|
 |
...
Biagípolis
Capeva
Ipaúna
...
ramal de R. Preto-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
|
 |
|
|
|
E. F. São
Paulo-Minas (1928-1971)
FEPASA (1971-1998) |
CAPEVA
(antiga MARTINÓPOLIS)
Município de Serrana, SP |
Ramal de Ribeirão Preto - km
42,099 (1960); km 34,565 (de Ribeirão Preto) |
|
SP-0234 |
Altitude: 516 m |
|
Inauguração: 01.05.1928 |
Uso atual: moradia (2017) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928? |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Ribeirão Preto, da São Paulo-Minas, foi inaugurado em 1928,
pelos novos proprietários da linha, a Usina Metalúrgica Epitácio Pessoa,
para transportar minérios entre Ribeirão Preto e Minas Gerais. O ramal
se encontrava com a linha-tronco em Serrinha (depois Ipaúna). Em 1930,
a usina faliu e a ferrovia foi desativada. Embora o tronco tenha sido
reativado em 1934, o ramal somente o foi em 1944. Entre 1961 e 1964,
o ramal foi cortado em dois pela variante Bento Quirino-Entroncamento,
da Mogiana, e o trecho entre Ribeirão Preto e Evangelina foi desativado.
O ramal passou a sair de Evangelina, agora uma estação nova na linha
nova da Mogiana. Em 1968, a linha da SPM entre Bento Quirino e Ipaúna
foi suprimida e o ramal passou a integrar a linha principal, administrada
agora pela Mogiana. Em 1971, a Fepasa incorporou a linha, e extinguiu
seus trens de passageiros em 1976. A linha ficou ativa para cargas
até os anos 90, quando foi abandonada. Em fins de 2000, o trecho inicial
entre Evangelina e Biagípolis foi reativado para cargas, mas o resto
continua no mais completo abandono. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1928 como Martinópolis, por causa da fazenda
Martinópolis, em cujas terras se encontrava.
Em 1930, com a crise que resultou na estatização da ferrovia, a estação
fechou e ficou desativada até 1944, quando o ramal voltou a ser operado.
Capeva, estação da qual os serranenses se utilizavam
quando queriam ir direto a Ribeirão Preto sem esperar
pelos trens de bitolinha da Mogiana que paravam na estação
de Serrana, foi uma das estações do antigo ramal de Ribeirão
Preto da SPM que, a
partir de Evangelina-nova, em 1964 passou a
fazer parte da linha principal da SPM, Ribeirão-São
Sebastião do Paraíso. Durou pouco, porém.
Em 1969, a estação foi desativada, por determinação da ferrovia, então
já administrada pela Mogiana. O prédio estava de pé ainda em 2017,
ao lado da linha abandonada, poucos metros a leste da rodovia Serrana-Batatais.
"Capeva ficava próxima à estrada de rodagem Serrana-Batatais
e a poucos quilômetros do "Porto Serrinha", onde havia uma balsa e
ficava na desembocadura do ribeirão do mesmo nome. Entre 1944 e 1946,
meu pai explorou madeira, fornecendo dormentes para a Mogiana pela
"Estaçãozinha", ou Capeva: era assim que nós a denominávamos.
A madeira era retirada de uma reserva chamada "Capão Chato", do outro
lado do Rio Pardo. Em 1947, fomos para o norte do Paraná. A última
viagem que fizemos entre Capeva e Altinópolis foi em dezembro de 1949"
(Cleide Caressato, 03/2004).
CLIQUE AQUI PARA VER O ÍNDICE
DAS ESTAÇÕES DA SPM EM VÁRIAS ÉPOCAS

|
1944
À ESQUERDA: A interrupção dos
serviços da SP-Minas entre 1930 e 1944 causou severos
problemas aos usuários que seguiam de Serrana para
Ribeirão Preto (Folha da Manhã, 14/12/1944)
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Rodrigo Flores; Cleide Caressato; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|

A estação de Capeva, em 05/2000. Foto Ralph M.
Giesbrecht |

A placa sobrevive na plataforma (05/2000). Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação, vista da rodovia (05/2000). Foto Ralph
M. Giesbrecht |

A estação em 2007. Foto Cleide Caressato |

A estação em 2007. Foto Rodrigo Flores |

A estação em 2017. Foto Rodrigo Flores |
|
|
|
|
Atualização:
12.05.2019
|
|