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(1952-2006)
Pirambóia-nova
Engenheiro Calixto-nova
Bento Ferraz-nova
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana
(1952-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ENGENHEIRO
CALIXTO-NOVA
Município de Anhembi, SP |
Variante Juquiratiba-Botucatu - km 232,100
(1960) |
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SP-0242 |
Altitude: 573,500 |
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Inauguração: 22.04.1952 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1952 (já demolido) |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Sorocabana, no trecho entre Juquiratiba e Botucatu, foi substituída
em 1952 por uma variante que corre mais ao sul e diminuiu o percurso
entre essas duas estações através de menos curvas
e túneis. O trecho original foi suprimido. Oito novas estações
foram construídas para substituir as antigas da linha original.
A variante opera até hoje, fazendo parte do tronco da ex-Sorocabana.
Trens de passageiros por ali trafegaram até 15/01/1999. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Calixto-nova, nome que homenageava o engenheiro
Calixto de Paula Souza, foi inaugurada em 1952 e tinha,
durante a construção, o nome de posto km 233, ou Pátio II.
Existia uma outra estação com o mesmo nome, na linha velha, mais ao
norte.
Sua função, num local ermo, era fazer cruzamento de
trens. Um dos trens de luxo da FEPASA na linha da ex-EFS, o LR5, fazia
parada para cruzamento às 01h23 em Eng.º Calixto. Em
sentido contrário vinha o LR2 passando direto ali às 01h26.
A "nova" Engenheiro Calixto foi demolida no início dos
anos 1980. Segundo informações, era um prédio grande,
com armazém conjugado, igual às outras sete estações da variante.
Hoje somente existe a plataforma no local. O acesso é bastante difícil, obriga à caminhada de cerca de 4 quilômetros a partir de um viaduto sobre a linha
Em 2018, seus desvios ainda estavam cheios de carros e vagões sucateados
e enferrujados num pátio de 1200 metros de extensão.
(Veja também ENGENHEIRO CALIXTO)
CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
ACIMA: Carros e vagões abandonados no que era o pátio de Engenheiro Calixto em 2018 (Foto Jamil Vilhena).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1952 a 1998. Ao lado,
um destes trens está na serra (cuesta) de Botucatu, tracionado
por uma elétrica Loba, em 1960. Clique sobre a
foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1976 (Guias Levi). |
(Fontes: Stenio Gimenez, 2005-9; Décio Marques,
2004; Relatórios oficiais da E. F. Sorocabana, 1940-1969; Guia
Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Foto supostamente tomada no pátio de Engenheiro Calixto,
nos anos 1970. Autor desconhecido |
Plataforma da estação, à noitinha, em 2004.
Foto Décio Marques |
Plataforma da antiga estação de Engenheiro Calixto,
em 27/03/2005. Foto Stenio Gimenez |
Casas abandonadas da vila ferroviária em Engenheiro Calixto,
em 27/03/2005. Foto Stenio Gimenez |
A placa da estação ainda está fincada na
plataforma coberta de mato, em 27/03/2005. Foto Stenio Gimenez |
Desvios em Engenheiro Calixto, em 27/03/2005. Foto Stenio Gimenez
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Carros abandonados nos desvios de Engenheiro Calixto, em 27/03/2005.
Foto Stenio Gimenez |
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Atualização:
06.07.2018
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