|
|
...
(1883-1964)
Cravinhos
Buenópolis
Bonfim Paulista
...
Tronco CM - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1897-1964) |
BUENÓPOLIS
Município de Cravinhos, SP |
Linha-tronco original - km 291,082 |
|
SP-1019 |
Altitude: 723 m |
|
Inauguração: 12.12.1897 |
Uso atual: abandonada (2004) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado
até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento,
que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas
desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original
em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964,
1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
|
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1897
para atender à fazenda do mesmo nome.
"A fazenda Buenópolis ficava situada parte no municípios
de Ribeirão Preto e parte no de Cravinhos. Tinha 1.500
alqueires de terra. Pertenceu ao Cel. Joaquim da Cunha Bueno, que segundo Ellis Jr. adquiriu a
fazenda em 1890. Até 1960, pertenceu a seus descendentes. Os
trilhos da Mogiana passavam dentro da fazenda, ao lado dos terreiros
e das máquinas de beneficiar café; também havia
uma estação com o nome de Buenópolis, próxima
à sede da fazenda. A fazenda em 1913 possuía 1.500.000
cafeeiros e produzia anualmente 1.800.000 kg de café. Para
tratar dessa colheita, para secar o café havia um grande terreiro
cimentado com área de 3 ha; e para beneficiar o café, uma completa instalação
movida a eletrici-dade e ainda possuía serras, moinhos e despolpadores.
Havia na fazenda 300 famílias, entre colonos e empregados,
que habitavam 300 casas com instalações para cabras,
porcos e galinhas. Havia uma magnífica casa assobradada para
o proprietário, escritório e farmácia. O proprietário
não residia na fazenda e sim num belo palacete em São
Paulo; portanto, sua administração era feita à
distância. Era também sócio de uma casa comissária
em Santos cuja firma se chamava Cunha Bueno & Cia". (Fonte:
"O Signo da Modernidade nos Cafezais", volume 1, de Daici
C. A. Freitas, ECA, USP, 1994).
A estação de Buenópolis foi fechada em 01/05/1964, com a desativação do trecho (*RM-1964 - veja também caixa abaixo).
O fechamento da estação
e da linha fez com que, já no ano seguinte, o viaduto Cantagalo, próximo a Buenópolis, fosse desmontado, uma
obra de 13 vigas metálicas apoiadas em cavaletes metálicos. O material
foi recolhido na estação de Guanabara, em Campinas.
Aliás, da entrada do pátio de Buenópolis até a de Bento Quirino, na mesma época levantou-se
toda a linha e tudo foi retirado.
A fazenda, que ainda existia em 2004, era
então uma das poucas a ainda plantar café na região e
não demonstrava o mínimo interesse na conservação da velha estação
de Buenópolis, que estava perdida no meio do matagal,
sem portas, janelas e com parte do telhado desabado, ao lado do ribeirão Preto, e a cerca de um quilômetro antes de se chegar às casas
dos colonos.
Em 2004 a estação estava em ruínas.
1897
AO LADO: Anúncio de inauguração
da estação (O Estado de S. Paulo, 10/12/1897) |
|
1898
AO LADO: Anúncio de abertura de agencia postal em Buenopolis (O Estado de S. Paulo, 11/10/1898) |
|
ACIMA: Desastre próximo à rstação
de Buenopolis entre um trem da Mogiana que vinha de Ribeirão
e outro de Campinas em 1913 - PARA VER MAIS DETALHES, CLIQUE SOBRE
A FOTO (O Malho, 15/11/1913).
|
1964
AO LADO: O que acharam os usuários destas estações
ao saber que o trem desapareceria e iria para longe? (Folha
de S. Paulo, 21/4/1964)
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; O Malho,
1913; Folha de S. Paulo, 1964; Daici C. A. Freitas: O Signo da Modernidade
nos Cafezais, vol. 1, ECA-USP, 1994; Cia. Mogiana: Album, 1910; Cia.
Mogiana: relatórios anuais, 1875-1969; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
|
|
|
Buenópolis, 1910. Foto Álbum da Mogiana |
A estação, abandonada e em ruínas, do outro
lado do ribeirão Preto, em 18/11/1998. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A estação, abandonada e em ruínas, do outro
lado do ribeirão Preto, em 18/11/1998. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
Ruínas da estação em 2004. Autor desconhecido |
Ruínas da estação em 2004. Autor desconhecido
|
Ruínas da estação em 2004. Autor desconhecido
|
|
|
|
|
Atualização:
16.12.2019
|
|