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E. F. de Ilhéus
a Conquista (1918?-1950)
E. F. de Ilhéus (1950-1964) |
BANCO DO PEDRO
Município de Ilhéus, BA |
E. F. Ilhéus (ramal de Poiri) -
km 46,000 (1960) |
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BA-4187 |
Altitude: 47 m |
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Inauguração: 1918? |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho, por
investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway
Company Limited, com a idéia de alcançar Conquista
(Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água
Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio
do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendido
até Poiri em 1931. Em 1918 um outro ramal tem iniciada a sua
construção, estendendo-se até Itajuípe,
aonde chegou em 1934. Foram as máximas extensões da
ferrovia, que jamais se comunicou com outras do estado da Bahia ou
com a Bahia-Minas, apesar de diversos projetos nesse sentido que jamais
saíram do papel. Em 1950, os ingleses repassaram a estrada
ao Governo, que mudou o nome para E. F. de Ilhéus. A estrada
jamais chegou a Conquista, pelo que se diz, pelo fato de os ingleses
já estarem satisfeitos com o que arrecadavam somente com a
linha já existente. Em 1963, já estava decadentíssima
a ferrovia, que em 1965 já não mais funcionava. |
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A ESTAÇÃO: A parada
de Banco do Pedro não tem a data de
inauguração conhecida por mim; é possível
que tenha sido aberta com a linha em 1918, quando se iniciaram as
obras do ramal de Itajuípe, que, embora tendo todos
os trens partindo ou baldeando em Rio do Braço, na linha-tronco,
tinham em Banco do Pedro o seu ponto de bifurcação
do outro ramal, o de Poiri. Ou seja, somente ali é que
as linhas dos dois ramais se separavam.
Aliás, é
possível que se separassem no ponto em que aparece na foto
de baixo, aquém do rio, mera suposição para quem,
como eu, não conheci nem o local e muito menos a ferrovia.
A ponte metálica que pode ser vista na foto de baixo é
por onde passava o trem da E. F. Ilhéus e hoje é uma
ponte rodoviária.
A estação e o ramal foram fechados pelo RI-3149 de 27 de maio de 1964.
Veja também
os trens da E. F. de Ilhéus
ACIMA:
mapa do município de Ilhéus em 1958. A estação,
ou parada, do Banco do Pedro aparece junto à bifurcação
da linha de Itajuípe e de Poiri (mapa da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, volume VI, 1958).
ACIMA e ABAIXO: Vistas de diferentes posições, em foto aérea,
o povoado de Banco do Pedro. Sabe Deus, para quem, como eu,
não conhece o local, onde passava a linha e onde estava a parada
(Site www.catucadas.blogspot.com - anos 2000).
(Fontes: Manoel Ursino Tenório de Azevedo
Junior; Cidades do Cacau, CEPLAC, Ilhéus, 1982; Jorge Medauar:
Globo Rural, 12/1989; www.catucadas.blogspot.com)
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Atualização:
09.05.2019
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