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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Calmon Vianna
Suzano
Jundiapeba
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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Saída para linha cargueira (1971): Rio Grande da Serra
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
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E. F. do Norte (1890-1896)
E. F. Central do Brasil (1896-1975)
RFFSA (1975-1992)
CPTM (1992-)
SUZANO (antiga PIEDADE e GUAYÓ)
Município de Suzano, SP
Ramal de São Paulo - km 462,548   SP-0779
Altitude: 739 m   Inauguração: 06.11.1875
Uso atual: estação da CPTM   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2016
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação teria sido aberta em 1875 (de acordo com o Guia Geral de 1960) pela E. F. do Norte com o nome de Parada da Piedade.

Na verdade, a data de 6/11/1875 é a que aparece no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) e no livro de Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação (1928) e é possivelmente não verdadeira, já que nesse dia houve a chamada inaugural da linha apenas e não há menção a qualquer estação intermediária no percurso São Paulo (Estação do Norte) - Mogi das Cruzes (ver caixas abaixo, de 1875). A própria estação de Mogi apresentava ao passageiro apenas um terreno vazio demarcado ao lado da linha como se fosse a estação (ver caixas abaixo, de 1875). Talvez nem este terreno existisse nas outras quatro supostas estações intermediárias, que, na época, seriam as de Suzano, Poá, São Miguel (Itaquera) e a de Carvalho Araújo (Guaianazes). Fica a dúvida, pois até hoje não achei nada que comprovasse a data que dá como inauguração destas 4 estações a mesma data de abertura que a de Mogi (que comprovadamente existia apenas como um terreno demarcado) e Norte (onde deveria existir uma construção, provisória ou não, já que era o prédio de partida.

Já a EFCB, sucessora da EFN, registrou a inauguração da estação de Suzano somente em 3 de maio de 1890 (ver caixa de 1890, abaixo).

Será que ela e outras estações já existiriam antes de 1890 apenas como um estribo não-oficial? Piedade era uma parada isolada, que existia como ponto estratégico para abastecimento de água e lenha para as locomotivas a vapor. O nome se devia à capela da Piedade, existente no povoado de Baruel (originário do nome da família mais importante do local, descendente de um inglês de sobrenome Barewell), que ficava ao sul da linha, não muito perto desta, mas única referência para o nome da parada. Esta foi o primeiro prédio, ou barraco, ou apenas uma paradinha tipo plataforma-com-cobertura para a estação que viria a ser Guaió em 1890, ver caixa abaixo) e, depois, Suzano.

Alguns afirmam que o local da parada antigamente se chamava Campos da Mirambava. De qualquer forma, em 1879, o português Antonio Marques Figueira estabeleceu-se junto à estação, próxima ao rio Guayó, e passou a ser considerado o fundador da cidade. O povoado ao redor da parada cresce e em 1890, passa a ser chamada de Concórdia. A parada, no entanto, mantinha o nome de Piedade, mesmo com a construção de um prédio de madeira para a agora estação construída nesse ano pela Central. Seis meses depois, em dezembro de 1890 (ver outro anúncio abaixo), o nome foi alterado pera Guayó.

Em 1894, é construído um prédio de alvenaria (que seria o segundo prédio para a estação) "alvenaria de tijolos com área de 58,91 m e plataforma cimentada coberta de zinco", como consta em seu memorial descritivo. Quem conseguiu a construção desta estação maior e melhor foi justamente Joaquim Augusto Suzano Brandão, engenheiro residente da Central em Mogi das Cruzes.

Em dezembro de 1907, houve a solenidade de troca de placas da estação de Guayó para Suzano, homenageando o engenheiro. A cidade, por sua vez, somente adota este nome um ano depois.

Outra estação foi construída, depois da de 1894, em data não conhecida, mas que ficou sendo o terceiro prédio da estação. Há fotos ao pé desta página.

Uma estação mais moderna, construída nos anos 1970, atendeu aos trens da CPTM até 26 de janeiro de 2013, quando foi desativada. Esta foi o quarto prédio para a estação.

No domingo, 27, uma estação provisória, construída próxima à anterior, passou a atender aos trens até que estivesse pronta a nova estação, que seria construída no mesmo da local da que será demolida. Este foi o quinto prédio da estação, que funcionou por cerca de 3 anos.

Em 11 de fevereiro de 2016 esta nova estação foi entregue. Era, pelo menos, o sexto prédio para esta estação.

1890
AO LADO:
Acidente com um cargueiro na estação (O Estado de S. Paulo, 3/5/1890).

ACIMA: Anúncio da inauguração da estação da Piedade em maio de 1890 (Anúncio da época (Cláudio Soares de Sousa/http://historiasdeitaquaquecetuba.blogspot.com.br/).

ACIMA: Anúncio da alteração de nome da estação da Piedade para Guayó em dezembro de 1890 (Anúncio da época (Cláudio Soares de Sousa/http://historiasdeitaquaquecetuba. blogspot.com.br/).
1900
AO LADO:
Os jornais, os Correios e a estação (O Estado de S. Paulo, 2/8/1900 e 2/8/2000).
1920
AO LADO:
Acidente com um cargueiro na estação (O Estado de S. Paulo, 21/8/1920).
1921
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 28/1/1921).
1925
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 14/2/1925).
1927
AO LADO:
Acidente em Suzano (O Estado de S. Paulo, 31/1/1927).

ACIMA: Acidente na estação em 1936 (Correio de São Paulo, 15/1/1936).

ACIMA: Loteamento da Vila Cacique, uisando como referência a estação de Suzano rm 1944 (Diario Popular, 4/3/1944).

ACIMA: O desastre doTrem dos Estudantes próximo à estação de Suzano em 1972 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM TAMANHO MAIOR (O Estado de S. Paulo, 9/6/1972).
ABAIXO: Outra foto do desastre próximo à estação de Suzano em 1972 (O Estado de S. Paulo, 9/6/1972).

ACIMA: Vista da estação de Suzano em 14/7/2011 (Foto Artur F. Silva).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Artur F. Silva; Glauber Guedes; Alberto del Bianco; Artur Azevedo Amorim; Cláudio Soares de Sousa; O Estado de S. Paulo, 1925; Suami P. de Azevedo: Suzano, Estrada Real, Editora Mirambava, 1994; http://historiasdeitaquaquecetuba.blogspot. com.br; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; E. F. Central do Brasil: relatórios anuais, 1920-40; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A segunda estação de Suzano, em 1915. Foto cedida por Artur Azevedo Amorim

A terceira estação, sem data. Talvez anos 1940

A terceira estação, sem data. Talvez anos 1960

A quarta estação de Suzano, sem data. Autor desconhecido

A estação, anos 1970. Foto Alberto del Bianco

A estação, data estimada, anos 1970. FB/Suzano Antigo

Estação de Suzano, em 2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Início das obras da nova estação em 2/2013. Foto Glauber Guedes

Plataformas provisorias em Suzano em 2/2013. Foto Glauber Guedes

A novíssima estação em sua inauguração em 11/2/2016. Foto de publicação de Geraldo Alkmin

A novíssima estação em sua inauguração em 11/2/2016. Foto de publicação de Geraldo Alkmin
 
     
Atualização: 11.07.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.