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E. F. do Norte
(1875?-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1992)
CPTM (1992-) |
POÁ
Municípios de Mogi das Cruzes (1875-1948);
Poá (1948-), SP |
Ramal de São Paulo - km
466,438 (1928) |
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SP-2727 |
Altitude: 744 m |
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Inauguração: 06.11.1875? |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2015 |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: O local onde seria aberta a estação de Poá chamava-se, desde priscas eras, Apoá (ver caixas abaixo, de 1877).
Em 1891
foi aberta ali uma estação (ver caixas abaixo, de 1877 e 1891), depois de diversos pedidos da população escassa do local e também a comprovação de que a existência de cargas potencialmente existentes naquela região para transporte ferroviário para a Capital.
O que poderia existir ali antes de 1891? Uma
parada, um estribo simples? Ou nada? A data de 1875 é equivocada?
(ver caixa de 1891, mais abaixo).
Na verdade, a data de 6/11/1875 é a que aparece no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) e no livro de Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação (1928) e é possivelmente não verdadeira, já que nesse dia houve a chamada inaugural da linha apenas, e não há menção a qualquer estação intermediária no percurso São Paulo (Estação do Norte) - Mogi das Cruzes (ver caixas abaixo, de 1875). A própria estação de Mogi apresentava ao passageiro apenas um terreno vazio demarcado ao lado da linha como se fosse a estação (ver caixas abaixo, de 1875). Talvez nem este terreno existisse nas outras quatro supostas estações intermediárias, que, na época, seriam as de Suzano, Poá, São Miguel (Itaquera) e a de Carvalho Araújo (Guaianazes). Fica a dúvida, pois até hoje não achei nada que comprovasse a data que dá como inauguração destas 4 estações a mesma data de abertura que a de Mogi (que comprovadamente existia apenas como um terreno demarcado) e Norte (onde deveria existir uma construção, provisória ou não, já que era o prédio de partida).
Provavelmente nos anos 1920, foi construído
o segundo prédio, que, na verdade, foi uma reforma com ampliação
do prédio da estação original, segundo Mark
Kazumi, morador de Poá.
Existe ainda hoje a casa do chefe da estação, abandonada,
depois de ter sido invadida e até sofrido um pequeno incêndio,
que não chegou a danificá-la muito. Este prédio
fica em frente à estação atual.
Com o tempo, a estação tornou-se estação de trens de
subúrbio, os trens metropolitanos de hoje. Um terceiro prédio
para a estação foi construído em 1984, entregue
no dia 27 de agosto. A estação dos anos 1920 foi demolida.
Em 2015, demoliu-se o quarto prédio e construiu-se um novo.
AO LADO: Discussão sobre a estação de Lageado e outros locais na linha do Norte. Notar que "Apoá" refere-se a (então ainda não existente) estação de Poá. (CLIQUE SOBRE A NOTICIA PARA VÊ-LA INTEIRA) (A Provincia de S. Paulo, 6/1/1877). |
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AO LADO: Sete meses mais tarde e agora discute-se se a estação do Lageado (hoje Guaianazes) deveria ou não ser transferida para o Apoá. Notar que "Apoá" refere-se à (então ainda não existente) estação de Poá. (CLIQUE SOBRE A NOTICIA PARA VÊ-LA INTEIRA) (A Provincia de S. Paulo, 28/08/1877). |
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1891
AO LADO: Inauguração da estação
de Poá. Uma nova estação substituindo
uma anterior ou a data de 1875 está errada? (Correio
Paulistano, 3/3/1891).
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1920
AO LADO: Suicidio na estação de Poá
(O Estado de S. Paulo, 8/3/1920). |
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1931
AO LADO: A estação não tinha eletricidade
pelo menos até 1931 (Folha da Manhã, 5/4/1931)
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1936 - ACIMA: Desastre com morte em Poá - CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VER A REPORTAGEM TODA (Correio de S. Paulo, 16/9/1936).
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1940
AO LADO: Desastre próximo à estação
(O Estado de S. Paulo, 14/2/1940). |
ACIMA: Desastre na estação
de Poá em 1945 foi um dos maiores desastres da Central
em São Paulo (Folha da Manhã, 2/12/1945).
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1961
AO LADO: Críticas à estação
de Poá em 1961 (Folha de S. Paulo, 11/10/1961)
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ACIMA e ABAIXO: Três feridos apenas em um grande
descarrilamento entre as estações de Poá e de
Calmon Viana em 1968 (Diario Popular, 3/4/1968).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Igor Murarin;
Mark Kazumi; Artur Antonio A. Amorim; William Gimenez; Mateus Rodrigues;
Diario Popular, 1968; Correio Paulistano, 1891; Folha da Manhã,
1931 e 1945; Folha de S. Paulo, 1961; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Estação original de Poá, em fins do século
XIX. Foto enviada por Artur Antonio A. Amorim |
Segunda estação de Poá, em 1968. Foto enviada
por Artur Antonio A. Amorim |
A estação, anos 90. Foto cedida por William Gimenez |
A plataforma da estação em 20/10/2007. Foto Mateus
Rodrigues |
A nova estação em 11/2016. Foto Igor Munarin |
A nova estação em 11/2016. Foto Igor Munarin |
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Atualização:
14.06.2021
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