|
|
...
Poá
Calmon Vianna
Suzano
...
Saída para a variante de Poá:
Aracaré
...
ram. S. Paulo EFCB-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
|
|
|
|
|
E. F. Central do
Brasil (1926-1975)
RFFSA (1975-1994)
CPTM (1994-) |
CALMON
VIANNA
Município de Poá, SP |
Ramal de São Paulo - km
465,240 |
|
SP-0731 |
Altitude: 740 m |
|
Inauguração: 07.02.1926 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos
(2014) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1926 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
|
A ESTAÇÃO: Originalmente
existia no local (km 465) um posto telegráfico, sem data de
abertura conhecida. A 3 de maio de 1924, teria sido aberta em seu
lugar a estação de Calmon Vianna (ver caixa abaixo).
A estação de Calmon Vianna - homenageando Antonio
Calmon Vianna, engenheiro ajudante da 5ª divisão da
Central - foi outra vez inaugurada (oficialmente) em 1926, menos de
um ano depois, para ser o ponto de saída para a variante de Poá
(também chamada de variante de Calmon Vianna), operou por seis
meses e foi fechado, reabrindo somente em julho de 1934.
É hoje uma das estações mais movimentadas das linhas metropolitanas,
tendo duas plataformas e fazendo a baldeação de duas das linhas da
CPTM. O prédio que ela ocupa é o original dos anos 1930. O pátio
foi reformado em março de 2010, com mudanças nas plataformas.
1925
AO LADO: Abertura da estação
em 1925 ou isto não teria acontecido, apesar do anúncio?
(O Estado de S. Paulo, 24/4/1925).
|
|
ACIMA: A inauguração da variante
em 1926 - CLIQUE SOBRE A MANCHETE PARA VER A NOTICIA INTEIRA
(O Estado de S. Paulo, 7/2/1926).
1940
AO LADO: Acidente próximo a Calmon Viana
(O Estado de S. Paulo, 15/2/1940). |
|
1940
AO LADO: Novo desvio formando um triangulo na estação
(O Estado de S. Paulo, 14/4/1940). |
|
1940
AO LADO: Descarrilamento na estação
(O Estado de S. Paulo, 13/8/1940). |
|
ACIMA: Placa (hoje não mais existente)
remanescente dos tempos da Central do Brasil, em 2006 (Foto
Alex Ibrahim).
ACIMA: Pátio da estação
de Calmon Viana em 2007. Fotografia tirada no sentido Mogi
das Cruzes (Foto Ricardo Koracsony). ABAIXO: O pátio
após a reforma de 2010 (Foto Amadeu Miguel Gomes em
11/2010).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Alex Ibrahim; Amadeu Miguel Gomes; Adriano Martins; Ricardo Koracsony;
Carlos Roberto de Almeida; William Gimenez; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
Estação em 1987. Foto cedida por William Gimenez
|
A estação de Calmon Vianna, vista da passarela
de acesso, em 24/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A bela estação em 07/09/2006. Foto Adriano Martins |
A estação em 3/2010. Foto Vagner Costa |
A estação em 11/2010. Foto Amadeu Miguel Gomes |
O pátio novo em 2013. Foto Alex Ibrahim |
|
|
|
|
Atualização:
07.12.2018
|
|