HISTÓRICO DAS LINHAS: E. F. de Ilhéus - A linha-tronco
Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho,
por investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway
Company Limited, com a idéia de alcançar Conquista
(Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água
Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio
do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendido
até Poiri em 1931. Em 1918 um outro ramal tem iniciada a
sua construção, estendendo-se até Itajuípe,
aonde chegou em 1934. Foram as máximas extensões da
ferrovia, que jamais se comunicou com outras do estado da Bahia
ou com a Bahia-Minas, apesar de diversos projetos nesse sentido
que jamais saíram do papel. Em 1950, os ingleses repassaram
a estrada ao Governo, que mudou o nome para E. F. de Ilhéus.
A estrada jamais chegou a Conquista, pelo que se diz, pelo fato
de os ingleses já estarem satisfeitos com o que arrecadavam
somente com a linha já existente. Em 1963, já
estava decadentíssima a ferrovia. Sua desativação
foi ordenada pelo RI-49 de 27/5/1964 pela RFFSA.
O Tram Road de Nazareth foi aberto em 1875, ligando a estação
de Nazareth com a de Onha. Daí, foi avançando em pequenos
trechos, chegando somente em 1906 a Jequiriçá, a 148
km de Nazaré e no ano em que teve o nome alterado para E.
F. de Nazaré. Em seguida, novos avanços até
o km 225, na estação de Jaguaquara, para finalmente,
chegar a Jequié, km 289 e estação terminal
apenas no ano de 1927 de uma estocada só. Em 1892 foi construído
o único ramal da linha para Amargosa, com 29 quilômetros
e em 1941 a linha foi prolongada de Nazaré até São
Roque, porto de mar. Sua desativação foi ordenada
pelo RI-37 de 20/5/1964 pela RFFSA. Porém, teria funcionado
até sua desativação sob protestos no ano de
1967.
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