A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Rio do Braço
Banco do Pedro
Uruçuca
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. de Ilhéus a Conquista (1918?-1950)
E. F. de Ilhéus (1950-1964)
BANCO DO PEDRO
Município de Ilhéus, BA
E. F. Ilhéus (ramal de Poiri) - km 46,000 (1960)   BA-4187
Altitude: 47 m   Inauguração: 1918?
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho, por investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway Company Limited, com a idéia de alcançar Conquista (Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendido até Poiri em 1931. Em 1918 um outro ramal tem iniciada a sua construção, estendendo-se até Itajuípe, aonde chegou em 1934. Foram as máximas extensões da ferrovia, que jamais se comunicou com outras do estado da Bahia ou com a Bahia-Minas, apesar de diversos projetos nesse sentido que jamais saíram do papel. Em 1950, os ingleses repassaram a estrada ao Governo, que mudou o nome para E. F. de Ilhéus. A estrada jamais chegou a Conquista, pelo que se diz, pelo fato de os ingleses já estarem satisfeitos com o que arrecadavam somente com a linha já existente. Em 1963, já estava decadentíssima a ferrovia, que em 1965 já não mais funcionava.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Banco do Pedro não tem a data de inauguração conhecida por mim; é possível que tenha sido aberta com a linha em 1918, quando se iniciaram as obras do ramal de Itajuípe, que, embora tendo todos os trens partindo ou baldeando em Rio do Braço, na linha-tronco, tinham em Banco do Pedro o seu ponto de bifurcação do outro ramal, o de Poiri. Ou seja, somente ali é que as linhas dos dois ramais se separavam.

Aliás, é possível que se separassem no ponto em que aparece na foto de baixo, aquém do rio, mera suposição para quem, como eu, não conheci nem o local e muito menos a ferrovia. A ponte metálica que pode ser vista na foto de baixo é por onde passava o trem da E. F. Ilhéus e hoje é uma ponte rodoviária.

A estação e o ramal foram fechados pelo RI-3149 de 27 de maio de 1964
.

Veja também os trens da E. F. de Ilhéus

ACIMA: mapa do município de Ilhéus em 1958. A estação, ou parada, do Banco do Pedro aparece junto à bifurcação da linha de Itajuípe e de Poiri (mapa da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume VI, 1958).
ACIMA e ABAIXO: Vistas de diferentes posições, em foto aérea, o povoado de Banco do Pedro. Sabe Deus, para quem, como eu, não conhece o local, onde passava a linha e onde estava a parada (Site www.catucadas.blogspot.com - anos 2000).
(Fontes: Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior; Cidades do Cacau, CEPLAC, Ilhéus, 1982; Jorge Medauar: Globo Rural, 12/1989; www.catucadas.blogspot.com)
     
   
     
Atualização: 09.05.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.