado de S. Paulo, 1908 e 1966; Cia. Mogiana: relatórios
oficiais, 1900-69; Cia. Mogiana: listagem oficial de estações,
1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, pouco antes de sua inauguração,
em 1908. Foto do álbum da Mogiana.
|
Estação em 16/10/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Estação em 16/10/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht
|
A estação em 7/2010. Foto João Carlos R.
Pinto |
A estação em 23/11/2016. Foto Odilio Pereira de
Queiroz Neto |
|
|
|
|
|
Atualização:
20.04.2019
|
|