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VXY Mogiana em MG
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(1952-2006)
Pirambóia-nova
Engenheiro Calixto-nova
Bento Ferraz-nova
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (1952-1971)
FEPASA (1971-1998)
ENGENHEIRO CALIXTO-NOVA
Município de Anhembi, SP
Variante Juquiratiba-Botucatu - km 232,100 (1960)   SP-0242
Altitude: 573,500   Inauguração: 22.04.1952
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1952 (já demolido)
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953, (**) devido às retificações feitas entre Conchas e Manduri neste ano.
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Sorocabana, no trecho entre Juquiratiba e Botucatu, foi substituída em 1952 por uma variante que corre mais ao sul e diminuiu o percurso entre essas duas estações através de menos curvas e túneis. O trecho original foi suprimido. Oito novas estações foram construídas para substituir as antigas da linha original. A variante opera até hoje, fazendo parte do tronco da ex-Sorocabana. Trens de passageiros por ali trafegaram até 15/01/1999.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Calixto-nova, nome que homenageava o engenheiro Calixto de Paula Souza, foi inaugurada em 1952 e tinha, durante a construção, o nome de posto km 233, ou Pátio II.

Existia uma outra estação com o mesmo nome, na linha velha, mais ao norte.

Sua função, num local ermo, era fazer cruzamento de trens. Um dos trens de luxo da FEPASA na linha da ex-EFS, o LR5, fazia parada para cruzamento às 01h23 em Eng.º Calixto. Em sentido contrário vinha o LR2 passando direto ali às 01h26.

A "nova" Engenheiro Calixto foi demolida no início dos anos 1980. Segundo informações, era um prédio grande, com armazém conjugado, igual às outras sete estações da variante. Hoje somente existe a plataforma no local. O acesso é bastante difícil, obriga à caminhada de cerca de 4 quilômetros a partir de um viaduto sobre a linha

Em 2018, seus desvios ainda estavam cheios de carros e vagões sucateados e enferrujados num pátio de 1200 metros de extensão.

(Veja também ENGENHEIRO CALIXTO) CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO

ACIMA: Carros e vagões abandonados no que era o pátio de Engenheiro Calixto em 2018 (Foto Jamil Vilhena).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1952 a 1998. Ao lado, um destes trens está na serra (cuesta) de Botucatu, tracionado por uma elétrica Loba, em 1960. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1976 (Guias Levi).
(Fontes: Stenio Gimenez, 2005-9; Décio Marques, 2004; Relatórios oficiais da E. F. Sorocabana, 1940-1969; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Foto supostamente tomada no pátio de Engenheiro Calixto, nos anos 1970. Autor desconhecido

Plataforma da estação, à noitinha, em 2004. Foto Décio Marques

Plataforma da antiga estação de Engenheiro Calixto, em 27/03/2005. Foto Stenio Gimenez

Casas abandonadas da vila ferroviária em Engenheiro Calixto, em 27/03/2005. Foto Stenio Gimenez

A placa da estação ainda está fincada na plataforma coberta de mato, em 27/03/2005. Foto Stenio Gimenez

Desvios em Engenheiro Calixto, em 27/03/2005. Foto Stenio Gimenez

Carros abandonados nos desvios de Engenheiro Calixto, em 27/03/2005. Foto Stenio Gimenez
   
     
Atualização: 06.07.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.