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E. F. de Ilhéus
a Conquista (1910-1950)
E. F. de Ilhéus (1950-1964) |
ALMADA
Município de Ilhéus, BA |
E. F. Ilhéus (tronco) - km 32,263
(1960) |
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BA-4178 |
Altitude: 63 m |
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Inauguração: 20.06.1910 |
Uso atual: em pé - uso não conhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho, por
investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway
Company Limited, com a idéia de alcançar Conquista
(Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água
Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio
do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendido
até Poiri em 1931. Em 1918 um outro ramal tem iniciada a sua
construção, estendendo-se até Itajuípe,
aonde chegou em 1934. Foram as máximas extensões da
ferrovia, que jamais se comunicou com outras do estado da Bahia ou
com a Bahia-Minas, apesar de diversos projetos nesse sentido que jamais
saíram do papel. Em 1950, os ingleses repassaram a estrada
ao Governo, que mudou o nome para E. F. de Ilhéus. A estrada
jamais chegou a Conquista, pelo que se diz, pelo fato de os ingleses
já estarem satisfeitos com o que arrecadavam somente com a
linha já existente. Em 1963, já estava decadentíssima
a ferrovia, que em 1965 já não mais funcionava. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Almada foi inaugurada em 1910, pela The State Of Bahia
South Western Railway Company Limited, ou, na época, como
também era chamada, a E. F. de Ilhéus a Conquista.
A abertura foi provisória, autorizada pelo Governo do Estado
da Bahia, e o trecho aberto ia da estação de Ilhéus
a Almada, com uma extensão aproximada de 41 km. Mas
qual Almada era esta? Não a estação, que
ficava na linha, no quilômetro 32, mas quase até a estação
do Rio do Braço.
O rio, ali perto, era o rio da Almada,
o qual a ferrovia acompanhava às suas margens durante um bom
trecho.
Como as quilometragens citadas no relatório do Estado
diferem das quilometragens oficiais de 1960 (do Guia Geral de Estradas
de Ferro do Brasil de 1960), há sempre dúvidas acerca
de qual exatamente seria o trecho exato a ser aberto.
Em 1960, Almada
já era citada como uma parada apenas.
Segundo
o estudo de Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior: Viajando
nos trilhos da história: roteiro turístico cultural
no antigo trajeto da estrada de ferro de Ilhéus, Bahia
(2005), a estação ainda estava de pé em 2005, mas
não citava suas condições ou seu uso atual.
A estação e o ramal foram fechados pelo RI-3149 de 27 de maio de 1964.
Veja também os trens
da E. F. de Ilhéus
ACIMA: Notar, no mapa dos anos 1950, que a estação
de Almada já nem era mostrada. Notar também o trecho
da linha principal da ferrovia acompanhando o rio da Almada (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, volume VI, 1958).
(Fontes: Manoel
Ursino Tenório de Azevedo Junior: Viajando
nos trilhos da história: roteiro turístico cultural
no antigo trajeto da estrada de ferro de Ilhéus, Bahia, 2005;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume
VI, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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É difícil de se imaginar esta casinha com um pátio
ferroviário com desvios, funcionando como uma estação
de trens... o prédio ainda está de pé em
2008. Foto Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior, em 2005
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Atualização:
09.05.2019
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