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E. F. Sorocabana
(1952-1971)
FEPASA (1971-1998) |
BENTO
FERRAZ-NOVA
Município de Anhembi, SP |
Variante Juquiratiba-Botucatu - km 236,800
(1960) |
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SP-3784 |
Altitude: 513 m |
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Inauguração: 22.04.1952 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1952 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Sorocabana, no trecho entre Juquiratiba e Botucatu, foi substituída
em 1952 por uma variante que corre mais ao sul e diminuiu o percurso
entre essas duas estações através de menos curvas
e túneis. O trecho original foi suprimido. Oito novas estações
foram construídas para substituir as antigas da linha original.
A variante opera até hoje, fazendo parte do tronco da ex-Sorocabana.
Trens de passageiros por ali trafegaram até 15/01/1999. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bento Ferraz-nova foi aberta em 1952, como uma das estações
da variante Juquiratiba-Botucatu. Tomou o nome de uma estação
mais antiga que já existia no trecho original; entretanto, a "velha"
ficava no município de Botucatu, a noroeste da "nova".
Durante a construção, chamou-se posto km 237 ou Pátio III.
Foi demolida no início dos anos 1980, e, como outras da variante, deve ter sido um prédio grande, com armazém conjugado.
Digo deve, pois Belvedere não o era, era de madeira.
Em 2008, somente sobravam a plataforma e a placa.
(Veja também BENTO
FERRAZ)
CLIQUE
AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
ACIMA: Fazenda que se avista da linha, da plataforma
de Bento Ferraz, em maio de 2008 (Foto Stenio Gimenez).
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TRENS - Embora a estação tenha sido inaugurada em 1952,
os guias de horários mostram trens de passageiros parando
nesta estação somente entre 19-- a 1958. Ao lado,
um destes trens está na serra (cuesta) de Botucatu, tracionado
por uma elétrica Loba, em 1960. Clique sobre a
foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1976 (Guias Levi). |
(Fontes: Stenio Gimenez; Décio Marques; Carlos
de Campos, 1998; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1950-69;
Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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Local da antiga estação, em 2004. Foto Décio
Marques |
Plataforma da estação, coberta de mato, em maio
de 2008. Foto Stenio Gimenez |
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Atualização:
15.07.2020
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