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E. F. de Ilhéus
a Conquista (N/D-1950)
E. F. de Ilhéus (1950-N/D) |
PONTO DA BARRA
Município de Ilhéus, BA |
E. F. Ilhéus (ramal de Itajuípe)
- km 46,000 (1960) |
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BA-4788 |
Altitude: 82 m |
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Inauguração:? |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913? |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho, por
investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway
Company Limited, com a idéia de alcançar Conquista
(Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água
Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio
do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendido
até Poiri em 1931. Em 1918 um outro ramal tem iniciada a sua
construção, estendendo-se até Itajuípe,
aonde chegou em 1934. Foram as máximas extensões da
ferrovia, que jamais se comunicou com outras do estado da Bahia ou
com a Bahia-Minas, apesar de diversos projetos nesse sentido que jamais
saíram do papel. Em 1950, os ingleses repassaram a estrada
ao Governo, que mudou o nome para E. F. de Ilhéus. A estrada
jamais chegou a Conquista, pelo que se diz, pelo fato de os ingleses
já estarem satisfeitos com o que arrecadavam somente com a
linha já existente. Em 1963, já estava decadentíssima
a ferrovia, que em 1965 já não mais funcionava. |
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A ESTAÇÃO: Sem outros detalhes, infelizmente
Veja
também os trens da E. F. de Ilhéus
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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A estação de Sequeiro de Espinho, em 2005. Foto
Manoel Ursino
Tenório de Azevedo Junior |
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Atualização:
27.06.2020
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